domingo, 30 de setembro de 2012

FRASES FAMOSAS


AO DEUS DARÁ
Esta famosa frase serviu originalmente de resposta de quem não queria dar esmolas. Homens duros de coração respondiam aos mendigos que lhes estendiam a mão: Deus dará. Eles não. Quem dependia da caridade pública ficava em má situação, ao Deus dará. A expressão cristalizou-se de tal forma que, no século XVII, um negociante português que vivia no Recife, de tanto proferir a frase, passou a tê-la acrescentada ao próprio nome. Ficou conhecido como Manuel Álvares Deus Dará. Seu filho, Simão Álvares Deus Dará, foi provedor-mor da Fazenda do Brasil.

sábado, 29 de setembro de 2012

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - VOCÊ SABIA?


Feijão
O feijão que consumimos no Brasil foi domesticado, há cerca de 10.000 anos, no continente americano, provavelmente entre o México e o Peru. Chegou ao Brasil antes da chegada da frota de Cabral, por meio de troca de sementes entre povos. Posteriormente os portugueses introduziram sementes de outras regiões. O fato de o território brasileiro ser tão extenso, aliado à diferentes origens das sementes introduzidas, foi determinante para a grande variabilidade de feijões cultivados no País.
No Brasil existem preferências de consumo bem definidas com relação à cor do feijão. O Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro, por exemplo, consomem basicamente o feijão preto. Feijões coloridos são preferidos nas demais regiões para o consumo diário, entretanto o feijão preto é indispensável no preparo da feijoada. Na Região Nordeste, existe um consumo significativo de outros feijões, especialmente o feijão de corda ou macassa e fava.

Cultura do Feijão
O feijão, por suas características culturais, nutricionais e econômicas tem merecido grande destaque no cenário nacional e internacional como alimento “típico” do prato do brasileiro. Tem especial importância no Brasil, pois se caracteriza como o alimento mais produzido e consumido, além de ser uma das principais fontes protéicas de origem vegetal do nosso povo, fornecendo ainda em média de 10% a 20% das necessidades diárias de adultos para vários nutrientes.

Características nutricionais
v O carboidrato é seu principal nutriente.
v O conteúdo de proteínas varia de 16% a 33%, porém seu valor para o organismo é reduzido quando consumido isolado de alimentos como arroz, milho e carnes.
v Apresenta baixo teor de gorduras e sódio.
v É uma fonte relativamente boa de vitaminas e também de ferro, fósforo, magnésio, manganês e, em menor quantidade, de zinco, cobre e cálcio.
v É um alimento que se adapta bem a dois tipos de recomendações para uma dieta saudável: aumentar o consumo de carboidratos complexos (amido) e diminuir o consumo de gorduras.
v O cozimento é de fundamental importância no preparo do feijão, pois elimina substâncias prejudiciais ao organismo humano.
v O feijão cozido contém cerca de 3% a 7% de fibras, que tem ação em certas condições de saúde como redução dos níveis de colesterol e de açúcar no sangue, e auxiliam na prevenção de câncer de intestino, pressão alta, doenças do coração, e desordens intestinais.
v Contém aproximadamente de 5,3 a 8,5 mg/100g de ferro, no entanto, este encontra-se em uma estrutura química indisponível ao organismo humano, necessitando a ajuda de alguns fatores como o cozimento, a combinação com vitamina C, proteínas animais, e diminuição das substâncias que prejudicam a sua absorção, conforme quadro a seguir:

Evite o consumo, na mesma refeição, de feijão com:
Ø Café e chás (principalmente preto, mate e verde);
Ø Leite e derivados ou de alimentos ricos em cálcio;
Ø Refrigerantes e chocolates.

Consuma sempre, na mesma refeição, com o feijão:
Ø Carnes;
Ø Sucos de acerola, laranja, limão e todos aqueles com alto teor de vitamina C;
Ø Frutas cítricas e hortaliças.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O LIXO UM PROBLEMA DE TODOS - DINÂMICA


OBJETIVO
Despertar os participantes para a necessidade da ação coletiva em relação a separação e destino adequado do lixo doméstico. Contribuir para o aquecimento e integração do grupo.

MATERIAIS
Resíduos (lixo) de diferentes materiais (plástico, papel, metal, orgânico, tóxico) e caixas/ lixeiras com as indicações dos diferentes materiais.

METODOLOGIA
  • O professor solicita ao grupo para que faça uma roda, de mãos dadas, com as costas para o centro;
  • Em seguida coloca todo o lixo misturado no centro da roda e distribui as lixeiras nas extremidades do círculo;
  • O professor explica ao grupo que todos deverão ficar de frente para o círculo sem soltar ou cruzar as mãos. Faz o paralelo com o fato de encararmos de frente o problema do lixo e buscarmos uma “saída para o desafio”;
  • (Para que o grupo consiga virar para o centro, um elemento deverá de costas caminhar até o outro lado do círculo e passar por baixo das mãos de dois outros participantes, puxando a fileira atrás dele, invertendo assim o sentido da roda).
  • Virados para o centro, o professor pede que sem soltar as mãos separem o lixo, destinando-o às lixeiras corretas.
  • Em grupo, realiza-se os comentários e o professor contextualiza a atividade (separação, reciclagem, reutilização e redução do lixo). 

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A ESCOLA PARA PAULO FREIRE


ESCOLA...
É o lugar onde se faz amigos;
não se trata só de prédios, salas,
quadros, programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente, o coordenador é gente,
o professor é gente, o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de "ilha cercada de gente por todos os lados".
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
que não tem amizade a ninguém,
nada de ser como o tijolo que forma a parede,
indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade,
é criar ambiente de camaradagem,
é conviver, é se "amarrar nela"!
Ora, é lógico...
numa escola assim vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar-se,
ser feliz.


Paulo Freire

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

TRABALHANDO VALORES HUMANOS: SINCERIDADE


Sinceridade
Qualidade daquilo que é sincero; franqueza, lisura de caráter: a sinceridade é uma virtude preciosa.
A origem da palavra sincera

Sincera é uma palavra doce e confiável. Sincera é uma palavra que acolhe essa é uma palavra que deveria estar no vocabulário de toda alma. Sincera foi uma palavra inventada pelos romanos. Sincero vem do velho, do velhíssimo latim... Eis a poética viagem que fez sincero de Roma até aqui:   Os romanos fabricavam certos vasos de uma cera especial. Essa cera era, às vezes, tão pura e perfeita que os vasos se tornavam transparentes. Em alguns casos, chegava-se a se distinguir um objeto um colar, uma pulseira ou um dado - que estivesse colocado no interior do vaso. Para o vaso, assim fino e límpido, dizia o romano vaidoso: - Como é lindo... parece até que não tem cera! "Sine-cera" queria dizer: "sem cera" uma qualidade de vaso perfeito, finíssimo, delicado, que deixava ver através de suas paredes. Da antiga cerâmica romana, o vocábulo passou a ter um significado muito mais elevado.   Sincero é aquele que é franco, leal, verdadeiro que não oculta, que não usa disfarces, malícia ou dissimulações. O sincero, à semelhança do vaso, deixa ver, através de suas palavras, os nobres sentimentos de seu coração.

Sugestão de aTIVIDADE
I - Trabalhando a SINCERIDADE através de:
- Acrósticos
- Cruzadinha
- Poesias
- Paródias
- Cartazes

II - Atividade Árvore da Sinceridade 
Pedi para que os alunos desenhe uma das suas mãos em uma parte de uma cartolina, de preferência (azul, verde, amarela, rosa, branca), depois recortar.
Após recortar as mãos de papel, o professor deve fazer um caule e a palavra SINCERIDADE, Para colar acima da árvore, Pedi para que os alunos: Escrever o que uma pessoa de bom caráter, não faz? Uma que serja sincera a ele! Exemplos dados: não mente, não rouba, não critica, não machuca os colegas, Promete somente o que pode cumprir. Logo após colar a mão, com as palavras que ele escreveu no caule formando uma árvore – A ÁRVORE DA SINCERIDADE.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

SUGESTÃO DE CONTEÚDOS DO ENSINO DE MÚSICA ENSINO FUNDAMENTAL II


 6.° ANO

      I.            O QUE É MELODIA:
§  A MELODIA COMO ALMA DA MÚSICA TRANSCENDENTAL E SUBLIME

   II.            A MELODIA COMO IDENTIDADE DA MÚSICA:
§  O CONHECIMENTO E A EXPERIÊNCIA DA MUSICA COMO IDENTIDADE UNIVERSAL QUE SE MODIFICA DE POVO PARA POVO, DE ÉPOCA A ÉPOCA.


7.° ANO

I.                  ORQUESTRA:
§  HISTÓRIA
§  PRINCIPAIS MEMBROS
§  ORGANIZAÇÃO DOS INSTRUMENTOS

II.               CRIAÇÃO MÚSICAL:
§  TRABALHAR COM JINGLES
§  CRIAÇÃO ARTÍSTICA


8.° ANO

I.                  GÊNEROS:
§  COMO SE DEFINE
§  PRINCIPAIS GÊNEROS BRASILEIROS

II.               TRILHA SONORA:
§  O QUE É TRILHA SONORA
§  TRILHAS SONORAS FAMOSAS
§  CRIAÇÃO DE TRILHA SONORA


9.° ANO

I.                   A MÚSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS:
§  EVOLUÇÃO DA MÚSICA E DOS INSTRUMENTOS

II.               NOVELA DE RÁDIO:
§  EXPERIMENTAÇÃO E VIVÊNCIA DO CONTEÚDO
§  CRIAÇÃO DA HISTÓRIA
§  SONORIZAÇÃO
§  TRILHA SONORA




CONTEÚDOS DISPONIVÉIS EM “OFICINA DE MÚSICA” – Sonia Jardim e Magali Rodrigues – EDITORA RIDEEL – (81)9637-2552 – Maria José


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

SUGESTÃO DE CONTEÚDOS DO ENSINO DE MÚSICA ENSINO FUNDAMENTAL I


 1.° ANO

      I.            SOM E SUAS QUALIDADES:
§  INTENSIDADE
§  TIMBRE
§  ALTURA
§  DURAÇÃO
§  VALORIZAÇÃO DO SILÊNCIO

   II.            SONS NATURAIS E ARTIFICIAIS:
§  SONS DA NATUREZA
§  SONS CRIADOS PELO HOMEM

2.° ANO

I.                  ORGANIZANDO OS SONS:
§  A MÚSICA
§  SOM ORGANIZADO

II.               A MÚSICA E OS SENTIDOS:
§  O SENTIDO DA AUDIÇÃO
§  POLUIÇÃO SONORA

3.° ANO

I.                  AS CANÇÕES DA VIDA COTIDIANA:
§  SUA IMPORTÂNCIA NO DIA A DIA DAS PESSOAS

II.               HINOS:
§  TIPOS
§  FUNÇÃO SOCIAL NA VIDA DOS CIDADÃOS

4.° ANO

I.                  OS INSTRUMENTOS E AS SUAS FAMÍLIAS:
§  AEROFONES, CORDOFONES, IDIOFONES, MEMBRAFONES

II.               INSTRUMENTOS:
§  CLÁSSICOS E REGIONAIS:
§  COMO ELES REFLETEM OS COSTUMES DE CADA REGIÃO E ÉPOCA

5.° ANO

I.                  RITMO:
§  O RITMO E O MOVIMENTO SÃO FUNDAMENTAIS PARA A MÚSICA

II.               RITMO:
§  O QUE É RITMO E A SU IMPORTÂNCIA

III.            RITMOS E TEMPOS, UMA QUESTÃO DE ORGANIZAÇÃO:
§  A MÚSICA É A ORGANIZAÇÃO DE SILÊNCIO E SOM







CONTEÚDOS DISPONIVÉIS EM “OFICINA DE MÚSICA” – Sonia Jardim e Magali Rodrigues – EDITORA RIDEEL – (81)9637-2552 – Maria José

domingo, 23 de setembro de 2012

DINÂMICA: Sorriso Milionário


Material:
Bolinhas de papel amassado

Procedimento:
Essa dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida.

Cada bolinha vale R$1.000,00.
·       
O professor distribuirá para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de papel, essas deverão estar dispersas no local onde será realizada a brincadeira.
·      
  Dado o sinal os alunos deverão sair e procurar um companheiro, em seguida devem parar em sua frente, olhar fixamente nos olhos desse companheiro que por sua vez não pode sorrir.
·        
Quem sorrir primeiro paga uma bolinha para a pessoa a quem sorriu.
·        
Vence quem terminar a brincadeira com mais "dinheiro", que será o milionário.

sábado, 22 de setembro de 2012

Música será conteúdo obrigatório na Educação Básica


A partir de 2012, todas as escolas serão obrigadas a incluir o ensino de Música em seus currículos. Até lá, a discussão fica centrada na formação dos professores e nos conteúdos que deverão ser trabalhados.




Cantos, ritmos e sons de instrumentos regionais e folclóricos. A música vai invadir salas, pátios e jardins das escolas do país. A disciplina defendida por um dos mais talentosos maestros brasileiros, Heitor Villa-Lobos (1887-1959), volta a ser obrigatória na grade curricular dos ensinos fundamental e médio. Para especialistas, a aprovação da Lei nº 11.769  em agosto de 2008, significa uma formação mais humanística dos estudantes, na qual serão desenvolvidas habilidades motoras, de concentração e a capacidade de trabalhar em grupo, de ouvir e de respeitar o outro.

A nova legislação altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), fazendo da música o único conteúdo obrigatório, porém não exclusivo. As demais áreas artísticas deverão ser contempladas dentro do planejamento pedagógico das escolas.
Apesar das indefinições, desde 2002, os cursos de graduação em Música superaram em número os cursos de graduação em Artes Visuais. Atualmente, são cerca de 70 cursos de licenciatura em Música em todo o país. O processo de adaptação das escolas e de formação dos educadores será lento, mas o primeiro passo, o da mobilização para que as escolas se organizem, já foi dado. A discussão sobre o ensino de Música já é um avanço. Os cursos de graduação, especialização e formação continuada estão crescendo. Há profissionais preocupados em desenvolver materiais didáticos para ensinar Música. 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

21 DE SETEMBRO - DIA DA ÁRVORE


     O Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta festeja-se em 22 de Maio. A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. Nos EUA, é comemorado no dia 23 de Setembro, junto do aniversário de Julius Sterling Morton, morador da Nebrasca, que incentivou a plantação de árvores naquele estado.
    No hemisfério sul, o dia 23 de Setembro marca a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno. O Brasil carrega fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país, um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que o Brasil possui.
     Confirmando o carinho e respeito pela natureza, o Brasil, há 30 anos, formalizou-se então o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente e o tempo para se reforçar os apelos para a conscientização de todos em favor do meio ambiente. De acordo com o Decreto Federal nº 55.795 de 24 de fevereiro de 1965, foi instituída em todo o território nacional, a Festa Anual das Árvores, em substituição ao chamado Dia da Árvore na época comemorado no dia 21 de setembro.
     Conforme previsto no Art 3º, a Festa Anual das Árvores, em razão das diferentes características fisiográfico-climáticas do Brasil, será comemorada durante a última semana do mês de Março nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia; Territórios Federais do Amapá, RoraimaFernando de Noronha e Rondônia. Na semana com início no dia 21 de setembro, nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal"
   Em algumas regiões do Brasil por força do costume, muitas pessoas não observam que não existe mais a comemoração do Dia da Arvore. O correto é observar qual a semana adequada para a comemoração da Festa Anual das Árvores, de acordo com a localização do estado, última semana do mês de março ou semana com início no dia 21 de setembro.