sexta-feira, 10 de agosto de 2012

MODALIDADES DIDÁTICAS


Há alguns anos, alguns professores de didática organizaram o que denominaram de Modalidades Didáticas, numa tentativa de agrupar tipos de atividades que poderiam ser distribuídas numa semana ou quinzena de aula.

Olhar para essas modalidades pode auxiliar o(a) professor(a) a tornar seu planejamento e a rotina de trabalho com seus alunos mais proveitosos.

As modalidades didáticas são situações de trabalho conhecidas e praticadas em muitas salas de aula. Mesmo assim, surgem frequentemente algumas dúvidas a respeito do que é particular e específico em cada uma delas.

Esclarecer essas dúvidas pode ajudar o professor a ter maior autonomia em seus planejamentos. 

Para começar é preciso dizer que:

_ essas situações de trabalho não são novidade na prática pedagógica;
_ mesmo com nomes diferentes e aspectos que as diferenciam, essas formas são complementares.      

Vamos, então, conhecer essa classificação:

a - atividade permanente;
b - sequência didática;
c - projeto.

ATIVIDADE – SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
1.    Desenhar a partir da discussão de uma experiência vivida ou de textos lidos, um estudo do meio. 
2.    Escrever a continuação de uma história conhecida, uma biografia, um artigo de jornal. 
3.    Ler, escolher e memorizar, ensaiar um poema para dizê-lo para os colegas. 
4.    Participar de um debate sobre tema da atualidade previamente conhecido e estudado como responsável pela defesa de um ponto de vista; conversar sobre passeios realizados durante o fim de semana tendo que descrever espaços visitados.     
5.    Acompanhar a leitura de uma história realizada pelo professor ou participar de uma situação de leitura compartilhada como professor  e os colegas.     
6.    Acompanhar uma aula expositiva sobre o desenvolvimento e organização De cooperativas, sabendo que fornece informações importantes para o desenvolvimento da comunidade onde vive.            
7.    Assistir a um seminário ou painel que sintetiza um trabalho de pesquisa realizado por colegas, que contribui para estudos realizados em classe, pedindo esclarecimentos e anotando as relações que pode fazer com o que já sabe.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário