domingo, 19 de janeiro de 2014

DICAS DE COMO ELABORAR UM PLANO DE AULA

1º Passo: Definir o tema.
O ponto de partida é o tema da aula. A escolha do tema de aula terá de ser de acordo com o conteúdo dos planos de unidade didática das turmas.

2º Passo: Definir o objetivo.
Definir as competências a serem desenvolvidas nos alunos como, por exemplo, a compreensão e expressão orais, a leitura, a expressão escrita, o conhecimento explícito, as competências gerais e transversais.

3º Passo: Pesquisar textos e material.
A ideia para uma aula, sobretudo de língua estrangeira, poderá surgir através de uma música ouvida no rádio, de uma frase ouvida numa propaganda, cena de um filme ou de uma palavra encontrada em uma revista folheada ao acaso. Recomenda-se que o professor estagiário, na medida do possível, construa o seu próprio material de pesquisa, com recortes de jornais e revistas, livros, vídeos e outros.

4º Passo: Criar uma estratégia que conduza ao objetivo definido.
A definição da estratégia está relacionada com a idade e com o desenvolvimento psicossocial dos alunos. Há que ter em conta a maneira como os alunos poderão interpretar o tema, o modo como o tema os poderá afetar e o tipo de atividade que lhes poderá interessar.

o   MOTIVAÇÃO
Todas as atividades precisam de uma motivação. Motivar é criar interesse pelo tema e vontade de saber mais sobre ele. É necessário que haja motivação desde o início até ao fim da aula. Quando nos apercebemos que o ritmo da aula já se alterou e que o interesse dos pelos alunos pela mesma está a desvanecer-se, urge encontrar nova motivação que os incentive a ter novo interesse pela aula e gosto pela matéria lecionada.
A motivação pode estar ligada à percepção da utilidade do assunto, à possibilidade de aplicação prática na vida, ao reconhecimento dos resultados e ao interesse real e envolvimento emocional do professor estagiário. O reforço positivo de comportamentos dos alunos é, também, altamente motivador.

o   DESENVOLVIMENTO
Através de uma dinâmica de grupo, entre outras hipóteses, estabelecer um diálogo e discutir sobre as questões relacionadas com o texto.

o   ATIVIDADES FINAIS
Propor, entre outras hipóteses, uma atividade recreativa, de preferência interativa, como a criação de frases, textos, exercícios de compreensão onde os alunos possam, de alguma forma, aplicar os seus conhecimentos, recapitular os conteúdos apreendidos e, finalmente, sintetizar o que foi concluído em relação à matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário