segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

TRABALHO COM SUCATA NO ENSINO FUNDAMENTAL

              A pré-adolescência é uma fase de muita energia física, que se reflete no trabalho da criança: ela agora consegue desenvolver projetos mais sofisticados, manuseando materiais mais elaboradamente. Nem tudo a satisfaz. Torna-se mais exigente quanto aos resultados. Se uma tinta descasca, fica insatisfeita e vai em busca de outros recursos. Se não conseguir juntar dois tipos de madeira, vai investigar as causas do insucesso, trocar os pregos etc.
            Nessa idade os objetos\brinquedos são contruidos para serem usados, coletiva ou individualmente. A criança torna-se mais criteriosa, simultaneamente adquire um habilidade manual mais desenvolvida. É capaz de realizar construções em diversas etapas, idealizando um acabamento final.
            Em atividade com crianças, na construção  de objetos criados a partir de sucata, apesar de se tratar de realidades especificas, sua essencia é a mesma, ampliar o repertório de pesquisa das crianças, recuperando espaço lúdico, estimulando a construção com sucata como meio expressivo, valorizando o caráter lúdico e experimental através das brincadeiras.
            Algumas escolas não têm recursos para oferecer aos alunos para brincarem, por isso eles podem ser feitos de sucata, garrafas de refrigerante, revista, jornal, latas, entre outros.
            A sucata pode e deve ser reaproveitada com criatividade na construção de brinquedos, jogos e materiais pedagógicos para serem trabalhados em aula. Deve-se fazer uma reflexão junto aos alunos, sobre a redução dos resíduos e a proteção dos recursos naturais, contribuindo, de forma lúdica, para uma aprendizagem significativa e para a adoção de práticas mais cidadãs.

OBJETIVOS:

·       Esclarecer os conceitos de “Redução”, “Reutilização” e “Reciclagem”;
·       Demonstrar a importância do reaproveitamento das embalagens de produtos industrializados;
·       Transformar o “lixo” urbano em brinquedos de forma simples e criativa;
·       Promover uma orientação segura quanto ao uso da criatividade e adaptação de materiais úteis ao ensino de ciências e educação ambiental;
·       Incentivar a criatividade;
·       Desenvolver habilidades na construção e/ou montagens de materiais e/ou aparelhos;
·       Promover a utilização livre e ampla da inteligência, do bom senso e da responsabilidade na execução de atividades mentais e práticas;
·       Desenvolver o raciocínio matemático para determinação de volumes e/ou medidas no material convencional.

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