segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Símbolos nacionais e seus significados

No dia 1° de setembro de 1971 os símbolos nacionais do Brasil foram estabelecidos de acordo com a Lei 5.700, que determina todas as regras, como tamanho, cores, formatos e etc. Eles exercem papéis importantes em cerimônias e documentos oficiais, festas e comemorações que envolvem a presença da sociedade. O dia 18 de setembro foi a data escolhida para comemorar o “Dia dos Símbolos Nacionais”. Vamos conhecê-los:







Armas Nacionais
Conhecido também como Brasão Nacional é usado nos edifícios dos três poderes: executivo, legislativo e judiciário; nos documentos federais, quartéis militares e policiais. Criado no dia 19 novembro de 1889, simboliza o esplendor e a excelência do Brasil.


Selo Nacional
Possui formato de circulo, é composto por uma esfera de estrelas e em volta está escrito: República Federativa do Brasil. É utilizado na autenticação de diversos documentos, como diplomas e escritos oficias, simbolizando o reconhecimento do governo no conteúdo dos documentos.


Hino Nacional
A letra é uma composição de Joaquim Osório Duque Estrada e música de Francisco Manuel da Silva, normalmente é executado em todas as cerimônias solenes, comemorações que envolvem a cultura, o esporte e aquelas oficiais do Governo. É entoado juntamente com a presença da Bandeira Nacional, simbolizando o respeito que devemos ter pela nação.


Bandeira Nacional
É formada pelo retângulo verde, que significa as matas e as florestas; um losango amarelo, que representa o ouro; círculo azul, que significa o céu repleto de estrelas e ao centro deste círculo a frase: “Ordem e Progresso”. As vinte e sete estrelas representam os vinte e seis estados do Brasil mais o Distrito Federal.

Esses são os símbolos nacionais brasileiros que contribuíram para a formação da nossa nação, e deve ser respeitado por todos os brasileiros.



Um comentário: