terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Brincadeiras para educação física infantil


Outra brincadeira indicada para as aulas de educação física infantil são as brincadeiras que envolvem competição e disputa, essas brincadeiras estimulam a concentração, raciocínio e a compreensão de regras. Há muito tempo essas brincadeiras são introduzidas nas aulas de educação física, elas são garantia de diversão, além de incentivar a organização e a cooperação.

Uma das brincadeiras para educação física infantil com essas características é a brincadeira das quatro cores, que estimula o senso de planejamento das crianças, elas conseguem analisar erros e formular estratégias nas brincadeiras.

A regra é a seguinte:
O azul não pode encostar-se ao azul e o verde não pode encostar-se ao verde. Essa brincadeira é individual e indicada para alunos maiores de 4 anos, em folhas de papel faça desenhos que podem ser figuras geométricas, animais ou objetos, cada aluno deve receber quatro canetas de cores diferentes e a folha desenhada. 

O objetivo dessa brincadeira infantil é colorir a figura usando as quatro cores diferentes sem deixar as regiões próximas do desenho da mesma cor. Caso a criança não consiga completar a figura da brincadeira, incentive dando-a uma nova oportunidade de na brincadeira, repintando algumas das áreas.
A educação física infantil com brincadeiras é uma forma de estimular as crianças, sendo de grande importância sua introdução desde a pré-escola, pois nessa fase a cognição e a coordenação motora ainda estão sendo formadas na criança. As brincadeiras utilizadas nas aulas de educação física infantil são grandes estimuladoras do desenvolvimento dessas habilidades nas crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário