quarta-feira, 28 de novembro de 2012

COMO FAZER:


Entrevista
As entrevistas buscam conhecer os saberes, a visão de mundo, o modo de viver do entrevistado, com o objetivo de ter acesso às informações que possam contribuir para a construção de um conhecimento mais amplo de um tema e de ações que daí decorram. Em função dos objetivos, da situação, do assunto e dos interlocutores, as questões são formuladas, mas não podem ser totalmente fixas, já que, provavelmente, há necessidade de reformulações durante o diálogo com o entrevistado, levando em conta as características específicas e as razões da escolha de determinado interlocutor.
O processo da entrevista, portanto, deve ser circular e reflexivo. Depois de algumas entrevistas, tanto o tema guia como a seleção dos entrevistados, pode mudar. A análise deve ser integrada ao processo da realização das entrevistas.
Em seguida serão dadas algumas ações a serem realizadas com os respectivos grupos ou alunos responsáveis pela entrevista, não significando que elas devam ter uma sequência linear:

1. Prepare o TEMA GUIA;

2. Selecione o método da entrevista: individual, grupal ou uma combinação dos dois;

3. Prepare uma estratégia para a seleção dos entrevistados;

4. Realize as entrevistas;

5. Transcreva as entrevistas;

6. Analise o conteúdo das entrevistas.
Caso as entrevistas sejam gravadas e depois transcritas, o trabalho linguístico poderá estar focalizado nas diferenças entre as modalidades orais e escrita da linguagem e no processo de transposição de uma modalidade para outra, o que envolve, principalmente, uma reflexão sobre modos distintos de coesão, de coerência e de contextualização nas mesmas modalidades. Por meio da entrevista, ainda é possível trabalhar com diferentes tipos de discurso, principalmente o direto e o indireto, no momento de decidir a forma de apresentação para o público escolhido. Para se ter uma noção mais clara das diferentes possibilidades de articulação desses textos, é interessante que se analisem as entrevistas que aparecem em revistas ou jornais.
Após este trabalho de reflexão e de organização da linguagem, os conteúdos servirão de base para análise ao retornarem aos campos de conhecimento que promoveram esta forma de acesso às informações.

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