sábado, 14 de julho de 2012

LONDRES – SUA GEOGRAFIA




Extensão e demografia
Com a industrialização em marcha, a população de Londres cresceu rapidamente através do século XIX e começos do século XX, e chegou a ser a cidade mais povoada no mundo até ser ultrapassada por Nova Iorque em 1925. Sua taxa máxima de povoação medida através do censo foi em 1939, Londres era uma cidade pequena que compreendia o que hoje se denomina City de Londres ou, mais especificamente, a "city".
Com uma superfície total de 1579 km² e com 33 distritos (incluindo a City), a Londres atual, ou Grande Londres, conta com 7 517 700 habitantes (2005), que fazem desta uma das cidades europeias mais povoadas,
Clima
clima de Londres é temperado oceânico, com verões raramente quentes (temperatura média de julho: 18 °C), assim como também raramente se vê um inverno muito rigoroso (temperatura média de janeiro: 4 °C). No verão, as temperaturas raramente ascendem a 30 °C, ainda que as altas temperaturas tenham sido recorrentes.
Etnias
§  71,15% etnia branca (59,79% de origem britânica, 3,07% de origem irlandesa e 8,29% outras origens como polonesa, grega, italiana e francesa)
§  12,09% de etnia asiática (India, Paquistão, Bangladesh na sua maioria)
§  10,91% de etnia negra (7% negros-africanos, 4,79% negros-caribenhos e 0,84% de outra origem)
§  3,15% de raça mista
§  1,12% de origem chinesa
§  1,58% de outras origens(principalmente Filipinas, Japão, Vietnã)
§  2,18% dos habitantes de Londres são nascidos fora da União Europeia
Religiões
A maioria predominante pertence ao cristianismo, assinalados em 58% da população. Os cristãos são seguidos pelos sem religião (15%), muçulmanos(8,5%), hindus (4,1%), judeus (2,1%), sikhs (1,5%), budistas (0,8%) e pagãos (0,3%).
A cidade de Londres tem sido dominada pelo Cristianismo há séculos, e por isso possui um número considerável de templos. As igrejas mais conhecidas são a Abadia de Westminster e a Catedral de São Paulo. Os cristãos dividem a cidade com mais seis religiões diferentes. Os muçulmanos se concentram principalmente em Tower Hamlets.
Política
A administração de Londres é dividida em dois níveis. Um chamado de "Autoridade para a Grande Londres" e outra composta pelos 33 distritos (ou bairros). A Greater London Authority (GLA) é responsável pelo desenvolvimento da cidade, pelos serviços policiais, serviços de transporte, da luta contra incêndios e desenvolvimento económico. É composta pelo prefeito e assembleia de Londres. Os 33 distritos são compostos por 32 "boroughs" (também chamado de "councils") e mais a City. Eles são responsáveis por serviços sociais, escolares entre outros. A City tem sua própria força policial, a City of London Police independente do resto da força policial da cidade.
A GLA fica a cargo do prefeito. O atual prefeito de Londres é Boris Johnson, também jornalista, do Partido Conservador (eleito em 2008). Londres também é a capital administrativa do Reino Unido. Sua sede fica no Palácio de Westminster.

Nenhum comentário:

Postar um comentário