sábado, 30 de junho de 2012

FATOS IMPORTANTES MUNDIAIS



146 até o Ano VI a.C.

146 - Fim das Guerras Púnicas e consolidação de Roma sobre o Mediterrâneo ocidental (guerra)
    - Budismo se espalha pelo sudeste asiático (religião)
133 - Caio e Tibério Graco iniciam reformas em Roma (política)
73 - Spartacus lidera revolta de escravos contra Roma (conflito)
63 - Liderados por Pompeu, romanos dominam a Síria e a Palestina (guerra)
45 - César torna-se ditador romano (política)
44 - César é assassinado (política)
31 - Antônio e Cleópatra se suicidam (política)
   - Otaviano torna-se o único governador de Roma (política)
27 - Otaviano aceita o título de Augusto, marcando o início do Império Romano (política)
19 - Romanos conquistam a Península Ibérica e criam três províncias, entre elas a Lusitânia, atual Portugal (colonização)
6 - Nasce Jesus de Nazaré (religião)

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Olimpíadas 2012 em Londres

MODALIDADES ESPORTIVAS


tiro desportivo
É uma modalidade desportiva que envolve teste de precisão e velocidade no manejo de uma arma de fogo ou de ar comprimido. A prática dessa modalidade requer treinamento e disciplina. É indispensável o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) como óculos e protetor auricular.
Todas as normas são reguladas pela ISSF (International Shooting Sport Federation) organismo internacional sediado na Alemanha
O tiro com arco não é considerado dentro deste desporto e é regulado por uma federação própria, a FITA.
O número de provas de tiro ao alvo já variou bastante ao longo dos jogos. Foram 21 modalidades em 1920 e apenas duas em 1932. Nenhuma foi disputada em 1928.
Três provas para as mulheres foram introduzidas em 1984. Antes disso, elas disputaram pela primeira vez em 1968, mas em competições masculinas. A mexicana Nuria Ortiz foi a pioneira e terminou em 13º lugar na prova de skeet. A primeira mulher a ganhar uma medalha no tiro chamava-se Margaret Murdock, em 1976, com carabina de três posições.
O tenente do exército brasileiro Guilherme Paraense foi o primeiro esportista do país a ganhar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, feito conseguido nos Jogos de Antuérpia 1920, na modalidade tiro rápido. Durval Guimarães representou o Brasil em cinco olimpíadas consecutivas.
Nos jogos de 1976, o atleta Paul Cerutti foi desclassificado das provas de tiro por estar dopado. O mais curioso é que ele tinha terminado em 43º lugar entre 44 competidores.

tiro com arco
Prática de utilizar um arco e flechas para atingir um alvo, surgiu como atividade de caça e guerra nos primórdios da civilização, com indícios de sua prática ainda na pré-história. A introdução de armas de fogo retirou do arco e flecha sua função bélica, levando-o a um declínio em sua popularidade.
A partir dos séculos XVI e XVII, entretanto, a prática passou a ser cada vez mais tratada como desporto, com torneios semelhantes aos atuais surgindo notadamente na Inglaterra. O mais antigo torneio de tiro com arco registrado, o Scorton Arrow, foi disputado em 1673. em Yorkshire.
O tiro com arco foi introduzido nos Jogos Olímpicos modernos em 1900, sendo disputado até 1920. A discrepância entre as regras aplicadas nos diferentes países fez com que a modalidade ficasse ausente do evento por várias décadas. A partir de 1972, em Munique, com a adoção das regras da Federação Internacional de Tiro com Arco, (FITA), por um número suficiente de países, o tiro com arco voltou à condição de desporto olímpico, a qual mantém até hoje.
No tiro com arco moderno são utilizados principalmente dois tipos de arco: o recurvo e o composto. Há também uma enorme variedade de arcos de origens étnicas, entre os quais inclui-se o longbow. São frequentemente feitos à mão, com materiais não industrializados e contam com competições específicas.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

VISITA ECOLÓGICA AO CINTURÃO VERDE - BRASKEM MACEIÓ - ALAGOAS

7.º ANO 'A' DA ESCOLA MUNICIPAL JUDITH PAIVA 
RIO LARGO - ALAGOAS



O PROFESSOR E SEUS ALUNOS

ALUNOS NA ENTRADA DA TRILHA

PREPARAÇÃO PARA OS CONHECIMENTOS

O GUIA PASSANDO INFORMAÇÕES AOS ALUNOS

OS ALUNOS OBSERVANDO, OUVINDO E 
REGISTRANDO AS INFORMAÇÕES

SEGUINDO AS TRILHAS DE INFORMAÇÕES

FINALIZANDO NO VIVEIRO DE PLANTAS

" FOI UMA EXPERIÊNCIA MUITO BOA, POIS OS ALUNOS VIVENCIARAM 
UMA RESERVA ECOLÓGICA DA BIOSFERA" PROF.º Manoel Francisco

quinta-feira, 28 de junho de 2012

SÍMBOLOS DE RIO LARGO

BANDEIRA


BRASÃO



HINO


Hino do município de Rio Largo
Letra por Geraldo Geremias do Nascimento
Melodia por Geraldo Geremias do Nascimento


Rio Largo imponente se eleva
Com seu povo varonil
Teu progresso eleva sua terra
De Alagoas e do Brasil

(ESTROFES)

Tua origem de simples engenho
A lugarejo com anos passou
Hoje é cidade onde todos se empenham
A lutar pela paz e pelo amor

O Mundaú caudaloso margeia
Rio Largo com seus canaviais
Rega árvores onde os pássaros gorjeiam
Cantos de gratidão e de paz

Esta estrada de ferro que leva
Esse povo e sua produção
Açúcar, álcool, petróleo novo.
Que engrandece a nossa nação

Tuas usinas orgulham nossa gente
Clotilde e Central Leão
Rio Largo está sempre na frente
Na paz, saúde e educação.

Trabalhando RIO LARGO - 97 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA na escola


Orientação para o professor

COLOCAR EM DISCUSSÃO ALGUMAS PERGUNTAS COMO:

Ü  Quando o seu município foi criado?
Ü  Ele era distrito de algum outro município? Qual?
Ü  Qual o ano de criação, promulgação da Lei orgânica do município?
Ü  Qual a origem do nome do município?
Ü  Identificar as personalidades importantes da formação do município!
Ü  Quando e como Rio Largo recebeu a categoria de cidade?
Ü  Quais os símbolos do nosso município?
Ü  Quem foram os nossos prefeitos e qual a atual?
Ü  Como o nosso município está localizado em relação Região/Estado?
Ü  Qual o tipo de relevo, solo, clima, vegetação e hidrografia?
Ü  Qual a população atual do nosso município?
Ü  Quais os tipos de economia do nosso município?
Ü  Quais os tipos de transportes do município?
Ü  Quais as datas comemorativas mais importantes de Rio Largo?
Ü  Quais as principais secretarias e quem representam cada uma?
Ü  Quais os benefícios que cada secretaria tem para o município?
Ü  E o nosso rio Mundaú? Que importância ele tem?
Ü  Quem foram os ilustres que fizeram a história de Rio Largo?
Ü  Como era Rio Largo Ontem e Hoje?


Trabalhar:
î  Leitura e questionamento escrito e oral;
î  Produção de texto;
î  Desenho de mapa e símbolos de Rio Largo;
î  Confecção de cartaz, maquete e revista em quadrinhos;
î  Atividade com loteria pedagógica, cruzadinha, caça-palavra, acróstico, paródia, poema etc.

RIO LARGO



97 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

A primeira sede do Município de Rio Largo foi Santa Luzia do norte. Diz-se que Jerônimo de Albuquerque, irmão de D. Brites, foi quem primeiro pisou o solo do Município,  O nome Rio Largo se originou de um engenho de açúcar, existente no local onde o rio Mundaú apresenta mais largura. No começo, o engenho pertencia à descendente dos Calheiros de Melo. A Lei n.º 696, de 13 de julho de 1915, transferiu a sede para Rio Largo, que recebeu a categoria de Cidade.
O Município de Rio Largo acha-se situado na parte Leste do Estado de Alagoas, na Zona fisiográfica do Litoral. Limitando-se com os seguintes municípios:- ao Norte - Messias e Murici- ao Sul - Satuba e Pilar- ao Leste - Maceió- ao Oeste – Atalaia.
O Município de Rio Largo abrange uma área de 213 Km2, em que se situam um único distrito e o povoado de Tabuleiro do Pinto. A sede Municipal dista, em linha reta apenas 22 Km, da Capital do Estado, estando numa altitude de 45m. A população atual do Município de Rio Largo é de 68.512. (Censo 2010-www.ibge.gov.br).
O curso hidrográfico de destaque máximo é o rio Mundaú, que banha o Município no sentido Norte-Sul, numa extensão de, aproximadamente, 20 km2, desde os limites com o município de Murici até Satuba. O Mundaú nasce na Fazenda Araça, em Caetés – Pernambuco, próximo a Garanhuns. Os seus afluentes são constituídos, em sua maioria, por riachos, como Timbó, Pau-Amarelo, Cumbe, Utinguinha, Macacos e Carrapatinha, pela margem esquerda. Na margem direita distinguem-se: o Satuba com características de rio, o Barbosa e o Gongó. As suas margens são exploradas, em escala mínima, para o plantio de lavoura de subsistência, a qual não oferece maior destaque.
Em seu relevo encontramos a formação do planalto, cumpre destacar o Tabuleiro do Pinto, com altitude aproximada de 110m. O clima apresenta-se tropicalizado, úmido, herdando as influências litorâneas, sendo "quente-úmido" no verão e "frio-úmido" no inverno. O Solo predominante é dos tipos sílico-argiloso ou  arenoso. A vegetação nativa é a do "Capoeirão", ou seja o tipo vegetal que habita em área ocupada pela "Mata". Este "Capoeirão" se identifica por formações vegetais altas e grossas, que apresentam clarões descobertos.
Na agricultura encontramos em maior destaque a cana de açúcar e alguns tipos vegetais existentes no município, como - côco da baia, mandioca, frutas (banana, manga, laranja etc.). Na pecuária encontramos os bovinos, suínos, caprinos e aves diversas. Em termos de recursos minerais, o Município é considerado pobre, sendo constatados, apenas, afloramentos de granitos e ganisses, que possibilitam a exploração de algumas pedreiras, temos a pesca que somente se efetua, para consumo próprio, por parte das populações ribeirinhas.
As festividades de Rio Largo são muito concorridas, destacando-se o tradicional carnaval com desfiles de blocos, as festas juninas com forró ao ar livre, a festa da emancipação política (13 de julho), a festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição (08 a 13 de dezembro) e as festa natalinas, com a participação de folguedos populares como pastoril, reisado e chegança.
Os cartões postais da cidade podem ser vistos do Alto da Cachoeira (rio Mundaú) e na Avenida Santos Dumont (vista parcial da cidade).

Olimpíadas 2012 em Londres

MODALIDADES ESPORTIVAS

Saltos ornamentais 
São os nomes dados ao conjunto de habilidades que envolve saltar de uma plataforma elevada ou trampolim em direção à água, executando movimentos estéticos durante a queda. É considerado um esporte de técnica plástica e flexível. Oriundo de um movimento natural do ser humano, o ato de saltar, o esporte limita as possibilidades a uma plataforma de dez metros de altura, tendo seis quesitos avaliados.
Seu principal aparelho é o trampolim, onde seus praticantes realizam seus treinamentos, que requer do saltador a destreza para utilizá-lo. Durante as competições, em virtude da complexidade de avaliação, vários árbitros são convidados a participar do julgamento, calcado em cinco etapas. Em matéria de movimentos, os saltadores contam com um vasto número de realizações, todos dentro das quatro posições básicas, além das entradas, feitas de frente, de costas, ou em giro, de ponta cabeça ou de pé. Como esporte misto, conta com três provas. Seus praticantes, chamados de saltadores ornamentais, precisam ter habilidades como força e flexibilidade, além de desenvolverem características como audácia, coragem, perseverança, autoconfiança e concentração.
Surgido como forma de divertimento na Grécia Antiga, atingiu status de esporte no século XX, ao entrar para a Federação Internacional de Natação e compor o cronograma dos Jogos Olímpicos de 1904.
A história dos saltos ornamentais tem origem na Grécia Antiga, praticada pelas comunidades litorâneas cujos habitantes pulavam de rochedos, mergulhando para o fundo das águas. Naquela época, apenas entrar no mar para banhar-se não era mais divertimento. Era preciso emoção, barulho, mudança na forma calma de sempre. Para isso, começaram a se jogar, mergulhar, ir até o fundo, subir em pedras e barrancos na busca de uma plataforma, chegar até as galhadas das árvores para se impulsionar ainda mais alto, e assim tornar o simples ato de entrar na água uma diversão de fato. Recreativa, supõe-se que, sob a luz dos indíciosarqueológicos, esta brincadeira passou a ser preparatória quando migrou para o norte da Europa, no século XVII, ao que suecos e alemães passaram a utilizar desta prática para treinar a ginástica, já que em ambos os países este esporte era bastante popular tanto como forma de expressão, quanto como preparação militar. Durante os verões europeus, a aparelhagem dos ginastas era transportada à praia e montada em altas plataformas ou píeres, visando a realização de seus movimentos acima da água. Entre os aparelhos utilizados o mais importante foi o trampolim, que impulsionava os atletas ao salto, não somente à queda.
Aos poucos, o que era apenas um exercício de ginástica começou a se tornar verdadeiramente um esporte, que teve, em 1871, a primeira competição documentada realizada: um torneio no qual os atletas saltavam de uma ponte, na cidade de LondresInglaterra. Foi lá que, no século XIX, o esporte ganhou o padrão moderno de disputas, tendo como precursoras das competições regulamentadas, as provas em lagos turvos cheios de bandos de patos. Como consequências desse início despreparado, os saltadores, que nem sempre conheciam a profundidade das águas, por vezes traziam lixo depositado no fundo ou semachucavam gravemente. Adiante, durante os verões desse mesmo século, os ginastas suecos e alemães passaram a apresentar seus saltos e acrobacias nas águas rasas do mar sob o olhar atento das plateias, que apreciavam a chamada ginástica ornamental. Ao redor da Europa, as primeiras disputas foram em provas de plataforma. Levado aos Estados Unidos já em forma de esporte, começou a ser realizado no trampolim.
Em 1901, foi fundada a Associação Amadora de Saltos, o que deu definitivamente um caráter esportivo à brincadeira do passado. Com regras internacionais descritas pelos países fundadores da Federação Internacional de Natação (chamada FINA), a prova de saltos foi incluída nos Jogos Olímpicos de Saint Louis, no ano de 1904.