O
Brasil precisa melhorar a competência dos professores em utilizar as
tecnologias de comunicação e informação na educação. A forma como o sistema
educacional incorpora as TICs afeta diretamente a diminuição da exclusão
digital existente no país.
Vários pontos
devem ser levados em conta quando se procura responder a questões
como: Como as TICs podem ser
utilizadas para acelerar o desenvolvimento em direção à meta de "educação
para todos e ao longo da vida"? Como elas podem propiciar melhor
equilíbrio entre ampla cobertura e excelência na educação? Como ela podem
contribuir para reconciliar universalidade e especificidade local do
conhecimento? Como pode a educação preparar os indivíduos e a sociedade de
forma a que eles dominem as tecnologias que permeiam crescentemente todos os
setores da vida e possam tirar proveito delas?
- Primeiro, as TICs são apenas uma parte de um contínuo desenvolvimento de tecnologias, a começar pelo giz e os livros, todos podendo apoiar e enriquecer a aprendizagem.
- Segundo, as TICs, como qualquer ferramenta, devem ser usadas e adaptadas para servir a fins educacionais.
- Terceiro, várias questões éticas e legais, como as vinculadas à propriedade do conhecimento, ao crescente tratamento da educação como uma mercadoria, à globalização da educação face à diversidade cultural, interferem no amplo uso das TICs na educação.
Na busca de
soluções a essas questões, a UNESCO coopera com o governo brasileiro na
promoção de ações de disseminação de TICs nas escolas com o objetivo de
melhorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem, entendendo que o
letramento digital é uma decorrência natural da utilização frequente dessas
tecnologias. O Ministério da
Educação tem a meta de universalizar os laboratórios de informática
em todas as escolas públicas até 2010, incluindo as rurais. A UNESCO também
coopera com o Programa TV Escola, para explorar a convergência das mídias
digitais na ampliação da interatividade dos conteúdos televisivos utilizados no
ensino presencial e a distância.
A UNESCO no Brasil
conta com a permanente parceria das Cátedras UNESCO em Educação a Distância em
várias universidades brasileiras, que utilizam as TICs para promover a
democratização do acesso ao conhecimento no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário