domingo, 4 de novembro de 2012

Transposição do rio São Francisco pontos positivos e negativos


Muito se tem falado e questionado sobre a transposição do rio São Francisco que é na verdade uma tentativa para resolver o problema da população do nordeste semiárido que sempre sofreu com a seca, porém trata-se de um projeto bastante polêmico que acabou sendo alvo de críticas de ambientalistas, representantes de setores da sociedade, inclusive religiosa. O governo diz que haverá aumento de empregos diretos e indiretos que serão criados com a construção, bem como, seria a solução para o problema da seca. O projeto estabelece a construção de canais ligando o São Francisco a bacias hidrográficas menores e açudes do Nordeste e daí a construção de adutoras para a distribuição da água.
Rio São Francisco
Sua nascente está localizada no município de Medeiros, na Serra da Canastra, em Minas Gerais. Com seus 2.830 km de extensão e área de 641 000 Km2, atravessa o Estado da Bahia, fazendo divisa ao norte com Pernambuco, bem como, divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas, desaguando no Oceano Atlântico.

Pontos positivos
Em longo prazo haverá significativo aumento do emprego e geração de renda, a população atingida pela seca nos centros urbanos serão abastecidas com água para consumo, aproximadamente 400 localidades do interior terão chafarizes públicos, as áreas secas poderão se tornar novamente produtivas em agricultura e dessa forma alegam melhoria na qualidade da água, beneficiando a saúde da população.

Pontos negativos
O projeto é considerado oneroso demais ao governo, custando cerca de 4,5 bilhões de reais, já a transposição irá atingir apenas 5% do território e 0,3% da população do nordeste e o que mais se questiona é que o projeto afetará em grande escala o ecossistema no entorno do Rio São Francisco, prejudicando fauna e flora da região, bem como, o desmatamento de uma área de 430 hectares.

Embora haja divergências entre as partes, o mais importante é que a execução do projeto realmente atenda com efetividade toda a população do semiárido.

13 comentários:

  1. muito boa as informações e bem diretas amei espero vim mais esse site.

    ResponderExcluir
  2. muito bom o blog, me ajuda muito com trabalhos escolares, vou recomendá-lo para amigos meus da escola e professores! Matéria bem resumida, e nós podemos entender facilmente! Estão de parabéns!!
    Um Beijos,
    Giovanna Pires Freitas Barra
    12 anos

    ResponderExcluir
  3. Muito boa esta materia me ajudou muito no meu trabalho ainda deu pra entender direitinho amei parabéns !!!

    ResponderExcluir
  4. adorei...vou recomendar isso me ajudou muito...a próxima vez que eu precisar de algo..vou procurar nesse site

    ResponderExcluir
  5. muito bom me ajudou a meu trabalho escolar .Se brincar a matéria é bem melhor do que a wikipedia

    ResponderExcluir
  6. Leandro Murback Pereira23 de maio de 2014 às 20:01

    muito bom.adorei da proxima vez eu vou procurar aqui

    ResponderExcluir
  7. Muito bom !!! nossa brigado, vocês são de mais!!! graças a esse texto, consegui tirar uma boa nota no meu trabalho de geografia.Muito obrigado mesmo. Espero que vocês continuem fazendo esse trabalho magnifico para continuar ajudando os outros assim como me ajudaram.

    ResponderExcluir
  8. Muito bem Resumido!
    Agora eu posso tirar uma boa nota em Geografia :)
    ^^^_^^^

    ResponderExcluir
  9. Amei ajudou muito minha filha na lição de geografia. Ela adorou

    ResponderExcluir
  10. muito bom ajudou muito

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela sua palavras
    Passei o domingo todo pesquisando estudando analisando. Fui em busca de mas informações encontrei a sua amei. Se tirar uma boa nota serei eterna agradecida por ter conhecido essa suas explicações. Essa resposta vale um três,na prova que irei fazer amanhã 28/11/2016 .Muito obrigado valeu

    ResponderExcluir