domingo, 29 de abril de 2012

FRASES FAMOSAS



A ARTE É UMA MENTIRA QUE REVELA UMA VERDADE

Frase atribuída a Pablo Ruiz Blasco Picasso (1881- 1973), célebre pintor e escultor espanhol. Foi um dos mais talentosos artistas de sua época, com uma obra marcada por fases bem distintas: a época azul, o cubismo, o surrealismo, a arte abstrata e o expressionismo. Picasso influenciou consideravelmente a arte moderna. Algumas de suas obras são verdadeiros emblemas de nosso século, como o famoso quadro Guernica. Embora haja controvérsias nas interpretações, os críticos viram no famoso quadro sua inconformidade diante da destruição da cidade de mesmo nome, em 1937, pela aviação alemã, que apoiava as tropas do general Francisco Franco (1892-1975) durante a Guerra Civil Espanhola.

sábado, 28 de abril de 2012

PARA REFLETIR



O MÁGICO E O CAMUNDONGO

Diz uma antiga fábula que um camundongo vivia angustiado com medo  do gato.

           Um mágico teve pena dele e o transformou em gato.
 
Mas aí ele  ficou com medo de cão, por isso o mágico o transformou em pantera.

Então ele começou a temer os caçadores.

A essa altura o mágico desistiu. 
Transformou-o em camundongo
novamente e disse:

  - Nada que eu faça por você vai ajudá-lo, porque você tem apenas a coragem de um camundongo. É preciso coragem para romper com o projeto que nos é imposto.
         
 Mas saiba que coragem não é a ausência do medo; é sim, a capacidade de avançar, apesar do medo; caminhar para frente e enfrentar as adversidades, vencendo os medos...

 É isto que devemos fazer.


 Não podemos nos derrotar, nos entregar por causa dos medos.
Assim, jamais chegaremos aos lugares que tanto almejamos em nossas vidas...



sexta-feira, 27 de abril de 2012

1.º MAIO DIA DO TRABALHADOR


Dia do Trabalhador ou Dia Internacional dos Trabalhadores é celebrado anualmente no dia 1º de Maio em numerosos países do mundo, sendo feriado no Brasil, e em outros países.
Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América.
Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigneconvocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
Em 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússiaadota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países.
Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.
Alguns países celebram o Dia do Trabalhador em datas diferentes de 1 de Maio:
§  Na AustráliaCanberraNova Gales do SulSydney e na Austrália Meridional esta data de celebração varia de acordo com a região.
§  Estados Unidos da América e Canadá: Celebram o Labour Day na primeira segunda-feira de Setembro.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

FRASES FAMOSAS



SONHAR COM OS PÉS NO CHÃO

Essa frase está registrada no livro biográfico Oficina de Sonhos. Escrito por lgnácio de Loyola Brandão, retrata a vida do empresário e industrial Américo Emílio Romi (l896-1959), idealizado da Romiseta. Primeiro carro nacional, começou a circular no Brasil em 1956, tendo sido, cinco anos depois, desativada sua produção. Esse paulista, que fabricou também outros produtos, como o trator Toro, é um bom exemplo de imigrante ou de seus descendentes que apostaram na possibilidade de sonhar, sobretudo no Brasil, desde que com os pés no chão.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

DIA DA EDUCAÇÃO



dia   No dia 28 de abril, comemora-se o Dia Nacional da Educação. Para o pedagogo Júlio Cézar Furtado, doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Habana (CUBA), a data deveria servir de base para as comemorações em todo o país: “Infelizmente, uma tentativa, que não traduz uma verdadeira mobilização social. É um dia em que se tenta sensibilizar a sociedade para a questão da educação e deveria ser assumido pelos educadores. É um dia, teoricamente, dedicado à reflexão dos educadores e das famílias, para conscientizar sobre a necessidade de se ter uma educação de qualidade e, sobretudo, deixar claro o que é uma educação de qualidade.

         Valorizar o trabalho dos professores de norte a sul e fundamental para o sucesso da educação, mas também é preciso focar o olhar dos propositores da política para melhora do trabalho dos professores, é necessário que aja uma mudança de política e do papel da educação dentro das escolas. 

     Esta data poderia representar um marco para a conscientização da importância do papel do educador na formação de uma criança ou de um jovem. Esta conscientização tem que ser de pais, professores, psicólogos, médicos, todos.

        E sempre sonhamos que os efeitos sejam mais práticos que apenas a lembrança do dia especial, para isso discutir o conceito de qualidade em Educação e informar a população em geral sobre seus direitos e deveres são ações que devem ser cada vez mais incentivadas nessa data. 


quarta-feira, 25 de abril de 2012

Meio ambiente x consumo



Antes de suas compras, faça a seguinte pergunta: necessito, mesmo, desse produto ou serviço? Ele é econômico? Não poluente? É reciclável? Seus ingredientes ou componentes são obtidos respeitando-se a preservação do meio ambiente e da saúde humana? Ele é seguro? A empresa respeita os direitos dos trabalhadores? A empresa respeita os direitos do consumidor?

Agora, vamos ao teste! Você é um consumidor responsável?

Á gua
Segundo o relatório das Nações Unidas, o suprimento de água vai diminuir um terço em 20 anos, devido ao aumento da população, à poluição e às mudanças climáticas. A falta de vontade política em colocar em prática medidas mais eficazes e a ignorância da população, em relação à dimensão da crise, só tornam o cenário mais dramático.
Na sua casa:
(  ) A - Você não desliga a torneira enquanto ensaboa a louça ou escova os dentes.
(  ) B - Quando se lembra da importância de se economizar a água, mantém a torneira fechada enquanto ensaboa a louça ou escova os dentes.
(  ) C - Sempre mantém a torneira fechada enquanto ensaboa a louça ou escova os dentes.
Quanto tempo o chuveiro fica aberto enquanto você toma banho:
(  ) A - 15 minutos ou mais.
(  ) B - Entre 5 e 10 minutos.
(  ) C - Não mais que 5 minutos.
 Na sua casa:
(  ) A - A calçada é lavada com a mangueira normal.
(  ) B - A calçada é lavada com lavadores de alta pressão ou balde.
(  ) C - A calçada é varrida com vassoura e, quando lavada, é utilizada a água reaproveitada da máquina de lavar roupa.

Alimentos
Na sua casa:
(  ) A - Muita comida é jogada fora, pois apodrece antes de ser consumida. Cascas e talos vão todos para o lixo.
(  ) B - Você já conseguiu reduzir a quantidade de comida que vai pro lixo, planejando melhor as compras. Mas ainda joga coisa fora, pois compra coisas por impulso.
(  ) C - Comida não se joga fora. Você compra frutas, verduras e legumes a granel e apenas aquilo que vai ser utilizado. Usa receitas que aproveitam cascas e talos.

Lixo e reciclagem
Na sua casa:
(  ) A - Você não separa o lixo.
(  ) B - Você separa os materiais recicláveis, encaminhando-os para a reciclagem, mas não lava as embalagens sujas ou joga as embalagens sujas no lixo comum.
(  ) C - Você separa todos os materiais recicláveis, dando uma lavada (com a água que você lava a louça) nas embalagens recicláveis que estão sujas e encaminhando o material separado para os projetos de coleta seletiva ou doando para catadores.

Na hora de comprar
(  ) A - Você escolhe os produtos, independentemente se eles têm embalagens desnecessárias ou se elas são recicláveis ou não.
(  ) B - Você evita produtos com embalagens desnecessárias e dá preferência a produtos cujas embalagens sejam recicláveis.
(  ) C - Você evita produtos com embalagens desnecessárias e dá preferência a produtos cujas embalagens são recicláveis. E ainda liga para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) das empresas questionando o que fazer com as embalagens que não são recicláveis ou que são recicláveis, mas não são aceitas pelos catadores ou pelos programas de reciclagem.


Para saber que tipo de consumidor você é, some as respostas de cada letra (A, B e C):

Maioria de respostas "C": Parabéns! Você é um consumidor cidadão! Continue assim! Procure sempre melhorar os seus hábitos de consumo e ajude a conscientizar aqueles que estão a sua volta: amigos, parentes, colegas de trabalho.
Maioria de respostas "B": Você parece ser um consumidor consciente, mas ainda pode melhorar bastante. Não basta ser consciente. É preciso mudar, de fato, os hábitos de consumo. Você está no caminho certo! Apenas, acelere o passo.
Maioria de respostas "A": Você é definitivamente um consumidor alienado. Mas, calma! Nunca é tarde para mudar. Reflita sobre os impactos sociais e ambientais dos seus hábitos de consumo e comece a mudar já

terça-feira, 24 de abril de 2012

Olimpíadas 2012 em Londres


MODALIDADES ESPORTIVAS
handebol 

        Do inglês handbal é uma modalidade desportiva criada pelo alemão Karl Schelenz, em 1919 — embora se baseasse em outros desportos praticados desde fins do século XIX, na Europa setentrional e no Uruguai. O jogo inicialmente era praticado na relva em um campo similar ao do futebol com dimensões entre 90m a 110m de comprimento e entre 55m a 65m de largura, a área de baliza (gol em português do Brasil) com raio de 13m, a baliza com 7,32 m de largura por 2,44 m de altura (a mesma usada no futebol), e era disputado por duas equipas de onze jogadores cada, sendo a bola semelhante à usada na versão de sete jogadores. Hoje em dia a maioria dos jogadores pratica apenas o handebol de sete.
        Atribui-se a invenção do handebol ao professor Karl Schelenz, da Escola Normal de Educação Física de Berlim, durante a Primeira Guerra Mundial. No início, o handebol era praticado apenas por moças e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores de Berlim. Os campos tinham 40 x 20 m, e eram ao ar livre. Pouco depois, em campos de dimensões maiores, o desporto passou a ser praticado por homens e logo se espalhou por toda a Europa.
        Em 1927, foi criada a Federação Internacional de Handebol Amador (FIHA), porém, em 1946, durante o congresso de Copenhaga, os suecosoficializaram o seu handebol de salão para apenas 7 jogadores por equipe, passando a FIHA a denominar-se Federação Internacional de Handebol (FIH), e o jogo de 11 jogadores passou para segundo plano.
        Em 1933 foi criada a federação alemã que, três anos depois, introduzia o andebol nos Jogos Olímpicos de Berlim. Em 1954, a FIH contava com 25 nações. No dia 26 de fevereiro de 1940, foi fundada, em São Paulo, a Federação Paulista de Handebol, mas o desporto já era praticado no Brasil desde 1930. Até 1950, a sede da FIH era na Suécia. Transferiu-se no ano seguinte para a Suíça.
        A primeira vez que o handebol foi disputado em Jogos Olímpicos foi em 1936, depois foi retirado e voltou em 1972, já na sua nova versão (de 7 jogadores) e em 1976 o handebol feminino também passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos

FRASES FAMOSAS



TER CARRADAS DE RAZÃO

Quando consideramos nossos argumentos mais que suficientes, usamos essa expressão para reiterar que estamos certos. A origem dessa frase vincula-se ao carro de bois como meio de transporte, usado em Portugal e no Brasil nos tempos em que predominava a economia agropecuária. O carro servia também como medida de capacidade: carro de lenha, carro de milho. O naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire (l779- 1853), que tanto se ocupou do Brasil, colheu a expressão e a registrou no livro Viagens pelo Distrito dos Diamantes e Litoral do Brasil.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

O QUE É


Rio+20 — abreviação para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada no Rio de Janeiro, Brasil, em junho de 2012 – é uma oportunidade histórica para definir os caminhos para um mundo mais seguro, igualitário, limpo, verde e próspero para todos. Vinte anos após a Cúpula da Terra de 1992, no Rio, onde os países adotaram a Agenda 21 – um plano para repensar o crescimento econômico, avançar na igualdade social e assegurar a proteção ambiental – a ONU está novamente reunindo governos, instituições internacionais e major groups1 para acordar uma série de medidas inteligentes que possam reduzir a pobreza e, ao mesmo tempo, promover o trabalho decente, energia limpa e o uso mais justo e sustentável dos recursos. A Rio+20 é a oportunidade de modificar o paradigma financeiro tradicional e agir para acabar com a pobreza, lidar com a destruição do meio ambiente e construir uma ponte para o futuro.

Desenvolvimento sustentável é “o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades.”
Comissão Brundtland (1987)

 A Agenda 21 define nove major groups: mulheres; crianças e jovens; povos indígenas; ONGs; autoridades locais; trabalhadores e sindicatos; empresários e industriais; a comunidade técnica e científica e agricultores.

Por que precisamos da Rio+20?

O mundo tem hoje 7 bilhões de pessoas — em 2050 serão 9 bilhões.
Uma em cada cinco pessoas — 1,4 bilhão — atualmente vive com 1,25 dólar por dia, ou menos.
Um bilhão e meio de pessoas no mundo não têm acesso à eletricidade. Dois bilhões e meio de pessoas não têm banheiro. E quase um bilhão passa fome todos os dias.
A emissão de gases de efeito estufa continua aumentando e mais de um terço de todas as espécies conhecidas pode ser extinta se as mudanças climáticas continuarem no ritmo atual.
Se quisermos deixar um mundo habitável para nossas crianças e para nossos netos, os desafios da pobreza generalizada e da destruição ambiental devem ser enfrentados agora.
Vamos arcar com custos maiores no futuro — incluindo mais pobreza, instabilidade e um planeta degradado — se falharmos em tratar de maneira adequada estes desafios críticos agora.
A Rio+20 oferece uma oportunidade para pensar globalmente, para que possamos agir localmente para um futuro comum seguro.

“O desenvolvimento sustentável não é uma opção! É o único caminho que permite a toda a humanidade compartilhar uma vida decente neste único planeta. A Rio+20 dá à nossa geração a oportunidade para escolher este caminho.”
Sha Zukang,
Secretário-Geral da Conferência Rio+20

Quais questões a Rio+20 vai abordar?

Soluções para muitos problemas do desenvolvimento sustentável — incluindo desafios relacionados a cidades, energia, água, alimento e ecossistemas — são conhecidas.

Na Rio+20, países vão buscar caminhos para torná-las realidade a:
Fazer a transição para economias mais verdes e ao mesmo tempo focar na erradicação da pobreza.
Proteger nossos oceanos da sobrepesca, da destruição dos ecossistemas marinhos e dos efeitos adversos das mudanças climáticas.
Tornar nossas cidades mais habitáveis e mais eficientes.
Ampliar o uso dos recursos de energias renováveis que possam de fato diminuir as emissões de carbono, bem como a poluição interior e exterior, promovendo o crescimento
econômico.
Gerenciar as florestas de uma maneira melhor para fornecer uma ampla série de benefícios. Reduzir o desmatamento pela metade até 2030 pode evitar um prejuízo de 3,7 trilhões de dólares em danos causados por emissões de gases de efeito estufa – isto sem contar o valor do trabalho e renda, a biodiversidade, a água limpa e os medicamentos provenientes das florestas.
Melhorar a maneira como conservamos e administramos nossos recursos hídricos, para promover o desenvolvimento e a proteção contra a desertificação.
Foto:

domingo, 22 de abril de 2012

FRASES FAMOSAS



O SUCESSO É DOCE

Com freqüência, ouvimos ou lemos sobre o gosto amargo da derrota. Mas se a derrota é amarga, o sucesso é doce. O povo consagrou esta frase para celebrar o êxito, aludindo a ao gosto agradável das vitórias. Tal como aconteceu com outros ditos populares, este também pode ter inspirado a escritora norte-americana Emily Dickinson (1830-1886) a fazer estes versos: "o sucesso é muito mais doce para quem não o pode alcançar". Ela soube ir além do provérbio, levando-nos a reflexão mais profunda, pois o sucesso não pode ser fim; deve ser sempre recomeço. Autora de sucesso, sempre evitou a vida social. Era de poucos amigos, adorava a solidão, um dos grandes temas de sua poesia.

Olimpíadas 2012 em Londres


MODALIDADES ESPORTIVAS

BASQUETEBOL


basquetebol (basquete ou básquete ) ou bola ao cesto é um desporto colectivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith, na Associação Cristã de Moços de Springfield (Massachusetts)EUA. É jogado por duas equipes de 5 jogadores, que têm por objetivo passar a bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades da quadra, seja num ginásio ou ao ar livre.
Os aros que formam os cestos são colocados a uma altura de 3 metros e 5 centímetros. Os jogadores podem caminhar no campo desde que driblem (batam a bola contra o chão) a cada passo dado. Também é possível executar um passe, ou seja, atirar a bola em direção a um companheiro de equipe.
O basquetebol é um desporto olímpico desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em Berlim.
O nome vem do inglês basketball, que significa literalmente "bola na cesta". É um dos desportos mais populares do mundo.
Em Dezembro de 1891, o professor de educação física canadense James Naismith, do Springfield College (então denominada Associação Cristã de Moços), em MassachusettsEstados Unidos, recebeu uma tarefa de seu diretor: criar um esporte que os alunos pudessem praticar em um local fechado, pois o inverno costumava ser muito rigoroso, o que impedia a prática do Beisebol e do Futebol Americano.
James Naismith logo descartou um jogo que utilizasse os pés ou com muito contato físico, pois poderiam se tornar muito violentos devido às características de um ginásio, local fechado e com piso de madeira.
Logo escreveu as treze regras básicas do jogo e pendurou um cesto de pêssegos a uma altura que julgou adequada: 10 pés, equivalente a 3,05 metros, altura que se mantém até hoje; já a quadra possuía, aproximadamente, metade do tamanho da atual.
O primeiro jogo de Basquetebol foi disputado em 20 de Janeiro de 1892, com nove jogadores em cada equipe e utilizando-se uma bola de futebol, sendo visto apenas por funcionários da ACM. Cerca de duzentas pessoas viram o jogo, que terminou com o placar de 1 a 0, sendo a cesta feita de uma distância de 7,6 metros. Equipes de cinco pessoas passaram a ser o padrão por volta de 1897-1898.
O basquete feminino iniciou em 1892 quando a professora de educação física do Smith College, Senda Berenson, adaptou as regras criadas por James Naismith. A primeira partida aconteceu em 4 de Abril de 1896. A Universidade de Stanford venceu a Universidade da Califórnia.
A prática do basquete no Brasil começou quando o norte-americano Augusto Shaw introduziu o esporte na Associação Atlética Mackenzie de São Paulo, em 1896. No Rio de Janeiro, teriam acontecido, em 1912, os primeiros jogos de basquete, na rua da Quitanda, com o América Football Club tendo sido o primeiro clube carioca a introduzir o esporte nesta cidade, incentivado por Henry J. Sims, diretor da Associação Cristã de Moços.