PROJETO Formando cidadão
para o trânsito
Publico alvo: Da Educação Infantil ao 9.º ano
JUSTIFICATIVA
Este projeto tem como meta desenvolver um trabalho preventivo
sobre o trânsito, compreendendo sua utilidade, funcionamento e importância na
coletividade, levando ao entendimento dos alunos a importância e a relevante
prática que se faz necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que
fazem parte do trânsito, bem como a devida e indispensável atenção e respeito,
para que haja a harmonia tão almejada, os bons hábitos e as atitudes adequadas.
Sensibilizando os alunos a praticar atitudes de respeito às normas de trânsito
e de rejeição às ações que desrespeitam essas leis e colocam em risco a vida
das pessoas.
OBJETIVOS
• Considerar as capacidades afetiva, emocional, social e
cognitiva de cada criança, garantindo um ambiente saudável e prazeroso à
prática de experiências educativas relacionadas ao trânsito.
• Favorecer o desenvolvimento de posturas e atitudes que
visem à segurança individual e coletiva para a construção de um espaço público
democrático e equitativo.
• Respeitar as diversidades culturais, os diferentes espaços
geográficos e as relações interpessoais que neles ocorrem.
• Desenvolver discussões que favoreçam a exposição de
pensamentos, sentimentos, ideias e emoções dos alunos, além de suas experiências
em relação ao trânsito.
• Proporcionar o acesso a recursos diversificados que
estimulem a atividade de pesquisa.
• Utilizar diferentes linguagens (artística, corporal, oral
e escrita) e brincadeiras para desenvolver atividades relacionadas ao trânsito.
• Envolver a família e a comunidade nas ações educativas de
trânsito.
• Realizar atividades que propiciem a locomoção dos alunos e
experimentação às condições diversas no trânsito.
• Saber reconhecer e interpretar as principais formas de
sinalização no trânsito.
• Trabalhar as virtudes importantes na vida em sociedade,
tais como: paciência, tolerância, responsabilidade, coleguismo, humildade etc.
DESENVOLVIMENTO
O projeto: “Formando cidadão para o trânsito” trata da inclusão
desse tema nas práticas educativas da escola, servindo como um canal de
informações e formação para as nossas crianças e adolescentes.
Durante o desenvolvimento do projeto serão
utilizados os seguintes recursos:
• Textos informativos
• Rodas de conversas
• Pesquisas
• Recortes e colagens
• Produção de texto
• Desenhos e pinturas
• Músicas
. Dramatização
• Simulação do trânsito
• Confecção do semáforo
• Lembretes informativos
• Placas e sinais de trânsito
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, obedecendo aos
seguintes critérios:
•
Participação
•
Desenvolvimento das atividades
•
Interesse
•
Criatividade
•
Desempenho
Nenhum comentário:
Postar um comentário