domingo, 2 de dezembro de 2012

Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha?


Já não é de hoje que a pergunta “Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha”, é um enigma para todos. Se a resposta é a galinha, perguntam: “e o ovo de onde veio”? Se a resposta é o ovo, perguntam: “quem botou o ovo”? Todos sabem que a galinha põe o ovo e que do ovo nasce a galinha. É uma pergunta desafiante mesmo para os mais avisados. Mas, a teorias evolucionista e a  criacionista, procuram cada uma de seu lado, responder e elucidar esse mistério.

Evolucionistas
Pela teoria Evolucionista, o processo de evolução das espécies chegou ao ponto que os primeiros animais nasciam de ovos e após diversas mutações viessem a surgir as conhecidas galinhas. Desse modo, se os animais vieram em determinado momento dos ovos, bem como o que viria a acontecer com as galinhas, o ovo nasceu primeiro.

Criacionistas
Como todos os animais nasceram da Criação Divina, tudo leva a crer que a galinha, sendo um animal da classe dos ovíparos, já veio com a capacidade de por ovos. Dessa forma a galinha nasceu primeiro que o ovo.

A ciência hoje
Conforme pesquisas efetuadas nas universidades inglesas – Warwick e Sheffield, cientistas afirmam com que o ovo veio antes da galinha. Para esta comprovação, utilizaram um potente computador e com ele demonstraram que uma proteína da galinha – a ovocleidina, se unida com o elemento carbonato de cálcio, origina um núcleo com pequenos cristais. Conforme eles forem crescendo por si só, acabam formando rapidamente, a casca de um ovo.
O grande mérito desse procedimento foi que criaram as simulações que somente podem ocorrer no interior do organismo da ave. Essa seria, então, a resposta científica de que a galinha veio antes do ovo. Evidentemente os cientistas ainda não responderam a todas as dúvidas que ainda permanecem. Um exemplo é: como as galinhas produzem os ovos. Dessa descoberta, tento em vista a rigidez da casca, poderia ajudar para o desenvolvimento de materiais mais resistentes e contar também, como apareceu a primeira galinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário