“Educadores e grupos populares descobriram que a
Educação Popular é sobretudo o processo permanente de refletir a militância:
refletir, portanto, a sua capacidade de mobilizar na direção de objetivos
próprios. A prática educativa, reconhecendo-se como prática política, recusa a
deixar-se aprisionar na estreiteza burocrática de procedimentos escolarizantes.
Lidando com o processo de conhecer, a prática educativa é tão interessada em
Possibilitar o ensino de conteúdos às pessoas quanto em sua compreensão do mundo.
Dessa forma são tão importantes para a formação certos conteúdos que o educador
lhes deve ensinar,quanto a análise que façam de sua realidade concreta.”
Paulo Freire
Na década de 1940, quando começaram as primeiras iniciativas
governamentais para lidar com o analfabetismo entre adultos, entendia-se que o
seu fim seria fundamental para o crescimento econômico do país. O analfabetismo
era visto como um mal social e o analfabeto como um sujeito incapaz.
A década de 1950, por sua vez, viu no adulto analfabeto um
eleitor em potencial, uma vez que, nessa época, analfabeto não votava. Era a
crença na participação de todos - como eleitores - para o desenvolvimento
do país.
No começo da década de 1960 a alfabetização juntou-se aos
movimentos estudantis e sindicais e a questão do analfabetismo passou a ser
vista como conseqüência direta da pobreza e de uma política de manutenção de
desigualdades.
Foi nesse contexto que as idéias de Paulo Freire ganharam
dimensão nacional. Sua proposta inovadora, pregava a necessidade de uma
alfabetização voltada para a libertação, para a conscientização dos homens e mulheres
como sujeitos capazes de transformar a realidade social. A educação passou a
ser entendida com um ato político.
Para você
refletir:
·
Os conteúdos que você elege
para trabalhar com seus alunos correspondem as necessidades reais deles?
·
Que participação têm seus
alunos no planejamento que você faz para o trabalho com eles?
·
O que seus alunos aprendem, de
alguma maneira, transforma seu modo de ver e atuar na comunidade que vivem?
Uma boa forma de iniciar um novo conteúdo é sondando
o que já é conhecido sobre ele.
O nosso novo assunto será:
O que já sabe sobre o assunto:
Que perguntas você tem e gostaria que fossem respondidas durante
o estudo:
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