quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Projeto ALAGOAS


Encantos e desencantos

Séries: 1º e 9º Ano do Ensino Fundamental

“Como bom alagoano
Sinto o verde do oceano,
Bem dentro da minha loa.
A Paulo Afonso ilumina,
Pois é Deus quem determina
A graça da terra boa.
Nem mesmo o Gogó da Ema
Supera com a Salgema
O sururu da lagoa”
                                                        João Leite Neto 

Desenvolvendo a Problematização:

O que sabemos?
* Sabemos que o estado alagoano se destaca no cenário mundial pelas suas belezas naturais, fazendo com que o estado receba turistas do Brasil e de outros países, que atualmente vem enfrentado grandes problemas ambientais e uma delas e a poluição de nossas praias e lagoas que afasta a maioria desses turistas.
* Poderemos utilizar este projeto, para que os alunos através de atividades, oficinas, pesquisas, palestras e debates percebam a necessidade de mudanças de hábitos, costumes e valores quanto ao modo de consumo e de descarte do lixo para que o Meio Ambiente seja preservado e ainda que evoluam em sua oralidade, leitura e escrita e produção de textos.
* Televisão e aparelho de DVD, para assistir a vídeos sobre o assunto em pauta.
* Datashow para exibir slides e também vídeos sobre o assunto em pauta. E para demonstrar na Culminância do Projeto o que aprenderam no decorrer do Projeto.
* Câmera Fotográfica e Filmadora, para fotografar e filmar as várias etapas do desenvolvimento do Projeto, inclusive a Culminância.
* Câmera Fotográfica para fotografar e fazer slides, para alunos e professores observarem as etapas do trabalho e depois montar estratégias para melhorá-las.


Justificativa:
Partindo da leitura da poesia de João Leite Neto, falando das belezas naturais de Alagoas, este projeto foi elaborado com a finalidade conhecer e conscientizar nossos alunos dos impactos ambientais que nossas belezas naturais vêm enfrentando no seu dia a dia. E com essa realidade, mostra-los como eles deve contribuir fazendo o seu papel de cidadão consciente, atuando  pelo bem esta da nossa sociedade alagoana.

Objetivo Geral:

Proporcionar aos nossos alunos e comunidades através de atividades, oficinas, pesquisas, palestras e debates, conhecimentos que permitam a elas se perceberem como agentes construtores da história pessoal e da sua comunidade, compreendendo a importância da preservação e equilíbrio do Meio Ambiente e ainda que o contato e o uso dos recursos tecnológicos os auxiliem no processo de seu aprendizado.

Objetivos Específicos:

* Compreender a poluição dos ambientes como desequilíbrio ambiental provocado pelo homem que transforma o ambiente natural.
* Participar de grupos de discussão para defender o homem e a natureza, com argumentos e pontos de vista.
* Investigar as condições do lugar em que vive, como nossas lagoas, praias e o tratamento do lixo.
* Identificar a existência de diferentes formas de preservação ambiental, aplicando-as diariamente.


Conteúdos Conceituais

1.    Língua Portuguesa:
Escrita e leitura:

·         Produção de textos variados:
Poemas, acrósticos, paródias, panfletos, cruzadinha com a palavra ALAGOAS;

2.    Matemática:
·         Trabalhar problemas com tabelas de preços de peixes e mariscos das lagoas Mundaú e Manguaba;
·         Elaborar gráficos com os peixes mais consumidos em alagoas.
3.    Geografia:
·         Trabalhar a localização de Paulo Afonso, relacionando as principais características geográficas;
·         Desenhar o mapa de Alagoas, identificando os principais pontos turísticos.
4.    História:
·         Pesquisar sobre a empresa Salgema, sua origem e a sua atuação em Alagoas;
·         Pesquisar sobre as ações ambientais da nova empresa Braskem atuando agora em Alagoas.
5.    Ciências:
·         Pesquisar sobre a poluição de nossas praias e lagoas e o tão famoso prato típico o sururu;
·         Fazer uma pesquisa sobre a usina hidrelétrica de Paulo afonso.
6.    Artes:
·         Produção de cartazes, murais, desenhos e pintura sobre o meio ambiente alagoano.
Metodologia:
Projeto interdisciplinar constando das seguintes etapas:

* Sensibilização
* Coleta de material
* Levantamento do conhecimento prévio dos alunos
* Fazer a divisão das tarefas de forma organizada para trabalhos em grupo
* Ouvir músicas relativas ao assunto.
* Trabalhar textos relativos ao assunto.
* Produzir textos relativos ao assunto.
* Trabalhar situações problema em tabelas ou gráficos de barras ou colunas.
* Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado
* Relatórios de conclusão
* Portifólio das atividades e ações
* Culminância do Projeto.


AVALIAÇÃO: Será de forma processual e continuada no decorrer e ao final de cada etapa e na finalização do projeto, onde será registrado cada desempenho do aluno.

Culminância:
* Serão feitos pequenos stands, no pátio da escola, um para cada equipe, para serem expostos os trabalhos de desenhos, pinturas , sucatas e maquetes produzidos pelos alunos nas oficinas e os Portifólios das atividades que forem trabalhadas pelas turmas.
* Serão expostos nas paredes, para socialização de todas as turmas, os cartazes e murais criados pelos alunos.
* Demonstrar na Culminância para os visitantes de outras salas e pessoas da comunidade, o que aprenderam no decorrer do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário