Essa
atividade tem como objetivo promover a reflexão sobre a problemática da
conservação de áreas naturais, trazendo, ao mesmo tempo, a percepção da
responsabilidade de cada um nessa tarefa. Além disso, estimula o trabalho
cooperativo, como deve ser em uma escola.
Veja como é fácil
aplicar:
Materiais necessários:
* Bexigas (2 para cada participante)
* Confetes
* Alfinetes
* Canetas coloridas tipo hidrocor
* Confetes
* Alfinetes
* Canetas coloridas tipo hidrocor
Forma de realização:
1. Distribua duas bexigas para cada participante;
2. Solicite que encham as bexigas;
3. Peça para
que cada pessoa escolha dois elementos da biodiversidade (árvore, flor, abelha,
cachorro-do-mato, lobo-guará, etc.) e escreva um nome em cada bexiga;
4. Solicite
2 voluntários para atuarem como “vilões” e 3 pessoas para serem os “guardiões
da biodiversidade”;
5. A função
dos “vilões” é tentar estourar as bexigas, munidos com os alfinetes, enquanto
os “guardiões da biodiversidade” devem tentar defendê-las dos ataques dos
“vilões”;
6. As
estratégias de defesa deverão ser acordadas previamente com o grupo. Não vale
empurrão ou qualquer tipo de atitude agressiva. A defesa deverá ser realizada
pela obstrução da passagem do “vilão”;
7. Os demais
participantes terão como tarefa jogar as bexigas (ou os elementos da
biodiversidade) para o ar, sem deixar que caiam no chão;
8. Os
“vilões” poderão estourar tanto as bexigas que estiverem no ar, sendo equilibradas
pelos participantes, como as que estiverem caídas no chão;
9. Os únicos
que podem recolocar as bexigas no jogo depois que estiverem caídas no chão são
os “guardiões da biodiversidade”;
10. Ao
final, o orientador deve fazer o levantamento do número de bexigas que foram
estouradas, comparando com o número de bexigas conservadas;
11. A
reflexão final que o orientador da atividade deverá fazer deve ser direcionada
à importância e ao papel da sociedade na conservação da biodiversidade. É fácil
cuidar dela? Quem são os “vilões”? Quem são os “guardiões da biodiversidade“?
Somente os “guardiões” tem a responsabilidade de zelar por ela?
12. O
orientador pode discorrer sobre as causas da degradação da biodiversidade e
discutir atitudes e comportamentos que cada pessoa pode ter para tentar
minimizar esses impactos.
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