quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

TRABALHANDO CARNAVAL 2014 NA ESCOLA

Orientação para o professor

O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas.
É a maior festa popular do país. A festa acontece durante quatro dias (que precedem a quarta-feira de cinzas). A quarta de cinzas tem este nome devido à queima dos ramos no Domingo de Ramos do ano anterior, cujas cinzas são usadas para benzer os fiéis no início da quaresma. O Carnaval prepara o início da quaresma, isto é, seu último dia precede a quarta-feira de cinzas (início da Quaresma).

Do 1.º ao 9.º Ano do Ensino Fundamental

INTERDISCIPLINARIDADE

I. PORTUGUÊS: Trabalhar músicas e marchinhas carnavalescas e explore com os alunos os enredos de algumas escolas de samba. Geralmente, eles contam uma história. Ajude os alunos a estabelecer relações com o que é dito na música e a realidade. Se possível, depois dos desfiles, promova um debate com os alunos avaliando se a escola realmente conseguiu contar a história proposta, se foi fiel aos fatos, etc.

II. INGLÊS: Confeccionar um dicionário ilustrado com palavras relacionadas ao carnaval no Brasil e no mundo.

III. MATEMÁTICA: Elaborar tabelas e gráficos de porcentagem de índice de violência, bebida alcoólica e uso de droga.

IV. CIÊNCIAS: Pesquisar sobre DST’s Efeito de bebidas e drogas mais comum neste período.

V. GEOGRAFIA: Como é festejado o carnaval em Recife, Olinda, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo? Que outros Carnavais existem no mundo? Represente em um mapa mundi, identificando cada localidade onde é comemorado o carnaval no Brasil e no mundo.

VI. HISTÓRIA: Conhecer a origem e o desenvolvimento até agora do carnaval no mundo, no Brasil e em seu estado e município.

VII. ARTES: Confeccionar máscaras e fantasias, para ser organizado um concurso para escolher os melhores e decorar a sala de aula e a escola, deixando ela toda em clima carnavalesco.

IX. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Trabalhar sobre o lixo, que é sempre grande neste período de carnaval, explicar a importância da coleta seletiva e reciclagem do lixo.

X. ÉTICA E CIDADANIA: Trabalhar a importância dos valores humanos, lembrando-se dos valores mais importante neste período que são: PAZ, AMOR e RESPEITO.

XI. ENSINO RELIGIOSO: Trabalhar as questões religiosas neste período, como a quarta feira de cinzas, quaresma e Campanha da Fraternidade.

SOCIALIZAÇÃO


Realizar apresentação e exposição de todos os trabalhos feitos pelos alunos e acompanhados pelos professores envolvidos, para toda comunidade escolar, organizar um desfile de blocos carnavalescos com os alunos por sala, finalizando com um baile carnavalesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário