sábado, 21 de abril de 2012

Dia Internacional do Planeta Terra



           O Dia da Terra, 22 de abril, é uma data festiva comemorada em muitos países do mundo. A data foi criada nos Estados Unidos por Gaylord Nelson, senador e ativista ambiental. Além de criar a data, o senador lutou pela divulgação e promoção dos objetivos desta data.
        A data foi criada com o propósito de abrir discussões em todo mundo sobre a importância da preservação dos recursos naturais do planeta Terra. Além disso, tinha como objetivo criar uma consciência mundial sobre os problemas da contaminação, destruição da biodiversidade, uso não sustentável dos recursos naturais, desmatamentos e outros problemas que ameaçam a vida em nosso planeta.
         A primeira manifestação aconteceu nos Estados Unidos em 22 de abril de 1970. Participaram milhares de pessoas, principalmente estudantes de universidades e escolas. A pressão sobre o governo norte-americano foi grande e este criou a Agência de Proteção Ambiental.
           O Dia da Terra é uma data comemorativa que não é controlada ou organizada por uma entidade específica. Ela pertence a humanidade e, por isso, pode ser comemorada livremente no mundo todo, adequando-se a realidade de cada região.

Confira algumas dicas simples que podem fazer muita diferença na preservação do planeta:

- Prefira produtos locais, você economiza na compra e ainda reduz o aquecimento global.
- Cuide do lixo que você produz. Não jogue lixo doméstico perigoso no meio ambiente. Faça e incentive a coleta seletiva de lixo.
- Prefira os produtos com embalagens retornáveis e produtos de limpeza biodegradáveis.
- Evite as sacolas plásticas, leve sua própria sacola ecológica para carregar as compras.
- Reduza o lixo e economize papel, só imprima documentos se houver necessidade.
- Aproveite os alimentos por inteiro: polpa, cascas e sementes.
- Apague as luzes e substitua as lâmpadas comuns pelas fluorescentes;
- Desligue todos os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiver utilizando. Os aparelhos continuam consumindo energia mesmo depois de desligados.
- Tome banhos mais rápidos e escove os dentes com a torneira fechada.

Aproveite a data que está chegando para mudar os hábitos que você ainda não conseguiu mudar. Faça a sua parte pelo bem do nosso planeta.

Frases sobre o Dia da Terra:

- Preservar e usar de forma inteligente os recursos naturais é o melhor presente que podemos dar ao nosso planeta no Dia da Terra.

- A Terra é nossa casa, vamos conservá-la e tratá-la com muito amor e carinho.

- Neste Dia da Terra vamos pensar e agir em favor de nosso planeta.

- O desenvolvimento sustentável do planeta Terra é fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário