Planejar a ação pedagógica colocando em jogo as
diferentes modalidades de organização das atividades, permite um melhor
estabelecimento das relações entre os conteúdos curriculares de aprendizagem e
o tempo didático que o professor tem disponível.
Pode contribuir, também, para que o professor
reflita sobre a sua forma de realizar o trabalho e descubra onde se sente mais
competente trabalhando, com que instrumentos organizativos trabalham melhor, de
que forma didática pode ser melhor professor e proporcionar melhores situações
de aprendizagem para seus alunos.
O estabelecimento da diferenciação no tratamento
didático dos conteúdos de ensino contribui para o desenvolvimento da prática
dos professores.
_ a
rotina garante o registro diário das experiências vividas; por vezes esse
registro é feito individualmente, noutras, faz-se um registro coletivo.
_ as
atividades de língua e matemática aparecem alternadamente, numa relação de
equilíbrio.
_ há
um equilíbrio, também, entre propostas de trabalho individual, em pequenos
grupos e coletivo.
_ as
áreas de Ciências, História e Geografia são abordadas nos projetos, cujos temas
variam no decorrer do ano e a partir dos interesses e necessidades dos alunos.
A partir dos comentários acima, é necessário
frisar que uma rotina adequada é aquela que responde ao ritmo, aos interesses e
às necessidades dos alunos que compõem cada grupo. Nesse sentido, a cada nova
turma, novo ano ou semestre o professor precisa recriar o tempo e o espaço da
sala de aula, em função da demanda específica dessa nova condição. Importa,
apenas, que haja na rotina um equilíbrio entre a diversidade e a constância.
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