sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

21 de dezembro - Dia do atleta


A vida das pessoas envolvidas com o esporte não é fácil; por isso elas mereceriam, no mínimo, uma data especial para serem lembradas.

E essa data no Brasil, acontece no dia 21 de Dezembro. É o Dia do Atleta. Instituído no país em 1961, pelo então presidente Jânio Quadros. Muita coisa no esporte mudou. Novas tecnologias, novas regras nas modalidades, o surgimento de novos ídolos esportivos. O que não mudou, foi a dedicação realizada por quem busca superar seus limites a todo instante. 
A palavra atleta vem do grego e significa uma pessoa que pratica esportes, ou que tem capacidade física (como força, resistência ou agilidade) acima da média. Na Antiguidade, atleta era aquele que combatia nos jogos solenes da Grécia e Roma. Atualmente, a palavra se refere principalmente à pessoa que pratica atletismo ou que participa dos Jogos Olímpicos.

As modalidades de atletismo são as corridas, os saltos e as provas de arremesso. Essas modalidades têm origem muito antiga. Dizem que os celtas inventaram o arremesso de peso, por exemplo. Mas hoje em dia, as esferas de metal usadas nesta modalidade pesam 16 libras (7,257 kg). Era exatamente o peso da bala dos canhões ingleses no começo do século 19! Os ingleses inventaram o arremesso de balas de canhão!

Os Jogos Olímpicos, que são realizados a cada quatro anos, reúnem os maiores atletas do mundo para competir. 

O Brasil tem grandes atletas. As ginastas brasileiras Daiane dos Santos e Daniele Hipólito, por exemplo, têm as melhores marcas do mundo em sua modalidade, a ginástica olímpica. Outros atletas brasileiros como os tenistas Gustavo Kuerten e Fernando Meligeni também estão entre os campeões. Sem dúvida, entre os atletas brasileiros mais conhecidos no mundo está o jogador de futebol Pelé. Ele foi eleito em 1980, por um júri formado pelos principais jornais e revistas do mundo, o atleta do século (do século 20, é claro).

Mas não é necessário ser como o rei Pelé para ser um atleta. Atleta amador é aquela pessoa que pratica esportes por prazer e não para competir profissionalmente. Atualmente o conceito de atleta é bem mais abrangente.

Não importa a sua idade, ou se você é do sexo masculino ou feminino ou se você é portador de deficiência física. Para cada pessoa existem modalidades esportivas compatíveis e divertidas.

Você é um atleta! Basta praticar atividade física, ter uma boa alimentação, dormir bem e cuidar com carinho da sua saúde. Dia 21 de dezembro é o seu dia. Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário