Encantos e desencantos
Séries: 1º e 9º Ano do Ensino Fundamental
“Como bom
alagoano
Sinto o
verde do oceano,
Bem dentro
da minha loa.
A Paulo
Afonso ilumina,
Pois é Deus
quem determina
A graça da
terra boa.
Nem mesmo o
Gogó da Ema
Supera com
a Salgema
O sururu da
lagoa”
João Leite Neto
Desenvolvendo a Problematização:
O que sabemos?
* Sabemos que o estado alagoano se destaca no cenário mundial pelas suas
belezas naturais, fazendo com que o estado receba turistas do Brasil e de
outros países, que atualmente vem enfrentado grandes problemas ambientais e uma
delas e a poluição de nossas praias e lagoas que afasta a maioria desses turistas.
* Poderemos utilizar este projeto, para que os alunos através de atividades,
oficinas, pesquisas, palestras e debates percebam a necessidade de mudanças de
hábitos, costumes e valores quanto ao modo de consumo e de descarte do lixo
para que o Meio Ambiente seja preservado e ainda que evoluam em sua oralidade,
leitura e escrita e produção de textos.
* Televisão e aparelho de DVD, para assistir a vídeos sobre o assunto em pauta.
* Datashow para exibir slides e também vídeos sobre o assunto em pauta. E para
demonstrar na Culminância do Projeto o que aprenderam no decorrer do Projeto.
* Câmera Fotográfica e Filmadora, para fotografar e filmar as várias etapas do
desenvolvimento do Projeto, inclusive a Culminância.
* Câmera Fotográfica para fotografar e fazer slides, para alunos e professores
observarem as etapas do trabalho e depois montar estratégias para melhorá-las.
Justificativa:
Partindo da leitura da poesia de João Leite Neto, falando das belezas
naturais de Alagoas, este projeto foi elaborado com a finalidade conhecer e
conscientizar nossos alunos dos impactos ambientais que nossas belezas naturais
vêm enfrentando no seu dia a dia. E com essa realidade, mostra-los como eles
deve contribuir fazendo o seu papel de cidadão consciente, atuando pelo bem esta da nossa sociedade alagoana.
Objetivo
Geral:
Proporcionar aos nossos alunos e comunidades através de atividades,
oficinas, pesquisas, palestras e debates, conhecimentos que permitam a elas se
perceberem como agentes construtores da história pessoal e da sua comunidade,
compreendendo a importância da preservação e equilíbrio do Meio Ambiente e
ainda que o contato e o uso dos recursos tecnológicos os auxiliem no processo
de seu aprendizado.
Objetivos Específicos:
* Compreender a poluição dos ambientes como desequilíbrio ambiental
provocado pelo homem que transforma o ambiente natural.
* Participar de grupos de discussão para defender o homem e a natureza, com
argumentos e pontos de vista.
* Investigar as condições do lugar em que vive, como nossas lagoas, praias e o
tratamento do lixo.
* Identificar a existência de diferentes formas de preservação ambiental,
aplicando-as diariamente.
Conteúdos
Conceituais
1.
Língua Portuguesa:
Escrita e leitura:
·
Produção de textos variados:
Poemas, acrósticos, paródias, panfletos, cruzadinha com a palavra ALAGOAS;
2.
Matemática:
·
Trabalhar problemas com tabelas de
preços de peixes e mariscos das lagoas Mundaú e Manguaba;
·
Elaborar gráficos com os peixes mais
consumidos em alagoas.
3.
Geografia:
·
Trabalhar a localização de Paulo
Afonso, relacionando as principais características geográficas;
·
Desenhar o mapa de Alagoas, identificando
os principais pontos turísticos.
4.
História:
·
Pesquisar sobre a empresa Salgema,
sua origem e a sua atuação em Alagoas;
·
Pesquisar sobre as ações ambientais
da nova empresa Braskem atuando agora em Alagoas.
5.
Ciências:
·
Pesquisar sobre a poluição de nossas praias
e lagoas e o tão famoso prato típico o sururu;
·
Fazer uma pesquisa sobre a usina
hidrelétrica de Paulo afonso.
6.
Artes:
·
Produção de cartazes, murais,
desenhos e pintura sobre o meio ambiente alagoano.
Metodologia:
Projeto interdisciplinar constando das seguintes etapas:
* Sensibilização
* Coleta de material
* Levantamento do conhecimento prévio dos alunos
* Fazer a divisão das tarefas de forma organizada para trabalhos em grupo
* Ouvir músicas relativas ao assunto.
* Trabalhar textos relativos ao assunto.
* Produzir textos relativos ao assunto.
* Trabalhar situações problema em tabelas ou gráficos de barras ou colunas.
* Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao
processo de aprendizado
* Relatórios de conclusão
* Portifólio das atividades e ações
* Culminância do Projeto.
AVALIAÇÃO: Será de forma processual e continuada no decorrer e ao
final de cada etapa e na finalização do projeto, onde será registrado cada desempenho
do aluno.
Culminância:
* Serão feitos pequenos stands,
no pátio da escola, um para cada equipe, para serem expostos os trabalhos de
desenhos, pinturas , sucatas e maquetes produzidos pelos alunos nas oficinas e
os Portifólios das atividades que forem trabalhadas pelas turmas.
* Serão expostos nas paredes, para socialização de todas as turmas, os cartazes
e murais criados pelos alunos.
* Demonstrar na Culminância para os visitantes de outras salas e pessoas da
comunidade, o que aprenderam no decorrer do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário