O Dia
Nacional da Alfabetização foi criado em 1966 para estimular reflexões e
práticas em educação que envolvam a alfabetização! Já foi comprovado que a
criança que se alfabetiza no 1º ano do Ensino Fundamental tem muito mais
chances de sucesso em sua vida escolar! O dia 14 de novembro foi escolhido por
ser a mesma data de criação do antigo Ministério da educação e Saúde Pública,
em que uma das metas era promover o ensino primário e combater o analfabetismo
no país.
Segundo a
Constituição Brasileira, no artigo 205:
“A educação, direito de todos e dever do Estado e
da família, será promovida e incentivada com a colaboração da
sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o
exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
Não há desenvolvimento econômico e social sem
educação: pesquisas mostram que a alfabetização constitui motor para a expansão
econômica.
Existem diversos métodos para alfabetizar crianças,
jovens e adultos. No Brasil, os mais utilizados são o método global e métodos
tradicionais, como o alfabético-silábico e o fônico. Por outro lado,
muitos alfabetizadores brasileiros, das redes pública ou privada, preferem a
teoria do construtivismo como base para a alfabetização. Qual o melhor
caminho para ensinar a ler e escrever?
Escolher um ou outro é uma opção cujo grau de
dificuldade aumenta principalmente quando se depara com a enorme
diversidade socioeconômica e cultural de um país como o Brasil.
Com as constantes mudanças na
sociedade, com o fenômeno da globalização, das tecnologias da
informação e da comunicação, os currículos escolares necessitam
de revisão e atualização para refletirem as necessidades reais dos estudantes,
de forma a viabilizar um aprendizado adequado a cada realidade.
VALE LEMBRAR!
Atualmente
foco na importância da Educação Infantil para o bom andamento do processo de
alfabetização no Ensino fundamental. É obrigação do professor da Educação
Infantil, incentivar o desenvolvimento de comportamentos leitores antes mesmo
de a turma aprender formalmente a ler. Desde o berçário devemos incentivar a
leitura, falar sobre os livros, fazer comentários sobre o que foi lido,escrever
pequenos textos!
A
Alfabetização acontece de forma natural, às crianças aprendem a ler, lendo e a
escrever, escrevendo!
Claro que esse trabalho feito em uma sociedade letrada se
torna mais fácil, digo isso pensando nas crianças que têm em casa o bom exemplo
dos benefícios da leitura! Já os que não vivem cercados de "letras"
precisam (e muito) da ajuda da escola. O professor acaba sendo o único
transmissor do prazer pela leitura, é ele que vai levar seu aluno de origem
mais humilde, sem livros em casa, com pais analfabetos a perceber a importância
da leitura! Já vivenciei momentos de grande emoção ao ver pequenos leitores
incentivando a leitura dos seus pais!
Quando o professor de Educação Infantil, valoriza e estimula
a leitura de seus alunos, sem se preocupar em separar textos fáceis só porque
eles ainda não sabem ler, eles já estão sendo estimulados! Ler e escrever se
torna um desafio delicioso, todos ficam entretidos querendo descobrir o que
está escrito! Saber que algo que falamos pode ser escrito é um grande passo
para a alfabetização, acompanhar a leitura de textos que sabem de cor (músicas,
parlendas e poesias) fazem com que o contato com a leitura se torne real e cada
criança pode se colocar no papel de leitor, mesmo sem saber ler!
Nenhum comentário:
Postar um comentário