quarta-feira, 25 de abril de 2012

Meio ambiente x consumo



Antes de suas compras, faça a seguinte pergunta: necessito, mesmo, desse produto ou serviço? Ele é econômico? Não poluente? É reciclável? Seus ingredientes ou componentes são obtidos respeitando-se a preservação do meio ambiente e da saúde humana? Ele é seguro? A empresa respeita os direitos dos trabalhadores? A empresa respeita os direitos do consumidor?

Agora, vamos ao teste! Você é um consumidor responsável?

Á gua
Segundo o relatório das Nações Unidas, o suprimento de água vai diminuir um terço em 20 anos, devido ao aumento da população, à poluição e às mudanças climáticas. A falta de vontade política em colocar em prática medidas mais eficazes e a ignorância da população, em relação à dimensão da crise, só tornam o cenário mais dramático.
Na sua casa:
(  ) A - Você não desliga a torneira enquanto ensaboa a louça ou escova os dentes.
(  ) B - Quando se lembra da importância de se economizar a água, mantém a torneira fechada enquanto ensaboa a louça ou escova os dentes.
(  ) C - Sempre mantém a torneira fechada enquanto ensaboa a louça ou escova os dentes.
Quanto tempo o chuveiro fica aberto enquanto você toma banho:
(  ) A - 15 minutos ou mais.
(  ) B - Entre 5 e 10 minutos.
(  ) C - Não mais que 5 minutos.
 Na sua casa:
(  ) A - A calçada é lavada com a mangueira normal.
(  ) B - A calçada é lavada com lavadores de alta pressão ou balde.
(  ) C - A calçada é varrida com vassoura e, quando lavada, é utilizada a água reaproveitada da máquina de lavar roupa.

Alimentos
Na sua casa:
(  ) A - Muita comida é jogada fora, pois apodrece antes de ser consumida. Cascas e talos vão todos para o lixo.
(  ) B - Você já conseguiu reduzir a quantidade de comida que vai pro lixo, planejando melhor as compras. Mas ainda joga coisa fora, pois compra coisas por impulso.
(  ) C - Comida não se joga fora. Você compra frutas, verduras e legumes a granel e apenas aquilo que vai ser utilizado. Usa receitas que aproveitam cascas e talos.

Lixo e reciclagem
Na sua casa:
(  ) A - Você não separa o lixo.
(  ) B - Você separa os materiais recicláveis, encaminhando-os para a reciclagem, mas não lava as embalagens sujas ou joga as embalagens sujas no lixo comum.
(  ) C - Você separa todos os materiais recicláveis, dando uma lavada (com a água que você lava a louça) nas embalagens recicláveis que estão sujas e encaminhando o material separado para os projetos de coleta seletiva ou doando para catadores.

Na hora de comprar
(  ) A - Você escolhe os produtos, independentemente se eles têm embalagens desnecessárias ou se elas são recicláveis ou não.
(  ) B - Você evita produtos com embalagens desnecessárias e dá preferência a produtos cujas embalagens sejam recicláveis.
(  ) C - Você evita produtos com embalagens desnecessárias e dá preferência a produtos cujas embalagens são recicláveis. E ainda liga para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) das empresas questionando o que fazer com as embalagens que não são recicláveis ou que são recicláveis, mas não são aceitas pelos catadores ou pelos programas de reciclagem.


Para saber que tipo de consumidor você é, some as respostas de cada letra (A, B e C):

Maioria de respostas "C": Parabéns! Você é um consumidor cidadão! Continue assim! Procure sempre melhorar os seus hábitos de consumo e ajude a conscientizar aqueles que estão a sua volta: amigos, parentes, colegas de trabalho.
Maioria de respostas "B": Você parece ser um consumidor consciente, mas ainda pode melhorar bastante. Não basta ser consciente. É preciso mudar, de fato, os hábitos de consumo. Você está no caminho certo! Apenas, acelere o passo.
Maioria de respostas "A": Você é definitivamente um consumidor alienado. Mas, calma! Nunca é tarde para mudar. Reflita sobre os impactos sociais e ambientais dos seus hábitos de consumo e comece a mudar já

Nenhum comentário:

Postar um comentário