domingo, 28 de abril de 2013

MATRIZES CURRICULARES DE GEOGRAFIA



A CONSTITUIÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO

7.⁰ ANO – 1.⁰ BIMESTRE

EXPECTATIVAS
DE
APRENDIZAGENS
EIXO

TÉMATICO

CONTEÚDOS
Entender os limites e as fronteiras políticas.
Compreender que as fronteiras representam diferenças políticas.
Localizar geograficamente o Brasil.
Estabelecer as diferenças entre os conceitos de desenvolvimento e subdesenvolvimento.
 Entender os limites e as fronteiras políticas.
Compreender que as fronteiras representam diferenças políticas.
Localizar geograficamente o Brasil.
Estabelecer as diferenças entre os conceitos de desenvolvimento e subdesenvolvimento.
O BRASIL NO MUNDO
Fronteiras.
Localização geográfica.
Situação socioeconômica
Indicadores sócio econômicos.
Compreender que modernização de um pais está relacionada aos avanços de outros países.
Associar o termo globalização à troca de mercadorias entre os países. .
Diferenciar conseqüências positivas e negativas do processo de globalização.
Indicar os efeitos da modernização nos diferentes setores da economia.
OS EFEITOS DA MODERNIZAÇÃO
Conceito de modernização.
A modernização como fator necessário á globalização.
Relação da indústria com a agricultura.
Modernização da agricultura e da indústria os efeitos sociais.
Entender que a regionalização pode ser realizada de diferentes maneiras.
Compreender a regionalização proposta pelo IBGE.
Compreender a regionalização sócio-econômicas.
REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL
Regionalização geográfica.
Regionalização geoeconômica.
 

7.⁰ ANO – 2.⁰ BIMESTRE

EXPECTATIVAS
DE
APRENDIZAGENS
EIXO

TÉMATICO

CONTEÚDOS
Identificar diferenças entre o Centro-Sul e as outras regiões.
Reconhecer que as diferenças são resultantes da relação entre a sociedade e a natureza.
Reconhecer que essa região é o centro  industrial mais urbanizado e populoso do  país.
REGIÃO  CENTRO-SUL
Principais características da região Centro-Sul
Identificar características geoeconômicas.
Construir noções ou conceitos de megalópole, metrópole, urbanização, população rural e urbana, desenvolvimento industrial.
ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DO CENTRO-SUL
A megalópole brasileira.
Outras sub-regiões:
- Estados do Sul
- MG e ES
- MS, GO, DF e o Pantanal.
Compreender as diferenças culturais.
Identificar causas das migrações.
Compreender os conflitos sociais.
Analisar a qualidade de vida da população.
A POPULAÇÃO DO CENTRO-SUL
Migrações.
Fatores de atração.
Êxodo rural e conseqüências sociais.
IDH.
Identificar os problemas ambientais produzidos pelas indústrias, veículos, automotores, lixo, queimadas.
Apontar soluções para as questões do meio ambiente.
PROBLEMAS
AMBIENTAIS NO
CENTRO-SUL
Os tipos de poluição causados pelas indústrias.
problema do lixo urbano.
Problema da água doce.


7.⁰ ANO – 3.⁰ BIMESTRE

EXPECTATIVAS
DE
APRENDIZAGENS
EIXO

TÉMATICO

CONTEÚDOS
Reconhecer os fatores histórico econômicos
que deram características
próprias para essa região.
REGIÃO NORDESTE
Localização geográfica.
Forma de ocupação inicial.
A interferência do clima.
O problema político-social
Identificar e localizar as sub-regiões.
Analisar as relações entre os elementos da natureza entre si e com os seres humanos.
RELAÇÕES ENTRE A
SOCIEDADE E A
NATUREZA NO
NORDESTE
A Zona da Mata.
Agreste.
Sertão.
Meio-Norte.
Compreender a importância das relações sociais na produção e organização do
espaço.
ORGANIZAÇÃO
ESPACIAL DO
NORDESTE
Rio São Francisco
Industrialização.
Extrativismo do sal.
Transporte e Turismo.
Identificar as causas das migrações.
Reconhecer as causas do êxodo rural.
Identificar os conflitos sociais.
Avaliar a qualidade de vida.
POPULAÇÃO DO
NORDESTE
Concentração nos centros urbanos.
Migrações: fatores de expulsão.
Qualificação da mão-de-obra.
Mortalidade infantil.
Reconhecer os problemas ambientais.
Apontar soluções para as questões ambientais.
PROBLEMAS AMBIENTAIS NO NORDESTE
Problemas gerados pelo ser humano e pela natureza.
O processo de desertificação

7.⁰ ANO – 4.⁰ BIMESTRE

EXPECTATIVAS
DE
APRENDIZAGENS
EIXO

TÉMATICO

CONTEÚDOS
Identificar os limites da Amazônia Internacional, Amazônia Legal.
Compreender os fatores histórico econômicos que deram características próprias.
REGIÃO AMAZÔNIA
Amazônia
Amazônia Internacional
Amazônia Legal
Histórico de ocupação.
Identificar e analisar as características dos elementos da natureza.
Identificar projetos que contribuíram para a devastação.
RELAÇÕES ENTRE
SOCIEDADE E
NATUREZA NA
AMAZÔNIA
Ecossistema: clima e vegetação.
Projetos.
Formação geológica.
A bacia Amazônica
Compreender a importância das relações
sociais na organização do espaço.
ORGANIZAÇÃO
ESPACIAL DA
AMAZÔNIA
As rodovias.
A Zona Franca.
As hidrelétricas.
Identificar as relações entre os diferentes grupos sociais, ribeirinhos, sociedades indígenas, garimpeiros, madeireiros, pecuaristas e a natureza.
Avaliar a qualidade de vida.
POPULAÇÕES
AMAZÔNICAS
Origem étnica.
Questão fundiária.
Projetos agropecuários
Reconhecer os problemas ambientais.
Apontar soluções para as questões ambientais.
PROBLEMAS
AMBIENTAIS NA
AMAZÔNIA
Perda da biodiversidade.
Queimadas.
A devastação da floresta.
Conflitos sociais: áreas de preservação ambiental

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