quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A CRIAÇÃO DA ROTINA DE TRABALHO


Planejar a ação pedagógica colocando em jogo as diferentes modalidades de organização das atividades, permite um melhor estabelecimento das relações entre os conteúdos curriculares de aprendizagem e o tempo didático que o professor tem disponível.

Pode contribuir, também, para que o professor reflita sobre a sua forma de realizar o trabalho e descubra onde se sente mais competente trabalhando, com que instrumentos organizativos trabalham melhor, de que forma didática pode ser melhor professor e proporcionar melhores situações de aprendizagem para seus alunos.

O estabelecimento da diferenciação no tratamento didático dos conteúdos de ensino contribui para o desenvolvimento da prática dos professores.

_ a rotina garante o registro diário das experiências vividas; por vezes esse registro é feito individualmente, noutras, faz-se um registro coletivo.
_ as atividades de língua e matemática aparecem alternadamente, numa relação de equilíbrio.
_ há um equilíbrio, também, entre propostas de trabalho individual, em pequenos grupos e coletivo.
_ as áreas de Ciências, História e Geografia são abordadas nos projetos, cujos temas variam no decorrer do ano e a partir dos interesses e necessidades dos alunos.

A partir dos comentários acima, é necessário frisar que uma rotina adequada é aquela que responde ao ritmo, aos interesses e às necessidades dos alunos que compõem cada grupo. Nesse sentido, a cada nova turma, novo ano ou semestre o professor precisa recriar o tempo e o espaço da sala de aula, em função da demanda específica dessa nova condição. Importa, apenas, que haja na rotina um equilíbrio entre a diversidade e a constância.

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