quinta-feira, 5 de abril de 2012

O SOL: Fonte de luz e calor



CONTEÚDOS:
v Aquecimento da terra;
v Influência na vida dos seres vivos;
v Água: conceito e importância para os seres vivos;
v Ar: conceito e importância para os seres;
v Relação do ar com água e o solo.

OBJETIVOS:
Ø Identificar a terra como planeta onde moramos e a importância do sol como fonte de luz e calor, o qual possibilita a sobrevivência dos seres vivos de forma geral;
Ø Identificar a água e o ar como importante elemento na vida dos seres vivos;
Ø Perceber os cuidados necessários a preservação da vida e do meio ambiente.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
ü Todos sentados em circulo, inicia  falando sobre o que é o nosso planeta Terra e os cuidados que devemos ter.
ü Em seguida pegue o mapa mundi e mostre a quantidade de água salgada que existe no mundo e a pouca quantidade de água doce, ressaltando a importância de cuidar da água e das florestas.
ü Peça para desenhar o  planeta terra, em  uma folha de cartolina, utilizando giz, recorte e colagem. Depois pedir para cada um apresentar o seu.
ü Ao término, será realizada uma dinâmica: as crianças ficam em roda e um mine globo passará de mão em mão, sendo que, uma criança fica no meio e irá gritar – para, então a criança que ficou com o globo faz um pedido, como exemplo, quero um mundo melhor; quero que não tenha mais poluição...
ü Dando continuidade, será conversado sobre a água, poluição e reciclagem, dar alguns exemplos de como cuidar da água, perguntar como as crianças usam a água em sua casa, ressaltar sobre os banhos demorados, torneira muito tempo ligada; a poluição dos rios que acabam com os seres vivos.
ü  Mostrar como podemos separar o lixo e quanto tempo esses levam para se decompor.
ü Concluindo, faça um questionamento oral sobre onde encontramos a água e realizar experiência com água potável e poluída. De preferência já levar duas garrafas com os dois tipos de água citado acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário