Entrevista
As entrevistas buscam
conhecer os saberes, a visão de mundo, o modo de viver do entrevistado, com o
objetivo de ter acesso às informações que possam contribuir para a construção
de um conhecimento mais amplo de um tema e de ações que daí decorram. Em função
dos objetivos, da situação, do assunto e dos interlocutores, as questões são
formuladas, mas não podem ser totalmente fixas, já que, provavelmente, há
necessidade de reformulações durante o diálogo com o entrevistado, levando em
conta as características específicas e as razões da escolha de determinado
interlocutor.
O processo da
entrevista, portanto, deve ser circular e reflexivo. Depois de algumas
entrevistas, tanto o tema guia como a seleção dos entrevistados, pode mudar. A
análise deve ser integrada ao processo da realização das entrevistas.
Em seguida serão
dadas algumas ações a serem realizadas com os respectivos grupos ou alunos
responsáveis pela entrevista, não significando que elas devam ter uma sequência
linear:
1. Prepare o TEMA GUIA;
2. Selecione o método da entrevista: individual, grupal ou uma
combinação dos dois;
3. Prepare uma estratégia para a seleção dos entrevistados;
4. Realize as entrevistas;
5. Transcreva as entrevistas;
6. Analise o conteúdo das entrevistas.
Caso as entrevistas
sejam gravadas e depois transcritas, o trabalho linguístico poderá estar
focalizado nas diferenças entre as modalidades orais e escrita da linguagem e
no processo de transposição de uma modalidade para outra, o que envolve,
principalmente, uma reflexão sobre modos distintos de coesão, de coerência e de
contextualização nas mesmas modalidades. Por meio da entrevista, ainda é
possível trabalhar com diferentes tipos de discurso, principalmente o direto e
o indireto, no momento de decidir a forma de apresentação para o público
escolhido. Para se ter uma noção mais clara das diferentes possibilidades de
articulação desses textos, é interessante que se analisem as entrevistas que
aparecem em revistas ou jornais.
Após este trabalho de
reflexão e de organização da linguagem, os conteúdos servirão de base para
análise ao retornarem aos campos de conhecimento que promoveram esta forma de
acesso às informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário