Essa atividade, além de ser uma brincadeira
divertida que lembra um pouco a “dança das cadeiras”, tem por objetivo permitir
aos participantes uma reflexão a respeito do equilíbrio natural dos
ecossistemas e dos principais fatores que podem causar o seu desequilíbrio.
Os participantes devem ficar posicionados em 2
filas com o mesmo número de participantes, de frente uma para a outra, mas
afastadas cerca de 10 metros cada uma. Uma das filas representa o ambiente
(ecossistema floresta tropical, por exemplo), e a outra fila representa os
animais que fazem parte desse bioma.
O monitor, então, apresenta os 3 gestos que cada
participante fará durante a brincadeira:
a) abrigo: os participantes devem erguer os dois
braços, formando uma representação de telhado sobre a cabeça;
b) alimento: as duas mãos devem ficar sobre o
estômago, como se a pessoa estivesse com fome;
c) água: as duas mãos devem ficar em concha, sobre
a boca, como se a pessoa estivesse tomando água.
Os participantes da fila do ambiente estarão
proporcionando cada uma dessas coisas aos animais; e estes estarão procurando
esses mesmos elementos no ambiente.
As filas se colocarão de costas para o centro e, ao
sinal do monitor, cada participante, em ambas as filas, faz o gesto que
escolher, se virando ao mesmo tempo para o centro.
Cada participante da “fila dos animais” deve correr
imediatamente para o participante da “fila do ambiente” que estiver com o mesmo
gesto que o seu (a fila do ambiente não se move), sendo que cada elemento do
ambiente só pode suportar um animal de cada vez.
Os participantes não podem mudar os gestos
escolhidos inicialmente e, portanto, quem não achar um participante com o gesto
igual ao seu, sai da atividade.
O monitor pode repetir a atividade quantas vezes
achar necessário, mas deverá, em algumas rodadas, introduzir desequilíbrios ao
meio. Por exemplo: incêndio na floresta, desmatamento, etc. Esse desequilíbrio
fará com que algum dos elementos seja eliminado do ambiente, mas a fila dos
animais não pode saber.
Quando estes forem buscar aquele elemento no ambiente,
portanto, “morrem”.
Ao final, o monitor deve grupalizar a experiência,
reforçando conteúdos sobre conservação da biodiversidade, diminuição ou
extinção de uma população de animais ou plantas, oferta e demanda de recursos,
etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário