Racismo
a olho nú
São
váríos acontecimentos ocorridos na história do brasil, que propriciaram os mais
diversos registros em livros, artigos de jornais, revistas, filmes, novelas, peças
teatrais, contos de radios e mais recente na internet, fatos tais como, escrava
Isaura, Sinhá moça, Anástacia, Chica da Silva, chacinas da Candelária, do
Vidigal, da favela do pantanal, do morro da providência e muitas outras
atrocidades, cometidas neste país, sempre baseada no preconceito na violência do racismo, contra negros, índios, judeus, nordestinos,
mulheres, crianças e pobres de qualquer etnia.
Muitos
destes fatos aconteceram na monarquia e anda
acontecendo na ” democracia ” como a inquísição de indios na praça pública, execução de moradores de rua, assasinato de pessoas que tem diferentes preferencias sexuais, escravizando os trabalhadores rurais, explorando o trabalho infantil, maltratando os idosos, sentenciando os abortados, a uma pena de morte no ventre, princípal e fundamentalmente se forem pertencente a etnia negra ou regionalmente norte/nordestina, os que teimam em nascer percorrem todos caminhos adversos e perigosos para atingir a maioridade dos sofrimento.
acontecendo na ” democracia ” como a inquísição de indios na praça pública, execução de moradores de rua, assasinato de pessoas que tem diferentes preferencias sexuais, escravizando os trabalhadores rurais, explorando o trabalho infantil, maltratando os idosos, sentenciando os abortados, a uma pena de morte no ventre, princípal e fundamentalmente se forem pertencente a etnia negra ou regionalmente norte/nordestina, os que teimam em nascer percorrem todos caminhos adversos e perigosos para atingir a maioridade dos sofrimento.
É
quando começam a conviver com as desigualdades os maltratos, os abusos,as
decepções, as agressões fisícas e verbais dos racistas e preconceituosos,que
vieram como mansos carneiros e logo transformaram-se em ferozes
chacais,devorando os direitos das outras etnias, não permitindo nenhuma
possibilidade de, qualquer avanço do negro, do índio e do nordestino a nenhum
lugar que oferecesse o minímo perigo aos seus domínios,especializou-se sempre
em colocar sob os seus pés,todos aqueles que ele racismo entende, que não devam
alcançar lugar de destaque,para que isso não represente ameaça ao seu miséravel
império da ” sua etnica superioridade” não aceitando reclamações do comportamto
escravagistas que tiveram os seus antepassados,que fizeram, nomes, famas e
fortunas, regados com o sangue, suor, lagrimas e vidas dos negros escravos que
no tronco, sob o chicote e morrendo nas senzalas, legitimaram este poder que
hoje os seus decendentes insistem em manter, vivo e ativo o descaso pelos
decendentes daqueles que moeda de poupança da fortuna que ele hoje desfruta e
também continuam na linha de sucessão, ferindo, agredindo, matando e
maltratando, o negro, o índio e o nordestino seja de qualquer etnia desde que
seja pobre vai tudo para a vala
comum do desrespeito.
comum do desrespeito.
Estas
sensações nos transportam ao passado são as maiores causas das nossas
discórdias e divergências,que colidem frontalmente o ontem com o hoje, misturando
tudo e comprometendo o nosso ainda não nascido amanhã.
Vamos
refletir pensamentos, para corregir injústiças.
DEBATENDO SOBRE O TEMA
1.
Formar
os grupos e indicar um líder, pois este vai orientar os demais nos
procedimentos que irão seguir
2.
Escolher
um dos preconceitos de racismo, citado no texto acima;
3.
Fazer
a pesquisa para o debate em uma outra aula marcada pelo professor;
4.
Na
apresentação o grupo vai dar as duas versões a positiva e a negativa do preconceito
de racismo, ao mesmo tempo o professor escolhe uma equipe para dar o seu ponto de vista sobre as versões
apresentadas;
5.
Ao
final o professor vai fazer um relato de todos os temas apresentados.
Professor
falar para os grupos da importância do respeito do saber ouvir e falar,
respeitando as opiniões dos demais.
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