Há alguns anos, alguns professores de didática
organizaram o que denominaram de Modalidades Didáticas, numa tentativa de agrupar tipos de atividades que poderiam ser
distribuídas numa semana ou quinzena de aula.
Olhar para essas modalidades pode auxiliar o(a)
professor(a) a tornar seu planejamento e a rotina de trabalho com seus alunos
mais proveitosos.
As modalidades didáticas são situações de trabalho
conhecidas e praticadas em muitas salas de aula. Mesmo assim, surgem frequentemente
algumas dúvidas a respeito do que é particular e específico em cada uma delas.
Esclarecer essas dúvidas pode ajudar o professor a
ter maior autonomia em seus planejamentos.
Para começar é preciso dizer que:
_ essas
situações de trabalho não são novidade na prática pedagógica;
_ mesmo
com nomes diferentes e aspectos que as diferenciam, essas formas são
complementares.
Vamos, então, conhecer essa classificação:
a - atividade permanente;
b - sequência didática;
c - projeto.
ATIVIDADE – SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
1. Desenhar a partir da discussão de uma experiência vivida ou de textos
lidos, um estudo do meio.
2. Escrever a continuação de uma história conhecida, uma biografia, um
artigo de jornal.
3. Ler, escolher e memorizar,
ensaiar um poema para dizê-lo para os colegas.
4.
Participar de um debate sobre tema da atualidade previamente conhecido e estudado como
responsável pela defesa de um ponto de vista;
conversar sobre passeios realizados durante o fim de semana tendo que descrever espaços visitados.
5.
Acompanhar a leitura de uma história realizada pelo professor ou participar de uma
situação de leitura compartilhada como professor
e os colegas.
6.
Acompanhar uma
aula expositiva sobre o desenvolvimento e organização De cooperativas, sabendo que fornece informações importantes para o
desenvolvimento da comunidade onde vive.
7.
Assistir a um seminário ou painel que sintetiza um trabalho de pesquisa realizado por
colegas, que contribui para estudos realizados em classe, pedindo esclarecimentos e anotando as relações que pode fazer com o que já sabe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário