sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

TRABALHANDO COM TEXTO – EDUCAÇÃO AMBIENTAL



Por dentro da Lei nº. 12.305/2010
Política Nacional de Resíduos Sólidos

Que envolve as pessoas físicas e jurídicas, de direito público ou privado e a população num dever cívico direto em relação aos resíduos sólidos que geram ou que estão obrigadas a gerir.
A Lei estimula a formação de cooperativas de catadores, de consórcios e de algo com extraordinária importância que é a chamada logística reversa. Seu objetivo é o desenvolvimento, a fabricação e o lançamento no mercado de produtos que, após o consumo, sejam reutilizáveis, recicláveis ou aptos a outra possível destinação ambientalmente adequada e cuja fabricação e uso gerem a menor quantidade de resíduos sólidos possível. Neste cenário, os chamados acordos setoriais e a gestão dos resíduos sólidos são fundamentais.
Há um similar conceito que vem sendo espontaneamente implementado por grandes empresas, por cidades e até mesmo por países inteiros – “berço ao berço”.
A ideia é que os produtos sejam desenvolvidos de modo a não gerar nenhum tipo de resíduo inútil ou prejudicial ao planeta, a partir de um planejamento apropriado que antecede a sua concepção, envolvendo a logística reversa e o uso de energia renovável na produção. Todo o processo é realizado com respeito ao ecossistema e à comunidade local, propondo a formação de uma economia circular, contrapondo- se ao atual modelo industrial linear, de extração, fabricação, consumo e descarte.

      I.            APÓS A LEITURA DO TEXTO RESPONDA:
a)    Quem estão diretamente envolvidos?
b)    O que ela realmente estimula?
c)     Qual o seu principal objetivo?
d)    Porque ela é considerada uma grande ideia?
e)    Como ocorre esse processo?
f)      E você, o que acha dessa lei, ela é positiva ou negativa? Justifique a sua resposta!

   II.            ENTREVISTA
a)    Vá até a Secretaria de Meio ambiente de seu município e faça uma entrevista com o (a) secretário (a) ou o representante legal e faça uma entrevista sobre essa lei que você acabou de conhecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário