Presente
em todas as Unidades Escolares da Rede Federal, Estadual, Municipal e
Privada de Ensino, o Laboratório de Informática Educativa deve, face ao seu
caráter educacional, servir como fonte de conhecimento, estabelecendo relações
entre os diversos eixos da Matriz Curricular da Educação Infantil ao 9.º Ano do
Ensino Fundamental e promovendo a interdisciplinaridade.
Assim,
estruturado em um ambiente de busca de conhecimento, tem como objetivo
encorajar o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação, as TICs (PCs,
Periféricos e Acessórios, Softwares, Lousas Digitais e Internet),
possibilitando a criação de novos relacionamentos nas escolas, instigando a
aprendizagem e levando informações atuais e seguras a todos os que participam
da vida escolar, colocando o “Mundo” como espaço de aprendizagem.
Os
professores, subsidiado pelo Coordenador Pedagógico, deve criar situações
educacionais em que o aluno possa explorar conteúdos significativos, por meio
de recursos tecnológicos, possibilitando diferentes formas de abordagem do
conhecimento e diferentes suportes de investigação de temas específicos,
garantindo um trabalho integrado com as atividades desenvolvidas em sala de
aula.
Desse
modo, os Técnicos dos laboratórios, responsáveis pelos laboratórios nas
Unidades Escolares, devem participar da elaboração do projeto pedagógico da
escola, divulgando as possibilidades existentes, propondo atividades / projetos
integrados aos conteúdos dos vários anos e das diferentes disciplinas, organizando
mostras, palestras, oficinas, eventos e feiras de Informática Educativa na
Unidade Escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário