CONTEÚDOS:
v Aquecimento
da terra;
v Influência
na vida dos seres vivos;
v Água:
conceito e importância para os seres vivos;
v Ar:
conceito e importância para os seres;
v Relação
do ar com água e o solo.
OBJETIVOS:
Ø Identificar
a terra como planeta onde moramos e a importância do sol como fonte de luz e
calor, o qual possibilita a sobrevivência dos seres vivos de forma geral;
Ø Identificar
a água e o ar como importante elemento na vida dos seres vivos;
Ø Perceber
os cuidados necessários a preservação da vida e do meio ambiente.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
ü Todos sentados em circulo, inicia falando sobre o que é o nosso planeta Terra e
os cuidados que devemos ter.
ü Em seguida pegue o mapa mundi e mostre a quantidade de água salgada que
existe no mundo e a pouca quantidade de água doce, ressaltando a importância de
cuidar da água e das florestas.
ü Peça para desenhar o planeta
terra, em uma folha de cartolina,
utilizando giz, recorte e colagem. Depois pedir para cada um apresentar o seu.
ü Ao término, será realizada uma dinâmica: as crianças ficam em roda e um
mine globo passará de mão em mão, sendo que, uma criança fica no meio e irá
gritar – para, então a criança que ficou com o globo faz um pedido, como exemplo,
quero um mundo melhor; quero que não tenha mais poluição...
ü Dando continuidade, será conversado sobre a água, poluição e reciclagem,
dar alguns exemplos de como cuidar da água, perguntar como as crianças usam a
água em sua casa, ressaltar sobre os banhos demorados, torneira muito tempo
ligada; a poluição dos rios que acabam com os seres vivos.
ü Mostrar como podemos separar o lixo
e quanto tempo esses levam para se decompor.
ü Concluindo, faça
um questionamento oral sobre onde encontramos a água e realizar
experiência com água potável e poluída. De preferência já levar duas garrafas
com os dois tipos de água citado acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário