Público alvo: Do 1º ao 9º Ano do
Ensino Fundamental
Como modificar hábitos, costumes e valores em relação ao consumo e
descarte do lixo, para melhorar o local em que se vive, a começar pela Escola e
também preservar o Meio Ambiente?
Desenvolvendo a Problematização:
O que sabemos?
* Sabemos que a produção de lixo nas Escolas e seu entorno é muito
grande e que dentro das Escolas, os alunos jogam embalagens, cascas de frutas
ou papéis em qualquer lugar.
* Poderemos utilizar este tema, A Reciclagem, para os que alunos através de
atividades, oficinas, pesquisas, discussões e debates percebam a necessidade de
mudanças de hábitos, costumes e valores quanto ao modo de consumo e de descarte do lixo para que o Meio Ambiente seja preservado
e ainda que evoluam em sua oralidade, leitura e escrita e produção de textos.
* Televisão e aparelho de DVD, para assistir a vídeos sobre o assunto em pauta.
* Datashow para exibir slides e também vídeos sobre o assunto em pauta. E para
demonstrar na Culminância do Projeto o que aprenderam no decorrer do Projeto.
* Câmera Fotográfica e Filmadora, para fotografar e filmar as várias etapas do
desenvolvimento do Projeto, inclusive a Culminância.
* Câmera Fotográfica para fotografar e fazer slides, para alunos e professores
observarem as etapas do trabalho e depois montar estratégias para melhorá-las.
Perguntas para os alunos
> Qual o destino do lixo na zona urbana?
> O que vocês têm assistido, escutado ou lido sobre problemas ocorridos com
Aterros Sanitários?
> O que poderemos modificar na Escola e seu entorno quanto à produção e
descarte do lixo?
> O que é Coleta Seletiva?
> O que é Compostagem?
> O que vocês sabem sobre a Reciclagem?
> Quais os materiais que podem ser reciclados?
> Quais os materiais que não podem ser reciclados?Quais as vantagens da
reciclagem para O Meio Ambiente?
Justifica-se trabalhar com o Projeto POR UMA QUALIDADE DE VIDA MELHOR, que tem como
tema: A Reciclagem, porque a produção de lixo nas escolas e seu entorno é muito
grande. Dentro das Escolas, os alunos jogam embalagens, cascas de frutas ou
papéis em qualquer lugar. O destino do lixo produzido diariamente pelas pessoas
é um problema global, sendo uma questão até mesmo de sobrevivência, por isto é
necessário que haja urgentemente uma mudança de hábitos, costumes e valores
quanto ao modo de consumo e de descarte para que o Meio Ambiente seja
preservado. Utilizaremos o tema A Reciclagem, em nossas aulas, porque reciclar
é uma forma de reaproveitar matérias-primas, evitando que elas sejam retiradas
da natureza, diminuindo também o lixo nos Aterros Sanitários. O trabalho será feito de forma interdisciplinar, contemplando todas as áreas do
conhecimento. Também serão utilizados no Projeto os temas transversais: Saúde e
Meio Ambiente além do tema transversal principal que é o Lixo e a Reciclagem.
Objetivo Geral:
Proporcionar às crianças através de atividades, oficinas, pesquisas,
discussões e debates, conhecimentos que permitam a elas se perceberem como
agentes construtores da história pessoal e da sua comunidade, compreendendo a
importância do saneamento básico e do tratamento do lixo para a saúde das
pessoas e para a preservação e equilíbrio do Meio Ambiente e ainda que o
contato e o uso dos recursos tecnológicos os auxiliem no processo de seu
aprendizado.
Objetivos Específicos:
* Compreender a poluição dos ambientes como desequilíbrio ambiental
provocado pelo homem que transforma o ambiente natural.
* Participar de grupos de discussão para defender o homem e a natureza, com
argumentos e pontos de vista.
* Investigar as condições do lugar em que vive, o saneamento básico e o
tratamento do lixo.
* Identificar a existência de diferentes formas de preservação ambiental,
aplicando-as diariamente.
* Produzir textos orais ou escritos, a partir de tema proposto.
* Realizar leitura do texto, identificando e localizando informações em textos
de diferentes gêneros.
* Organizar dados de uma situação problema em tabelas ou gráficos de barras ou
colunas.
* Perceber-se como agente construtor da história pessoal e da sua comunidade.
Conteúdos Conceituais
Língua Portuguesa:
Oralidade:
* exposição de ideias
* argumentação
Leitura:
* Leitura de textos diversos, relativos aos assuntos, em livros, revistas,
jornais, etc.
* Produção de textos variados:
(relatórios, listas, panfletos, cartazes, poemas, acrósticos, murais, etc.)
Matemática:
* Trabalhar problemas, gráficos e tabelas que envolvam dados relativos ao
assunto.
Geografia:
O Lugar e a Paisagem
* Ocupação da zona urbana de forma desorganizada e falta de infra-estrutura
adequada.
História:
* Pesquisar sobre fatos onde a produção de Lixo e sua coleta de forma
desorganizada tenha prejudicado as pessoas da zuna urbana .
* Valorizar as ações de cada um como contribuição para a vida da sociedade.
Ciências:
* Pesquisas sobre os problemas do lixo e como fazer a reciclagem.
* Cuidados com a saúde
Artes:
* Produção de maquetes, cartazes, murais, desenhos e pintura de gravuras
sobre o assunto e objetos feitos com material reciclado.
Projeto interdisciplinar constando das seguintes etapas:
* Sensibilização
* Coleta de material
* Coleta de material
* Levantamento do conhecimento prévio dos alunos
* Fazer a divisão das tarefas de forma organizada para trabalhos em grupo
* Construir uma ficha, com os alunos, para anotarem suas observações
* Discussões e debates
* Ouvir músicas relativas ao assunto.
* Trabalhar as letras das músicas relativas ao assunto
* Trabalhar textos relativos ao assunto.
* Produzir textos relativos ao assunto.
* Trabalhar situações problema em tabelas ou gráficos de barras ou colunas.
* Pesquisas sobre consumo e descarte do lixo e Coleta Seletiva e a Compostagem
* Oficinas de desenhos, pinturas, sucatas e maquetes
* Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao
processo de aprendizado
* Relatórios de conclusão
* Portfólio das atividades e ações
* Socialização do Projeto.
Socialização:
* Serão feitos pequenos
stands, no pátio da escola, um para cada equipe, para serem expostos os
trabalhos de desenhos, pinturas, sucatas e maquetes produzidos pelos alunos nas
oficinas e os Portfólios das atividades que forem trabalhadas pelas turmas.
* Serão expostos nas paredes, para socialização de todas as turmas, os cartazes
e murais criados pelos alunos.
* Demonstrar na Culminância para os visitantes de outras salas e pessoas da
comunidade, o que aprenderam no decorrer do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário