quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

31 de janeiro - DIA DA SOLIDARIEDADE


Conforme o Dicionário Houaiss, a palavra "solidariedade" significa: "cooperação ou assistência moral que se manifesta ou testemunha a alguém, em quaisquer circunstâncias (boas ou más)". 

Muitas vezes a solidariedade é confundida com a caridade. Esta é um sentimento de piedade que nos leva a poupar ou proteger um ser humano que padece de algum mal ou está em situação lastimável. Já aquela tem um sentido mais complexo. De acordo com o citado dicionário, é solidário quem manifesta esse sentimento "como intuito de confortar, consolar, oferecer ajuda". 

Não se ensina a solidariedade com palavras, pois o sentimento de nascer do íntimo de cada pessoa. Para ser autêntica, tem de partir da vontade real da pessoa de ser útil a seu semelhante e à sociedade. 


Desde a Pré-História, o ser humano entendeu a necessidade da solidariedade, sem a qual não poderia viver. Os homens das cavernas caçavam juntos e dividiam as tarefas do cotidiano para garantir a sobrevivência em uma época em que tudo era um grande desafio. 

Com o passar do tempo, a população mundial foi crescendo e necessitou de uma nova organização para que pudesse funcionar. Assim, surgiu a figura do Estado, que centralizava o poder de gerenciamento para o bem comum. Essa centralização, porém, aos poucos se tornou obsoleta para a população da terra, e o Estado já não era suficiente para suprir toda essa demanda. Dessa maneira, foram criadas organizações não governamentais (ONGs) sem fins lucrativos, com a função de ajudar o Estado a cumprir suas metas. A solidariedade patrocinada por essas ONGs tem sido um importante auxílio às pessoas carentes. 

O próprio Jesus afirmou: "Amarás teu próximo como a ti mesmo" (Mt 22,39). Num mundo violento como este em que vivemos, a solidariedade é o único caminho que nos levará à paz. Deve ser praticada diariamente; por isso, é preciso que deixemos de lado o egoísmo para construirmos um mundo mais solidário, melhor para nós e para as futuras gerações.

A sensibilização para a prática de atitudes solidárias diante de questões sociais, educacionais e culturais é o caminho para uma sociedade mais justa e igualitária. O Dia da Solidariedade, comemorado em 31 de janeiro, é apenas um chamativo. O que é necessário é que cada cidadão dedique, se envolva e se disponha a colaborar com o outro nos 365 dias do ano..


Coisas Simples que ajudam Seus Filhos a Aprenderem


São coisas tão simples que podemos mesmo duvidar se o efeito será de fato compensador. Mas, o segredo de todas as coisas está na simplicidade. Existe coisa mais simples do que o ato de respirar? E, no entanto é isso que nos mantém vivos, e nada fizemos para aprender como fazer isso! Então...
O caminho para ser bem sucedido na Escola começa logo cedo. Boa saúde, bons relacionamentos, e oportunidades para aprender tudo, ajudam a criança a preparar a base para ser bem sucedida na vida. Mas, muitos Pais se perguntam: "Como faço para dar estas coisas tão essenciais a meu Filho?"


Pais e encarregados de cuidar das crianças, são pessoas muito ocupadas. Cheias de responsabilidades, emprego fora de casa, roupa para lavar, casa para cuidar, etc.
No entanto, por mais ocupados que possam ser, eis aqui um monte de coisas que elas podem fazer, sem atrapalhar seus afazeres corriqueiros, e que vai auxiliar suas crianças pequenas a se prepararem melhor para enfrentar a Escola. Como as pessoas não estão dispostas a deixarem sua rotina diária de lado para se dedicarem as suas crianças, eis aqui algumas sugestões.
São Pequenas coisas que tem um grande efeito. A maioria dessas coisas custa pouco ou nada, e podem ser feitas sem alterar o ritmo de sua rotina diária.

São 15 Coisas Simples que qualquer Pai ou responsável pode fazer para ajudar seus filhos a aprenderem mais.
  1. Escute-os e preste mais atenção aos seus problemas ou probleminhas;
  2. Leia com eles;
  3. Conte-lhes histórias da família;
  4. Limite seu tempo de ver televisão;
  5. Tenha sempre livros e outros materiais de leitura espalhados pela casa;
  6. Ajude-os a encontrar "aquelas palavras" no dicionário;
  7. Motive-os a usar e consultar uma Enciclopédia;
  8. Compartilhe suas histórias, Poemas e Canções favoritas com eles;
  9. Leve-os à Biblioteca para que tenham seu próprio cartão de acesso aos livros;
  10. Leve-os aos Museus e Lugares Históricos, sempre que possível;
  11. Discuta as novidades do dia ou o que achar que mais interessante com eles;
  12. Explore as coisas junto com eles e aprenda sobre plantas, animais, história e geografia;
  13. Ache um lugar sossegado para eles estudarem;
  14. Faça sempre uma revisão nas suas tarefas de casa;
  15. Mantenha sempre contato com seus professores. 

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

30 de Janeiro DIA DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS


O Dia do Quadrinho Nacional, festejado em 30 de janeiro, foi instituído há 22 anos pela Associação de Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo para lembrar que nesse dia, em 1869, foi publicada a primeira história em quadrinhos brasileira.
O trabalho apareceu nas páginas do jornal Vida Fluminense, com o personagem fixo Nhô Quim, criado por Angelo Agostini.
A consagração de uma data aos quadrinhos estimula a reflexão sobre a importância dessa linguagem no conjunto das manifestações artísticas.
A iniciativa da Gibiteca de Curitiba em promover a exposição alusiva ao Dia do Quadrinho Nacional enfatiza o trabalho dessa unidade da Fundação Cultural de Curitiba.
Festejada como espaço dedicado a todos aqueles que reconhecem a importância das artes gráficas, a Gibiteca é uma das bases da atual produção de quadrinhos da cidade.
No Brasil as histórias em quadrinhos começaram no século XIX, adotando um estilo satírico que é conhecido como charges, cartuns ou caricaturas e posteriormente, se estabeleceu como tiras diárias que são bastante populares.
As revistas próprias de histórias em quadrinhos começaram a ser publicadas no início do século XX, no Brasil.
Mesmo o Brasil tendo muitos artistas durante a história, sempre houve a influência estrangeira que era muito grande nesta área, com o mercado editorial que era dominado pelas publicações de história em quadrinhos europeus, americanos e japoneses.
Hoje em dia é bastante predominante o estilo Comics dos super-heróis americanos, mas vem perdendo espaço para uma grande e rápida expansão dos quadrinhos japoneses que é conhecido como Mangá.
Muitos artistas brasileiros trabalham com ambos os estilos das histórias em quadrinhos e esses artistas têm feito bastante sucesso, sendo reconhecidos pelo excelente trabalho que vêm realizando na arte das histórias em quadrinhos.

TRABALHANDO SAMBA ENREDO NA SALA DE AULA


ESCOLA DE SAMBA BEIJA FLOR 2013

"Amigo Fiel, do cavalo do amanhecer
ao MANGALARGA MARCHADOR”


SINOPSE

Amigo, sou um animal feliz e venho contar a minha história. Nasci pequenininho, no início da evolução animal, e cresci de acordo com o tempo, me tornando inteligente, companheiro, amável e elegante.

Quando o Homem deixou de ser nômade para fixar sua morada, deixei de ser selvagem para acompanhá-lo, e me tornei o fiel amigo dos viajantes, ajudando a matar a sua sede, uma vez que com o bater dos meus cascos no solo, descobri e fiz jorrar refrescantes fontes de água. Usei ainda a minha força para a agricultura e migração, transportando homens e mercadorias, de um lado para o outro, fazendo crescer os povos.

Com o florescer das grandes civilizações, preparei-me para as adversidades. Desempenhei um papel fundamental de força e fidelidade, indispensável nas disputas por poder e glória, nas lutas engajadas por imponentes realezas. Vi-me rodeado por escudos e lanças, espadas e vitórias. Materializei-me como um gigante cavalo de madeira, invadindo e destruindo Tróia, como um "presente de grego", atravessando assim o limiar do tempo e do espaço.

Eternizado em lendas num mundo de encantamento, povoei a mente de povos antigos. Entre os deuses, fui escolhido o condutor divino das cortes celestiais, criando um misticismo riquíssimo de significados, que influenciaram o comportamento humano e o infinito de sua imaginação.

Sob a forma de um magnífico presente de Alah, sou o símbolo da criação ao reunir em meu espírito as qualidades de outros animais: olhos tão potentes quanto os da águia, o faro tão sensível quanto o do lobo, a velocidade da pantera, a resistência do camelo, a coragem do leão, a memória privilegiada do falcão, a elegância do caminhar da corsa e a fidelidade indiscutível do cão. E no fogo cigano da purificação, conduzi meu senhor aos campos celestes da libertação final.

Com quatro patas e uma força incrível, fui o companheiro legítimo que puxou carroças, charretes, carruagens e bondes, ajudando os caixeiros viajantes, facilitando o comércio, e colocando o mundo em movimento e expansão.

Ao chegar na Europa, centro do Velho Mundo, tornei-me a relíquia da nobreza. Em Portugal, conhecido como Alter-Real, a estrela que voa, fui a raça estimada pela Corte lusitana.

No então chamado Novo Mundo aportei, sendo presenteado pelo rei português ao Barão de Alfenas, e do cruzamento com as raças ibéricas, que aqui chegaram na época da colonização, renasci como o sangue puro do Brasil, no sul de Minas Gerais. Terra que reunia diversos núcleos produtores como ouro, pedras preciosas e café, que garantiam o abastecimento da corte, então sediada no Rio de Janeiro. Quantas viagens eu fiz por essas fazendas e pelos caminhos da Estrada Real entre Minas e Rio, onde transitavam vários protagonistas da história construída sobre o meu dorso.

Surgi como a estrela dessa terra... Eu sou o Mangalarga Marchador; um animal sem fronteiras, uma grande paixão, de beleza forte, andar macio e comodidade que me fizeram brilhar. Sou esplendoroso, ágil, leve, sadio, ativo e dócil, detenho qualidades extraordinárias que lançam a minha raça, genuinamente brasileira, no cenário mundial, espalhando-se pelos caminhos da vida.

Laíla, Fran Sérgio, Ubiratan Silva, Victor Santos, André Cezari (Carnavalescos) e Bianca Behrends (Pesquisadora).

QUESTIONAMENTO DO SAMBA ENREDO
  1. Explique o que se entende por samba enredo?
  2. Qual o samba enredo da Enredo da Escola de Samba Beija Flor do carnaval 2013?
  3. Quem a Escola de Samba Beija Flor homenageia este ano?
  4. Porque esta homenagem a este animal tão importante na vida histórica do homem?
  5. Que parte do samba você achou importante e interessante?
  6. Quem são os autores deste samba enredo?
  7. Pesquisar sobre a Escola de Samba Beija Flor e a letra do samba enredo 2013, para a gente cantar na nossa aula?

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

CARNAVAL DE RUA


Primeiras ideias:
O carnaval de rua, embalado por marchinhas antigas ou criadas pelos compositores dos blocos, fica mais animado com a presença dos bonecões.  Os bonecos de rua são herança dos imigrantes portugueses que já realizavam festas religiosas com os bonecões na Europa, desde o Renascimento. No Brasil, as cidades de Olinda/PE, Salvador/BA, São Luís do Paraitinga/SP, São João Nepomuceno/MG, entre outras, apresentam seus tradicionais bonecos gigantes durante o Carnaval e nas festas religiosas. Com variações regionais, os bonecões de mais de três metros de altura sempre desfilam acompanhados dos cabeções − fantasias com cabeças grandes e desproporcionais − ambos escoltados por bandas de Carnaval e instrumentos de percussão. Confeccionados pelos próprios foliões, com massa de jornal (papel machê), cola, tintas, papéis e tecidos coloridos e uma estrutura de sustentação, os bonecões ganham, por meio da imaginação popular, vida como personagens ilustres da cidade e da cultura local. Assim, o alegre cortejo de bonecões é seguido de perto pelos foliões. Pergunte aos alunos se já participaram de um cortejo com os bonecões e o que conhecem sobre o Carnaval no Brasil. Anote as respostas para utilizá-las em momento oportuno. Durante a conversa, valorize as manifestações regionais mais frequentes em sua cidade. Se possível, faça a audição de ritmos distintos e apresente imagens variadas dessas manifestações populares.   
 Refletindo sobre valores:
Enquanto manifestação cultural, o Carnaval carrega em si muito da nossa história. Para além dos clichês valorizados pela mídia, a festa revela nossa multiplicidade étnica, religiosa e social. Transmitida às novas gerações, tanto pela tradição oral, quanto no engajado trabalho em equipe entre pessoas mais experientes e as que desejam aprender, possibilitam a construção de parcerias para celebrar – com formas, texturas, cores, movimento e ritmo, a diversidade cultural que nos une. Educar para a sensibilidade ética e estética envolvidas nessa manifestação cultural, assim como em tantas outras, é papel da escola. Professor(a), encaminhe as reflexões para a valorização das atitudes de respeito e preservação da cultura brasileira.
 Atividade coletiva:
Que tal colocar o “bloco na rua”? Pesquise em jornais, revistas e na internet, imagens e trechos de filmes do desfile dos bonecos gigantes no Carnaval de diferentes cidades. Selecione alguns para apresentar na sala de aula, explorando detalhes de caracterização dos personagens e os comentários dos alunos sobre o cortejo. Verifique se esta manifestação popular é presente na sua cidade. Em caso afirmativo, faça contato com o grupo e convide-o para visitar a escola.
Consulte seus alunos para identificar quais personagens podem ser retratados e/ou homenageados como “cabeção”. Dependendo da faixa etária, a produção do cabeção pode ser feita em pequenos grupos, em que cada aluno faz o seu ou todos realizam juntos uma peça única. Prepare com eles o esboço do personagem.
Separe o material, organize a sala e distribua as tarefas no grupo, supervisionando a elaboração das peças. Incentive a originalidade das soluções e o trabalho em equipe. Você vai precisar de saco de papel pardo ou caixa de papelão leve para sobrepor à cabeça com folga; papéis coloridos, tinta guache, pincéis, tesoura, cola etc. para caracterizar os cabeções; retalhos de tecido de chita ou outro bem colorido para as roupas ou adereços e instrumentos musicais de percussão prontos ou inventados pelos alunos.
Organize o local e o horário do cortejo na escola e, se possível, convide as famílias e leve a festa para as ruas do entorno da escola. Cuide com atenção da trilha sonora, resgatando as marchinhas dos antigos Carnavais, como por exemplo: A jardineira, Alalaô, Aurora, Cidade Maravilhosa, Me dá um dinheiro aí, Ô Abre alas, entre outras.
Convide os alunos para tocar a percussão. Vale a pena realizar um ensaio antes. Distribua as máscaras e os outros adereços aos alunos. Aproveite esta oportunidade para fazer uma integração com outras turmas e disciplinas, com as famílias e com as crianças neste cortejo saudável de foliões!
 Sistematizando:
Questione os alunos quanto às ideias iniciais sobre manifestação cultural, recorrendo às primeiras anotações da turma. Em seguida, incentive os comentários do que aprenderam sobre a experiência de organizar, preparar e vivenciar uma festa coletiva com bonecões. Encaminhe as reflexões para a valorização das atitudes de respeito e compreensão da cultura como expressão de um povo, bem como, a possibilidade concreta de vivenciar momentos de alegria coletiva e saudável.    

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013 - TRABALHANDO COM POEMA


Juventude, uma questão de atitude 

Ser jovem é manter a alegria

E uma vida feliz sempre viver
É estar de bem com o mundo, com a vida,
Vivendo momentos de sonhos,
de felicidade, de bem querer.

Sonhar com uma vida plena

Crer que tudo que se sonhar se conseguirá
Acreditar que os sonhos se tornarão realidade
E simplesmente a vida amar... Amar... Amar...

Amar sem medo e sem medida

Alimentar profundamente todas as paixões
Viver a vida sem medo de ser feliz
Entregando-se por inteiro a doces e fortes emoções

“Ser jovem é, com êxtase...”

O infinito contemplar
A singela beleza das flores admirar
Ouvir a passarada festiva a cantar
Belas canções de amor e paz entoar

Cantar a vida como dádiva recebida

Que Deus Pai, lhe deu por amor
É trilhar por caminhos serenos e seguros
É confiar na grandeza do Criador

Trazer sempre no rosto um largo e franco sorriso

E no coração esperança, fé, otimismo, amor
Amar a si e a todos indistintamente
Vivendo a vida com ternura, encanto, beleza, ardor

Ser jovem é manter o ideal

De uma vida mais justa, mais digna, mais humanitária
Estendendo a todos, cortês e gentilmente a mão,
Numa atitude solícita, generosa, amável, solidária.

Ser jovem é jamais ter medo

De um dia chegar a envelhecer
Não importa a idade que se tenha
O que importa é saber bem viver
Com fé, solicitude, sonhos, prazer.

Ser jovem é encantar-se pela vida

É vivê-la com entusiasmo, encantamento, euforia,
Cultivando a concórdia, o respeito, a dignidade,
Vivendo-a com liberdade... esperança... harmonia...
Fazendo da vida a mais bela poesia.
Trazendo no coração esperança...
Otimismo... Serenidade...
Tornando os seus sonhos e também os dos outros
A mais bela e fantástica realidade!!!

Viva a vida!!! Vale a pena ser bem vivida!!!

             Em qualquer idade!!!


Elizabet Amboni LucizanoItapoá, SC

      I.            Após a leitura do poema, responda;
a. O que o título do poema nos que dizer?
b. O que é ser jovem de acordo com o poema?
c. Acreditar que os sonhos se tornarão realidade, você tem algum sonho! Qual é o seu sonho?
d. Porque devemos cultivar a concórdia, o respeito e a dignidade?
e. Qual foi a mensagem positiva que o poema deixou para você?

   II.            Agora leia para os presentes a parte do poema que lhe chamou mais atenção! E diga por quê?

Represente o poema em forma de um desenho!


domingo, 27 de janeiro de 2013

SUGESTÕES DE LIVROS DO BLOG 100% APRENDIZAGEM - Eu recomendo!

Pedagogia na expectativa

50 Técnicas de Avaliação Formativa, José Lopes & Helena Silva
Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2012 
http://www.fca.pt/lidel_index2.html 
O Professor faz a Diferença. Na aprendizagem dos alunos. Na realização escolar dos alunos. No sucesso dos alunos. José Lopes & Helena Silva
Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2010
 http://www.fca.pt/lidel_index2.html 
A aprendizagem cooperativa na sala de aula. Um guia prático para o professor. José Lopes & Helena Silva
Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2009 
http://www.fca.pt/lidel_index2.html - 
Métodos de aprendizagem cooperativa para o jardim-de-infância (Educação Infantil). Um guia prático com atividades para os Educadores de Infância e para os Pais. José Lopes & Helena Silva 
Areal Editores, 2008. 
http://www.wook.pt/ficha/ 



Jornada Mundial da Juventude no Brasil (Rio 2013)


No dia 21 de agosto de 2011, ao concluir a Missa de envio no aeródromo de Quatro Ventos em Madrid (Espanha), o Papa Bento XVI anunciou que a seguinte Jornada Mundial da Juventude será na cidade do Rio de Janeiro no Brasil. O anúncio fez saltar de alegria todos os brasileiros presentes assim como muitos dos latino-americanos reunidos na JMJ de Madrid e os jovens também reunidos no Maracanãzinho no Rio de Janeiro em vigília, na expectativa para o anúncio do Papa. Ao fazer o esperado anúncio, o Santo Padre disse: "agrada-me anunciar agora que a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013, será o Rio do Janeiro", logo depois do qual teve que fazer uma pausa pela euforia vivida após estas palavras. Bento XVI animou logo os presentes a pedirem ao Senhor "desde este instante que assista com sua força a quantos deverão pô-la em marcha e aplaine o caminho para os jovens de todo o mundo para que possam reunir-se novamente com o Papa nessa bela cidade brasileira". Antes de saudar em outros idiomas, o Papa disse: "Antes de nos despedirmos e depois que os jovens da Espanha entreguem aos do Brasil a cruz das Jornadas Mundiais da Juventude, como Sucessor de Pedro confio todos os aqui presentes esta grande tarefa: levem o conhecimento e o amor de Cristo por todo mundo".
A  XXVIII Jornada Mundial da Juventude acontecerá de 23  a  28 de julho  de  2013  na cidade do  Rio de Janeiro. Durante a visita do Papa Bento XVI ao Brasil no dia 10 de maio de 2007, no encontro com os jovens no Estádio do Pacaembu a Igreja Católica Brasileira através de Dom Eduardo Pinheiro (na época o bispo responsável pelo Setor Juventude da CNBB), apresentava a disposição em sediar uma Jornada Mundial da Juventude.
Aos 21 de agosto de 2011, Bento XVI anunciou que a cidade do Rio de Janeiro será a sede da 28ª Jornada Mundial da Juventude. No dia 24 de agosto de 2011 o Papa Bento XVI escolheu o tema para a Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro. O tema é um versículo do Evangelho de Mateus: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações! (Mt 28, 19).
Com dois anos de antecedência da Jornada Mundial da Juventude 2013, o Brasil recebeu a Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos das jornadas, no dia 18 de setembro de 2011 em um grande evento, intitulado de Bote Fé, na capital de  São Paulo, iniciando a peregrinação da cruz e do  ícone  pelas  dioceses  brasileiras e por outros países, como:  Argentina,  Uruguai,  Paraguai  e  Chile.
História da Cruz da JMJ
A Cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.
A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço em Roma. Estas foram as palavras do Papa naquela ocasião:
"Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção". (Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 2004).
Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Levaram a cruz ao Centro São Lourenço, que se converteria em sua morada habitual durante os períodos em que ela não estivesse peregrinando pelo mundo.
Desde 1984, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa, além da Cortina de Ferro, e para locais das Américas, Ásia, África e agora na Austrália, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. Em 1994 a Cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do pais sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.
QUESTÕES PARA DEBATE
1.      Para você, qual a importância de uma reunião entre milhares de jovens de todas as partes do mundo?
2.      Um evento como JMJ pode ajudar a formar uma geração de jovens que se importam em viver os valores do cristianismo? Se você considera que sim, em que sentido?
3.      Quais as ações estão sendo preparadas na sua região para preparar os jovens à jornada? Como é possível se engajar?



sábado, 26 de janeiro de 2013

Jornada Mundial da Juventude - JMJ


A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II em 1985, e consiste numa reunião de milhões de pessoas católicas, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro. Nos anos intermédios, as Jornadas são vividas localmente, no Domingo de Ramos, pelas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Papasugere um tema.
Durante as JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas. Em sua última edição, em Madrid em 2011, reuniu cerca de três milhões de jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo. Para João Paulo II, "…a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo."
A Jornada Mundial da Juventude foi celebrada pela primeira vez, de maneira oficial, no Domingo de Ramos de 1986, em Roma. A partir de 1987 e depois, a cada dois anos, como regra geral, organiza-se a Jornada Mundial da Juventude em algum lugar determinado do mundo.
Em 1987, os jovens foram convocados a Buenos Aires, onde 1 milhão de participantes escutaram as seguintes palavras do Papa: "Repito ante vós o que venho dizendo desde o primeiro dia do meu pontificado: que vós sois a esperança do Papa, a esperança da Igreja." (…) Dois anos depois, 600 mil jovens foram em peregrinação à cidade espanhola de Santiago de Compostela. Em 1991, 1 500 000 participantes participaram da Jornada no santuário mariano da cidade polonesa de Czestochowa. Depois da queda do Muro de Berlim, essa foi a primeira ocasião em que os jovens do Leste Europeu puderam participar sem problemas do evento.
Meio milhão de jovens encontraram o Papa João Paulo II em 1993, na cidade americana de Denver. Diante do impressionante cenário das Montanhas Rochosas.
O maior encontro de todos os tempos teve lugar em 1995, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude em Manila nas Filipinas, 4 milhões de jovens aplaudiram o Papa que evocava a relação com o próximo.
Em 1997, foram muitos jovens que responderam ao convite do Papa para a Jornada em Paris, que terminou com um evento reunindo quase um milhão de pessoas. O Jubileu do ano 2000 converteu-se também no jubileu das Jornadas Mundiais da Juventude. Cerca de 2,5 milhões de jovens (segundo a imprensa local) reuniram-se em Roma para um novo mega-encontro com o Papa.
A cidade canadense de Toronto foi o palco do encontro de 2002 onde 800 mil pessoas encontraram-se para a última Jornada com o peregrino João Paulo II. O Papa lembrou a todos que o espírito jovem é algo que não pode ser sufocado: "Vós sois jovens e o Papa é idoso, e ter 82 ou 83 anos não é a mesma coisa que ter 22 ou 23. Todavia, ele continua a identificar-se plenamente com as vossas esperanças e as vossas aspirações. Juventude de espírito, juventude de espírito! Embora eu tenha vivido no meio de muitas trevas, sob duros regimes totalitários, tive suficientes motivos para me convencer de maneira inabalável de que nenhuma dificuldade e nenhum temor é tão grande a ponto de poder sufocar completamente a esperança que jorra sem cessar no coração dos jovens."
A Jornada entre os dias 16 e 21 de Agosto de  2005  em  Colónia  na  Alemanha  (XX Jornada Mundial da Juventude, XX Weltjugendtag Köln 2005 em alemão), foi a primeira após a morte do Papa João Paulo II. O evento foi presidido pelo Papa Bento XVI na que foi a primeira viagem internacional do seu pontificado, e em que mais de um milhão de jovens se ajoelharam junto com o Papa navigília de 20 de agosto. Nem a variedade de linguâs, culturas, distanciaram os jovens um dos outros.
Em 15 de julho de 2008, em Sydney na Austrália, iniciou-se a XXIII Jornada Mundial da Juventude sob o tema: "Ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas" (At 1, 8). Em 20 de julho, na missa de encerramento, o Papa convocou os jovens do mundo todo para a XXVI Jornada Mundial da Juventude de 2011 em Madri na Espanha. No ultimo dia da Jornada Mundial da Juventude em Madri o papa Bento XVI anunciou a cidade brasileira do Rio de Janeiro como próxima sede do mega evento católico em 2013.