sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Dizer não também é um ato de amor


A educação dos filhos exige inúmeros cuidados e precauções, pois realmente a arte de educar não é simples. E por isso, que os pais devem sempre estar presentes convivendo lado a lado com cada etapa desta árdua, mas recompensadora educação, que é a dos filhos. Os ensinamentos, assim como os bons modos devem ser sim mostrados, e acima de tudo transmitidos aos filhos pelos seus pais.

Muitos dizem: “Antigamente os filhos não eram assim”, ou seja, elas comparam a educação de antes com os modos dos filhos nos dias atuais. E os limites também podem ser enquadrados neste meio, já que existem muitos pais que não sabem “impor” limites nos seus filhos. O que acaba ocasionando problemas, assim como o dizer “Não” aos filhos nas horas necessárias, que ao contrário do que muitas pessoas pensam, também é considerado um ato de amor.

Quando dizer não aos filhos?
Muitos pais por medo, ou outro motivo que possa “magoar” os filhos, principalmente quando estes são crianças, acabam fazendo suas vontades, e o “Não” quase nem é conhecido pelos filhos. Como, por exemplo, uma criança querer a todo custo um brinquedo novo sem necessidade, ou os filhos quererem comer um pacote inteiro de bolacha ou chocolates sozinhos, ou até mesmo “enfrentar” os pais por querer passar horas em frente à televisão e ao computador, e os pais por “medo” de deixar os filhos “tristes” acabam cedendo e não dizendo um “Não”, este que nestas situações são inteiramente aconselháveis e merecidos.

Pois, negar algo aos filhos não significa menos amor e carinho, muito pelo contrário, é ensinar aos pequenos os limites que a vida sempre irá nos colocar, seja por bem ou por mal. E, com isso ensinando a eles desde pequenos o que é certo e o que é errado, evitando que eles sofram futuramente pela imaturidade ou falta de limites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário