Orientação
para o professor
O Carnaval
é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. O período
do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne
vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do
Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade
brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de
desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade
de Paris foi o
principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se
inspirariam no Carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas.
É a maior
festa popular do país. A festa acontece durante quatro dias (que precedem a quarta-feira de cinzas). A quarta
de cinzas tem este nome devido à queima dos ramos no Domingo de Ramos do ano
anterior, cujas cinzas são usadas para benzer os fiéis no início da quaresma. O Carnaval prepara o
início da quaresma, isto é, seu último dia precede a quarta-feira de cinzas (início da
Quaresma).
Do 1.º ao 9.º Ano do Ensino Fundamental
INTERDISCIPLINARIDADE
I. PORTUGUÊS: Trabalhar músicas e
marchinhas carnavalescas e explore com os alunos
os enredos de algumas escolas de samba. Geralmente, eles contam uma história.
Ajude os alunos a estabelecer relações com o que é dito na música e a realidade.
Se possível, depois dos desfiles, promova um debate com os alunos avaliando se
a escola realmente conseguiu contar a história proposta, se foi fiel aos fatos,
etc.
II.
INGLÊS: Confeccionar um dicionário ilustrado com
palavras relacionadas ao carnaval no Brasil e no mundo.
III.
MATEMÁTICA: Elaborar tabelas e gráficos de porcentagem de índice de
violência, bebida alcoólica e uso de droga.
IV.
CIÊNCIAS: Pesquisar sobre DST’s – Efeito de bebidas e drogas mais comum neste período.
V.
GEOGRAFIA: Como é festejado o carnaval em Recife, Olinda, Bahia, Rio de Janeiro,
São Paulo? Que outros Carnavais existem no mundo? Represente em um mapa mundi,
identificando cada localidade onde é comemorado o carnaval no Brasil e no
mundo.
VI.
HISTÓRIA: Conhecer a origem e o desenvolvimento até
agora do carnaval no mundo, no Brasil e em seu estado e município.
VII.
ARTES: Confeccionar máscaras e
fantasias, para ser organizado um concurso para escolher os melhores e decorar
a sala de aula e a escola, deixando ela toda em clima carnavalesco.
IX.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Trabalhar sobre o lixo, que é
sempre grande neste período de carnaval, explicar a importância da coleta
seletiva e reciclagem do lixo.
X.
ÉTICA E CIDADANIA: Trabalhar a importância dos
valores humanos, lembrando-se dos valores mais importante neste período que
são: PAZ, AMOR e RESPEITO.
XI.
ENSINO RELIGIOSO: Trabalhar as questões religiosas
neste período, como a quarta feira de cinzas, quaresma e Campanha da
Fraternidade.
SOCIALIZAÇÃO
Realizar apresentação e exposição de todos os
trabalhos feitos pelos alunos e acompanhados pelos professores envolvidos, para
toda comunidade escolar, organizar um desfile de blocos carnavalescos com os
alunos por sala, finalizando com um baile carnavalesco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário