domingo, 29 de julho de 2012

A SALA DE AULA COMO ESPAÇO DE VIVÊNCIA E APRENDIZAGEM


A sala de aula é o espaço de encontro entre alunos, professor e conhecimento.

Nela, vínculos de amizade, cooperação e confiança se constroem e se consolidam, animando o processo de ensinar e aprender.

Vista dessa forma, a sala de aula é pulsante, viva e dinâmica. As vozes de cada aluno e do professor podem ser ouvidas, ampliadas e aprimoradas, através da interação entre eles e deles com o conhecimento.

Vamos refletir sobre a sala de aula como espaço de vivência, experimentação e construção. Para isso, nos reportaremos aos protagonistas, que atuam como parceiros nesse espaço e vamos pensar sobre estratégias de organização da aula, em classes, que favoreçam a relação entre alunos, professores e conhecimento.

A pergunta: Você já aprendeu algo com seu aluno? Feita a um grupo de professores, teve entre outras as seguintes respostas:

·         “Aprendi que falo muito rápido e que isso dificulta me compreender.”
·         “Aprendi muitas coisas sobre a vida nas pequenas cidades, principalmente no norte e nordeste do Brasil. Muitos dos meus alunos vieram de lá.”
·        “Aprendi a calcular mentalmente. E não foi fácil aprender!”
·        “Aprendi muitas coisas, mas a mais importante foi aprender a ter fé na vida e lutar sem perder a esperança.”
·         “Aprendi a não faltar à aula desde o dia em que uma aluna me disse: Hoje estou morta de cansaço, fiz duas faxinas, acordei muito cedo para marcar consulta no posto de saúde. Pensei muito em faltar. Mas, quando me lembrei de que você ia estar me esperando, arranjei coragem e vim.”
·         “Aprendi a alfabetizar. Antes só imaginava, agora sei de fato.”
·         “Aprendi que precisava estudar mais porque descobri que é preciso ter segurança no que vai ensinar.”

Um comentário: