A
CONSTITUIÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
7.⁰ ANO – 1.⁰ BIMESTRE
EXPECTATIVAS
DE
APRENDIZAGENS
|
EIXO
TÉMATICO
|
CONTEÚDOS
|
• Entender os limites
e as fronteiras políticas.
• Compreender que as
fronteiras representam diferenças políticas.
• Localizar
geograficamente o Brasil.
• Estabelecer as
diferenças entre os conceitos de desenvolvimento e subdesenvolvimento.
• Entender os limites e as fronteiras políticas.
• Compreender que as
fronteiras representam diferenças políticas.
• Localizar
geograficamente o Brasil.
• Estabelecer as
diferenças entre os conceitos de desenvolvimento e subdesenvolvimento.
|
O
BRASIL NO MUNDO
|
•
Fronteiras.
•
Localização geográfica.
•
Situação socioeconômica
•
Indicadores sócio econômicos.
|
• Compreender que
modernização de um pais está relacionada aos avanços de outros países.
• Associar o termo
globalização à troca de mercadorias entre os países. .
• Diferenciar
conseqüências positivas e negativas do processo de globalização.
• Indicar os efeitos
da modernização nos diferentes setores da economia.
|
OS
EFEITOS DA MODERNIZAÇÃO
|
•
Conceito de modernização.
•
A modernização como fator necessário á globalização.
•
Relação da indústria com a agricultura.
•
Modernização da agricultura e da indústria os efeitos sociais.
|
• Entender que a
regionalização pode ser realizada de diferentes maneiras.
• Compreender a
regionalização proposta pelo IBGE.
• Compreender a
regionalização sócio-econômicas.
|
REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL
|
•
Regionalização geográfica.
•
Regionalização geoeconômica.
|
7.⁰ ANO – 2.⁰ BIMESTRE
EXPECTATIVAS
DE
APRENDIZAGENS
|
EIXO
TÉMATICO
|
CONTEÚDOS
|
• Identificar
diferenças entre o Centro-Sul e as outras regiões.
• Reconhecer que as
diferenças são resultantes da relação entre a sociedade e a natureza.
• Reconhecer que essa região
é o centro industrial mais urbanizado
e populoso do país.
|
REGIÃO CENTRO-SUL
|
•
Principais características da região Centro-Sul
|
• Identificar
características geoeconômicas.
• Construir noções ou
conceitos de megalópole, metrópole, urbanização, população rural e urbana,
desenvolvimento industrial.
|
ORGANIZAÇÃO
ESPACIAL DO CENTRO-SUL
|
•
A megalópole brasileira.
•
Outras sub-regiões:
-
Estados do Sul
-
MG e ES
-
MS, GO, DF e o Pantanal.
|
• Compreender as
diferenças culturais.
• Identificar causas
das migrações.
• Compreender os
conflitos sociais.
• Analisar a qualidade
de vida da população.
|
A POPULAÇÃO DO CENTRO-SUL
|
•
Migrações.
•
Fatores de atração.
•
Êxodo rural e conseqüências sociais.
•
IDH.
|
• Identificar os
problemas ambientais produzidos pelas indústrias, veículos, automotores,
lixo, queimadas.
• Apontar soluções
para as questões do meio ambiente.
|
PROBLEMAS
AMBIENTAIS
NO
CENTRO-SUL
|
•
Os tipos de poluição causados pelas indústrias.
•
problema do lixo urbano.
•
Problema da água doce.
|
7.⁰ ANO – 3.⁰ BIMESTRE
EXPECTATIVAS
DE
APRENDIZAGENS
|
EIXO
TÉMATICO
|
CONTEÚDOS
|
• Reconhecer os
fatores histórico econômicos
que deram
características
próprias para essa
região.
|
REGIÃO
NORDESTE
|
•
Localização geográfica.
•
Forma de ocupação inicial.
•
A interferência do clima.
•
O problema político-social
|
• Identificar e
localizar as sub-regiões.
• Analisar as relações
entre os elementos da natureza entre si e com os seres humanos.
|
RELAÇÕES
ENTRE A
SOCIEDADE
E A
NATUREZA
NO
NORDESTE
|
•
A Zona da Mata.
•
Agreste.
•
Sertão.
•
Meio-Norte.
|
• Compreender a
importância das relações sociais na produção e organização do
espaço.
|
ORGANIZAÇÃO
ESPACIAL
DO
NORDESTE
|
•
Rio São Francisco
•
Industrialização.
•
Extrativismo do sal.
•
Transporte e Turismo.
|
• Identificar as causas
das migrações.
• Reconhecer as causas
do êxodo rural.
• Identificar os
conflitos sociais.
• Avaliar a qualidade
de vida.
|
POPULAÇÃO
DO
NORDESTE
|
•
Concentração nos centros urbanos.
•
Migrações: fatores de expulsão.
•
Qualificação da mão-de-obra.
•
Mortalidade infantil.
|
• Reconhecer os
problemas ambientais.
• Apontar soluções
para as questões ambientais.
|
PROBLEMAS
AMBIENTAIS NO NORDESTE
|
•
Problemas gerados pelo ser humano e pela natureza.
•
O processo de desertificação
|
7.⁰ ANO – 4.⁰ BIMESTRE
EXPECTATIVAS
DE
APRENDIZAGENS
|
EIXO
TÉMATICO
|
CONTEÚDOS
|
• Identificar os
limites da Amazônia Internacional, Amazônia Legal.
• Compreender os
fatores histórico econômicos que deram características próprias.
|
REGIÃO AMAZÔNIA
|
•
Amazônia
•
Amazônia Internacional
•
Amazônia Legal
•
Histórico de ocupação.
|
• Identificar e
analisar as características dos elementos da natureza.
• Identificar projetos
que contribuíram para a devastação.
|
RELAÇÕES
ENTRE
SOCIEDADE
E
NATUREZA
NA
AMAZÔNIA
|
•
Ecossistema: clima e vegetação.
•
Projetos.
•
Formação geológica.
•
A bacia Amazônica
|
• Compreender a
importância das relações
sociais na
organização do espaço.
|
ORGANIZAÇÃO
ESPACIAL
DA
AMAZÔNIA
|
•
As rodovias.
•
A Zona Franca.
•
As hidrelétricas.
|
• Identificar as
relações entre os diferentes grupos sociais, ribeirinhos, sociedades indígenas,
garimpeiros, madeireiros, pecuaristas e a natureza.
• Avaliar a qualidade
de vida.
|
POPULAÇÕES
AMAZÔNICAS
|
•
Origem étnica.
•
Questão fundiária.
•
Projetos agropecuários
|
• Reconhecer os
problemas ambientais.
• Apontar soluções
para as questões ambientais.
|
PROBLEMAS
AMBIENTAIS
NA
AMAZÔNIA
|
•
Perda da biodiversidade.
•
Queimadas.
•
A devastação da floresta.
•
Conflitos sociais: áreas de preservação ambiental
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário