Para Moretto (2007), planejar é
organizar ações. Essa é uma definição simples mas que mostra uma dimensão da
importância do ato de planejar, uma vez que o planejamento deve existir para
facilitar o trabalho tanto do professor como do aluno. O planejamento deve ser
uma organização das ideias e informações.
Gandin (2008, p.01) sugere que se pense
no planejamento como uma ferramenta para dar eficiência à ação humana, ou seja,
deve ser utilizado para a organização na tomada de decisões e para melhor
entender isto precisa-se compreender alguns conceitos, tais como: planejar,
planejamento e planos que segundo Menegolla & Sant’Anna (2001, p.38) “são
palavras sofisticadamente pedagógicas e que “rolam” de boca em boca, no
dia-a-dia da vida escolar.” Porém, para Padilha (2003, p. 29), estes termos têm
sido compreendidos de muitas maneiras. Dentre elas destaca-se:
Planejamento:
É um instrumento direcional de todo o processo educacional,
pois estabelece e determina as grandes urgências, indica as prioridades
básicas, ordena e determina todos os recursos e meios necessários para a
consecução de grandes finalidades, metas e objetivos da educação.
Plano
Nacional de Educação:
Nele se reflete a política educacional de um povo, num
determinado momento histórico do país. É o de maior abrangência porque
interfere nos planejamentos feitos no nível nacional, estadual e municipal.
Plano de
Curso:
O plano de curso é a sistematização da proposta geral de
trabalho do professor naquela determinada disciplina ou área de estudo, numa
dada realidade. Pode ser anual ou semestral, dependendo da modalidade em que a
disciplina é oferecida.
Plano de
Aula:
É a sequência de tudo o que vai ser desenvolvido em um dia
letivo. (...) É a sistematização de todas as atividades que se desenvolvem no
período de tempo em que o professor e o aluno interagem, numa dinâmica de
ensino-aprendizagem.
Plano de
Ensino:
É a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente
para um ano ou um semestre; é um documento mais elaborado, no qual aparecem
objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológico.
Projeto
Político Pedagógico:
É o planejamento geral que envolve o processo de reflexão,
de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da
instituição. É um processo de organização e coordenação da ação dos
professores. Ele articula a atividade escolar e o contexto social da escola. É
o planejamento que define os fins do trabalho pedagógico.
Os conceitos apresentados têm por objetivo mostrar para o
professor a importância, a funcionalidade e principalmente a relação íntima
existente entre essas tipologias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário