quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ENSINAR VALORES - Atribuição essencial da escola


Matemática ou português? História ou biologia? Inglês ou física? Geografia ou artes? Educação física ou química? Qual é a mais importante disciplina trabalhada em uma escola? E na sua escola, qual é a área de mais destaque: humanas, exatas ou biológicas? É certo que cada escola e seus professores trabalham com afinco para que os resultados obtidos em suas matérias específicas resultem em sucesso. Não há dúvidas quanto à importância de cada uma das áreas do conhecimento.

Mas quais são os valores que nos levam à felicidade? Existe uma série de conhecimentos que não faz parte dos currículos elaborados para nossas escolas. Não há um trabalho específico sobre esses saberes na educação infantil e ensino fundamental. A preocupação sobre essa temática no ensino médio até existe, mas não se configura num projeto perene, situação que se repete no ensino superior.

Por mais que teimemos em continuar fazendo "vista grossa", não há como negar que os valores estão presentes em todas as disciplinas e em praticamente todas as atividades que se desenvolvem numa escola. Mais do que isso, os valores também são trabalhados indiretamente quando estamos no ambiente educacional. No que se refere às matérias escolares, por exemplo, temos que destacar que a prática investigativa, a disciplina para o estudo, a curiosidade científica ou mesmo o hábito da leitura ou da escrita somente podem ser repassados para os estudantes a partir do exemplo dado pelo professor e da organização das aulas.

Estender as mãos preocupar-se com o próximo, zelar pelo planeta em que vivemos, agir dentro de princípios de solidariedade ou lutar pelos direitos humanos são ações derivadas do ensino de valores que também compete à escola. Aulas em que há apenas a preocupação de reproduzir os saberes de uma área do conhecimento como a geografia ou a química não estimulam o aluno a afeiçoar-se ou a desejar aprender e não levam à consciência de que essas atitudes e realizações devem se tornar valores.

Para que isso aconteça, professores, diretores, coordenadores e orientadores devem acreditar que esse trabalho não apenas permeia os conteúdos, mas que a questão dos valores estabelece as bases para que o aprendizado aconteça e, principalmente, para que a formação integral do aluno se concretize. Pois é de grande importância para ele, pois só assim se tornará um cidadão critico e consciente na sociedade em que vive.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

PENSÃO ALIMENTÍCIA, O QUE É ISSO?


Todo mundo está sujeito a mudanças na vida, coisas que você considerava importantes na adolescência com certeza não serão prioridades aos trinta anos, assim também são os casamentos, talvez a pessoa que você imagina ser um príncipe encantado vire um sapo no futuro e a separação seja inevitável. Como a maioria das separações são turbulentas e dolorosas é normal aparecerem dúvidas em relação ao futuro, em especial se a mulher sempre foi dependente do marido e se dedicou exclusivamente ao lar. Para ajudar a esclarecer algumas dúvidas conheça seus direitos quanto à pensão alimentícia.

Quando a mulher tem ou não esse direito

Esposas que trabalham e têm salários compatíveis com o padrão de vida que levam não tem direito ao benefício, já nos casos das jovens que estão fora do mercado de trabalho podem recorrer a uma pensão temporária, conhecida como pensão alimentícia. Fora disso às mulheres que nunca trabalharam fora, se dedicaram em tempo integral ao lar, as que possuem idade avançada, assim como as que sofrem de doenças graves ou deficiência têm direito a pensão.

Valores

É bom esclarecer que o divórcio e a pensão são processos separados, uma vez que o juiz entende que a mulher tem o direito a pensão, ele é quem determinará o pagamento, normalmente a quantia a ser paga gira em torno de 30 % do ganho do holerite, mas isso não é uma regra. O que conta é o padrão de vida que a mulher tinha durante o casamento.

Quando a mulher perde o direito de receber?

Nos casos em que a mulher se casa novamente, já que a lei entende que o atual companheiro é quem deve sustentar a mulher, também as que ganham salários ou heranças que garantam seu sustento, o benefício é suspenso. Por mais difícil que seja se desfazer de uma vida é muito inteligente usar a justiça a seu favor, não como uma forma de vingança contra o ex-marido. Contratar um bom advogado e obter o máximo de informações é o primeiro passo para sair da posição de dependência e enfrentar a vida.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

29 DE OUTUBRO - DIA NACIONAL DO LIVRO


Desde 1966 comemora-se em 29 de outubro o Dia Nacional do Livro. A escolha da data é uma referência à transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Rio de Janeiro, ocorrida em 1810, e reconhecida como o embrião da Biblioteca Nacional. 

O primeiro livro impresso no Brasil foi Marília de Dirceu, de autoria do inconfidente Tomás Antônio Gonzaga, publicado em 1812. Na época, D. João VI – que havia criado a Imprensa Régia – fazia uma leitura prévia a fim de liberar ou não o conteúdo, exercendo a função de censor.

A Real Biblioteca, no entanto, permaneceu fechada ao público até 1814 e para consultar o seu acervo era necessário pedir autorização. Em 1925, o escritor e editor Monteiro Lobato, autor de Jeca Tatu e Sítio do Picapau Amarelo, fundou a Companhia Editora Nacional, iniciando o setor editorial brasileiro.

Políticas Públicas
O Ministério da Cultura, por meio de suas Secretarias e instituições vinculadas, mantém uma política pública para o segmento do Livro, Leitura e Literatura.
Vêm sendo desenvolvidas diversas ações para o desenvolvimento do setor no país como, por exemplo, o programa de implantação de bibliotecas públicas, além de editais e premiações.

domingo, 28 de outubro de 2012

HALLOWEEN - PARA PINTAR










31 DE OUTUBRO – DIA DAS BRUXAS


Halloween é uma festa de origem celta, povo que viveu nas ilhas britânicas antes de Cristo. Era chamada originalmente de All Hallows Eve”, que significa “véspera do dia de todos os santos”, e comemorava o fim do verão.

Para o povo celta, nessa época, as almas dos que morreram durante o ano voltavam para tomar os corpos dos vivos. Os vivos que não queriam ser possuídos não deveriam acender fogueiras para o local ficar frio e, consequentemente, indesejado pelos mortos. Deviam também se fantasiar assustadoramente para espantar as almas.

A partir do descobrimento da América alguns imigrantes introduziram a festa de Halloween nos Estados Unidos. Hoje é uma festa típica dos Estados Unidos, Inglaterra e Canadá que acontece tradicionalmente todos os anos, no dia 31 de outubro. Ao anoitecer, crianças e adolescentes, vestidos com fantasias de fantasmas, bruxas, múmias, drácula, duendes, gnomos, entre outras criaturas carregando abóboras iluminadas com velas, praticam o mesmo ritual: batendo de porta em porta, pedindo doces aos moradores, dizendo Trick or Treat, que significa “Doce ou Travessura”.

No Brasil a comemoração desta data é recente e chegou ao país através da grande influência da cultura americana. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa no Brasil, pois valorizam e comemoram a data com seus alunos, uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.

Muitos brasileiros, argumentando que o Brasil é um país que tem um rico folclore e que deveria valorizá-lo, defendem que a data não tem nada a ver com a nossa cultura e, portanto, não deveria ser comemorada. Por esta razão, foi instituído em 2005 o “Dia do Saci”, para ser comemorado também em 31 de outubro.

O “dia das bruxas” é uma festa alegre e divertida que conta também com a participação dos adultos, que enfeitam casas, lojas, escritórios e ruas com as cores preto, lilás e roxo, e temas que lembram assombrações. 

sábado, 27 de outubro de 2012

FRASES FAMOSAS


ATÉ QUE A MORTE OS SEPARE
A história desta frase prende-se às cerimônias dos casamentos, principalmente dos ritos cristãos, que concebem os laços do matrimônio como indissolúveis. Está presente em numerosas narrativas, sejam contos, novelas, romances ou poesias. Integra também a ensaística que trata das relações entre marido e mulher na estrutura familiar. Um de seus mais antigos registros foi feito pelo apóstolo São Paulo (10-67) em sua Primeira Epístola aos Coríntios, em que se esforça para demonstrar aos leitores e ouvintes daquela famosa carta que os laços que unem homem e mulher no casamento foram instituídos, não pelos homens, mas por Deus, ainda no paraíso.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

EDUCAÇÃO INCLUSIVA


POR QUE FALAMOS DE INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO?
A América Latina caracteriza-se por ser a região mais desigual do mundo. As sociedades são altamente desintegradas e fragmentadas devido a persistência da pobreza e a grande desigualdade na distribuição de renda, o que gera altos índices de exclusão. Todos os países vêm realizando importantes esforços para obter o acesso universal à Educação Básica e melhorar sua qualidade e equidade, porém, ainda persistem importantes desigualdades educacionais, o que significa que a educação não está sendo capaz, em muitos casos, de romper o círculo vicioso da pobreza, nem de ser um instrumento de mobilidade social.
Por outro lado, o maior acesso à educação tem significado uma maior diversidade de alunos na escola, porém, os sistemas educacionais seguem oferecendo respostas homogêneas, que não satisfazem às diferentes necessidades e situações do alunado, o que se reflete em altos índices de reprovação e evasão escolar, que afetam em maior medida às populações que estão em situação de vulnerabilidade.

A INTEGRAÇÃO É O MESMO QUE A INCLUSÃO?
A inclusão é um movimento mais amplo e de natureza diferente ao da integração de alunos com deficiência ou de outros alunos com necessidades educacionais especiais. Na integração, o foco de atenção tem sido transformar a educação especial para apoiar a integração de alunos com deficiência na escola comum. Na inclusão, porém, o centro da atenção é transformar a educação comum para eliminar as barreiras que limitam a aprendizagem e participação de numerosos alunos e alunas.

O MOVIMENTO DE INTEGRAÇÃO EDUCACIONAL
A integração educacional tem constituído-se e constitui-se num movimento fundamental para tornar efetivos os direitos dos meninos e meninas com deficiência, a fim de educarem-se em contexto normalizado que assegure uma melhor integração na sociedade. Em consequência, o principal argumento em defesa da integração tem a ver com uma questão de direitos e com critérios de justiça e igualdade. Por outro lado, diferentes estudos têm mostrado que se a integração é realizada em condições adequadas, beneficia não somente aos alunos integrados, como também aos demais alunos, uma vez que aprendem com uma metodologia mais individualizada, dispõem de mais recursos e desenvolvem valores e atitudes de solidariedade, respeito e colaboração. Em estudo da OCDE sobre a integração das crianças com necessidades educacionais especiais (1995), destaca-se que diferentes pesquisas têm mostrado que as crianças com deficiência podem obter melhores resultados nas escolas integradas, ainda que às vezes mostrem problemas na auto-estima, e que o ensino segregado não oferece as vantagens que cabia esperar.
Não obstante, o anteriormente assinalado, também existem algumas dificuldades que não se podem omitir nessa análise. Entre elas, cabe destacar a transferência do modelo educacional da escola especial à escola comum; a provisão de recursos adicionais somente para os alunos etiquetados como alunos com “necessidades educacionais especiais”; o modelo homogeneizador da escola comum; e uma informação insuficiente ou inadequada dos docentes da educação comum, assim como dos profissionais de apoio.
       Como consequência das dificuldades assinaladas, o número de meninas e meninos integrados na América Latina é ainda muito baixo na maioria dos países e, em geral, estão se integrando alunos com dificuldades leves. Por outro lado, o fato de haver centrado o processo na integração de alunos com necessidades educacionais especiais, tem sido necessário para incorporá-los a educação comum, não possibilitando transformar substancialmente a cultura das escolas para que atendam a diversidade de necessidades de todo o alunado, nem eliminar diferentes tipos de discriminação no interior das mesmas, que às vezes são muito sutis. Se os paradoxos, que muitas escolas integram meninas e meninos com deficiência e, simultaneamente, estão expulsando ou discriminando a outro tipo de aluno, se poderia afirmar que são escolas de integração, mas não são escolas inclusivas.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

EDUCAÇÃO FISCAL – RESGATANDO A CIDADANIA


Formando cidadãos conscientes 
de seus direitos e deveres

ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS SOBRE O TEMA

·        Promoção de palestras, seminários e mesas redondas;
·        Implementação de jornal mural, informativos, jornalzinho, revistas em quadrinhos;
·        Criação de livretos e cartilhas seguindo o modelo das apostilas do curso;
·        Desenvolvimento de pesquisas de campo através de entrevistas com a comunidade escolar; para identificar os problemas da comunidade no que diz respeito ao investimento público;
·        Elaboração de um mini-curso sobre tributação e recursos públicos para a comunidade escolar;
·        Criação de grupos de disseminação e sensibilização na comunidade escolar;
·        Incentivo a participação na elaboração do orçamento participativo local;
·        Montagem de feira dos tributos, exposições, oficinas, peças teatrais, fantoches ou eventos culturais.
·        Trabalhar ações de Cidadania dentro dos contextos da vida, destacando a importância da cooperação na preservação do patrimônio público;

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ONU (Organização das Nações Unidas)


Fundada em 24 de outubro de 1945, na cidade de São Francisco (Califórnia – Estados Unidos), a ONU (Organização das Nações Unidas) é uma organização constituída por governos da maioria dos países do mundo. É a maior organização internacional, cujo objetivo principal é criar e colocar em prática mecanismos que possibilitem a segurança internacional, desenvolvimento econômico, definição de leis internacionais, respeito aos direitos humanos e o progresso social.

Quando foi fundada, logo após a Segunda Guerra Mundial, contava com a participação de 51 nações. Ainda no clima do pós-guerra, a ONU procurou desenvolver mecanismos multilaterais para evitar um novo conflito armado mundial. Atualmente, conta com 192 países membros, sendo que cinco deles (Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França) fazem parte do Conselho de Segurança. Este pequeno grupo tem o poder de veto sobre qualquer resolução da ONU.

A sede principal da ONU fica na cidade de Nova Iorque e seus representantes definem, através de reuniões constantes, leis e projetos sobre temas políticos, administrativos e diplomáticos internacionais. A ONU está dividida em vários organismos administrativos como, por exemplo, Corte Internacional de Justiça, Conselho Econômico e Social, Assembleia Geral entre outros. 

A Carta das Nações Unidas define como objetivos principais da ONU:

- Defesa dos direitos fundamentais do ser humano;
- Garantir a paz mundial, colocando-se contra qualquer tipo de conflito armado;
- Busca de mecanismos que promovam o progresso social das nações;
- Criação de condições que mantenham a justiça e o direito internacional.


Os principais órgãos da ONU
Promover a harmonia entre os povos não é tarefa muito fácil. Para que a ONU possa desenvolver seu trabalho e alcançar seus objetivos, ela precisa estar bem estruturada. Basicamente, a Organização é composta por cinco órgãos. Conheça-os e saiba o que cada um deles faz:

                                I.            Assembleia Geral - é formada por todos os países participantes, reúne-se uma vez a cada ano e constitui a principal instância deliberativa, isto é, é o órgão onde são discutidas e tomadas as decisões.
                              II.            Conselho de Segurança - é responsável pela manutenção da paz e da segurança no mundo, reúne 15 países, sendo que Reino Unido, EUA, Federação Russa, França e China são membros permanentes, com direito a veto de resoluções. Os outros dez são eleitos em sistema rotativo, ocupando o lugar por dois anos.
                            III.            Secretaria Geral - é encarregada de administrar os programas e as políticas dos órgãos da ONU. O ganense Kofi Annan (de Gana, país na África) é o atual secretário-geral.
                           IV.            Conselho Econômico e Social - é o coordenador dos trabalhos econômicos e sociais da ONU, com sessões anuais que chegam a durar um mês.
                             V.            Corte Internacional de Justiça - julga as disputas entre os países. Compõe-se de 15 juízes do mundo todo, escolhidos pela Assembleia Geral e pelo Conselho de Segurança através do voto.

Além desses órgãos, a ONU mantém ainda as Agências Especializadas - 16 ao todo - que trabalham com diversos setores, saúde e finanças, por exemplo, promovendo ajuda de todo o tipo no mundo: à criança, aos refugiados... O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Mundial da Saúde fazem parte desse grupo de agências da entidade.


Você sabia?
- As línguas oficiais da ONU são inglês, francês, russo, mandarim, espanhol e árabe.
- Atualmente (2007) a ONU é presidida pelo secretário geral sul-coreano Ban-Ki-Moon.
- A ONU é mantida através de contribuições financeiras feitas pelos países membros. Os países que mais contribuem são: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá.
- Dia 24 de outubro comemora-se o Dia da ONU.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

DINÂMICA: "Urso de pelúcia"


Objetivo: mostrar que o outro é importante pra nossa vida

Material: um urso de pelúcia

Procedimento:

v Forme um círculo com todos e passe o urso de mão em mão, quem estiver com o urso deverá falar o que tem vontade de fazer com ele.

v No final que todos falarem deve-se pedir para que façam o mesmo que fizeram com o urso com a pessoa do lado.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A SALA DE AULA IDEAL


A sala de aula dos sonhos de hoje é tudo menos uma sala de aula; ela não é limitada a uma sala de um prédio. Uma classe seria melhor descrita como um "sistema de aprendizado". Inclui uma série de experiências, discussões e atividades que permitem que os estudantes desenvolvam sua própria educação.

Os estudantes cada vez mais irão aprender qualquer coisa que responda a fatídica questão: No quê isso vai ser útil ou relevante na minha vida/emprego agora e no futuro?

Um bom sistema de aprendizado deve estimular os estudantes através de todos os sentidos. Dar-lhes a oportunidade de aprender através de experiências bem como de leituras. Deve se adaptar constantemente, para fazer frente às mudanças rápidas do mundo de hoje. Algumas dicas para você:

Defina suas metas - Para construir seu sistema de aprendizado, você deve definir claramente as metas que você e sua classe devem atingir.

Dê e receba opinião - É fundamental criar um sistema em que não apenas você informe os alunos sobre seus progressos, mas que eles também o auxiliem a melhorar suas aulas. Principalmente quando, no lugar das velhas notas, avalia-se conceitos objetivos e subjetivos. Peça a opinião deles constantemente.

Integre - Todo ensino e aprendizagem deve ser multissetorial  multidisciplinar e multidimensional. Por exemplo, se você quer desestimular o fumo entre seus alunos adolescentes, você pode incluir ciências (estudo do sistema respiratório), história (a influência do grupo social e da mídia), geografia (o que aconteceria na economia se o cigarro fosse proibido? Menos dinheiro de impostos, crise em setores agroindustriais, desemprego, melhora na saúde em geral...) além das noções óbvias de saúde.

O sistema de aprendizado do século 21 deve ser projetado para que o discípulo receba o conceito certo no contexto certo, através do processo certo. E quem define o que é certo? Seus alunos. Eles é que dirão o que funciona melhor e pior, o que deve ser reforçado, quais as possíveis falhas no sistema. Escute-os sempre. Não se esqueça de que o que funciona agora pode estar obsoleto em seis meses. 

domingo, 21 de outubro de 2012

AFINAL O QUE É O HORÁRIO DE VERÃO?



É uma prática adotada em vários países do mundo para economizar energia elétrica. Decreto 6.558/2008  que dispõe sobre o horário de verão, alterado pelo Decreto 7.584/2011, estabeleceu períodos fixos para início e término a partir de 2008, bem como as regiões abrangidas pela mudança.
A medida consiste em adiantar os relógios em uma hora durante o verão nos lugares onde, nessa época do ano, a duração do dia é significativamente maior que a da noite.
Com isso, o momento de pico de consumo de energia elétrica, que é das 17 as 22 horas, é retardado em uma hora. Usado várias vezes no Brasil no decorrer do século XX, o horário de verão é retomado a partir de 1985.
O horário de verão vigorará a partir de 00h00min (zero hora) do dia 21 de outubro de 2012 até 00h00min (zero hora) do dia 17 de fevereiro de 2013. Nas seguintes regiões: Sudeste, Sul e centro-oeste.
A aplicação do horário de verão representará economia de R$ 280 milhões no período 2012-2013, segundo avaliação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A previsão diz respeito à redução de contratação de valores junto às usinas geradoras termelétricas.
O horário de verão é um assunto bastante polêmico, gerando bastante controvérsia e possui defensores tanto do lado de quem quer que ele continue como do lado de quem acha uma insensatez.

Após a leitura do texto, responda:

1)    Qual o objetivo do horário de verão?

2)   Em que consiste o horário de verão?

3)   Quando começou e quando terminará?

4)   Quais as regiões que adotaram o horário de verão?

5)   Com essa medida, de quanto será a economia?

6)   Dê sua opinião sobre o horário de verão?

SUGESTÃO = PODE-SE FAZER UM DEBATE ENTRES OS ALUNOS OU UMA ENQUETE SOBRE A PARTE POLÊMICA DO HORÁRIO DE VERÃO E RELACIONAR OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DESSA MEDIDA.


sábado, 20 de outubro de 2012

FRASES FAMOSAS


AS PERNAS SÃO TÃO BONITAS. APENAS SEI O QUE FAZER COM ELAS
Frase pronunciada pela famosa atriz alemã Marlene Dietrich (1901-1992), celebérrima por suas lindas pernas, mostradas por exemplo, em O anjo azul, primeiro filme alemão falado, que a consagrou internacionalmente em 1931. Fez também A Vênus loira, A marca da maldade e Marlene, este um documentário de 1984. Nascida em Berlim, naturalizou-se americana em 1939, recusando-se a voltar à Alemanha por causa do nazismo. Além de bela, muito chique e cheia de mistérios, Marlene fez uma carreira de sucesso como cantora. Morreu às vésperas de ser homenageada pelo Festival de Cinema de Cannes, na França.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

SUGESTÃO DE CONTEÚDOS DE HISTÓRIA E CULTURA INDIGENA DO BRASIL


ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
2.° ANO
       I.            QUEM SOU EU?
·         Iguais e diferentes
·         Os tipos indígenas
·         Como vive
     II.            OS PRIMEIROS POVOS
·         Arte
·         Alimentação
·         Música e Dança

3.° ANO
I.                   IGUAIS E DIFERENTES
·         O jeito de ser
·         O jeito de ver
·         Sua cultura
II.                 DIREITOS E RESPONSABILIDADES
·         Direitos indígenas
·         Ser indígena hoje

4.° ANO
I.                   OS PRIMEIROS POVOS
·         Os primeiros habitantes
·         A organização social
·         Diversidade linguística
·         A relação com a natureza

II.                 HERANÇAS CULTURAIS
·         A ancestralidade indígena do Brasil
·         O saber geográfico indígena
·         A língua indígena

5.° ANO
I.                   VIVÊNCIAS DOS PRIMEIROS POVOS
·         Vivências indígenas
·         Terra e conhecimento da natureza
·         Organização indígena

  III.            HERANÇAS CULTURAIS
·         Patrimônio indígena brasileiro
·         Identidade dos povos indígenas
·         Cultura e identidade



O BRASIL INDÍGENA – Janete Lins e Maria Carmelita – EDITORA Grafset – 82-9674-3032 – Manuel Veras

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

VOCÊ SABIA como é feito o Teste de Paternidade


O teste de paternidade ou de maternidade é um exame feito para estabelecer se determinado indivíduo é pai biológico ou mãe biológica de certo indivíduo. Este teste é realizado através da análise das amostras de DNA dos indivíduos, os quais são decodificados e analisados para ver a semelhança.

O teste de DNA é atualmente o meio mais preciso para a determinação de paternidade, pois é através deles que podemos diferenciar um indivíduo do outro. Cada indivíduo possui um genoma humano, o qual apresenta regiões não codificantes únicos que são responsáveis por apresentar as diferenças de um indivíduo para o outro e, mas há também as regiões herdadas dos pais, sendo 50% do pai e 50% da mãe e nestas regiões é que o exame de DNA irá identificar a semelhança entre eles.

Como é feito?
Os testes são feitos através da análise de DNA de amostras de sangue dos dois indivíduos, porém, pode ser feita de outras amostras como da saliva e até mesmo de um fio de cabelo, em que irão ser comparados os genes dos DNA e o grau de semelhança que para certificar a paternidade do indivíduo o mesmo deve ser total, ou seja, todos os genes devem coincidir com 99,99% de semelhança.

Quais as vantagens do DNA?
Há outros métodos poucos utilizados para analisar a paternidade como, por exemplo, exame de tipagem dos grupos sanguíneos ABO e o exame de tipagem HLA que era usado no passado, entretanto, ambos possuem um baixo poder de exclusão e não conseguem afirmar de maneira absoluta qual indivíduo é o pai biológico, por isso, o DNA é considerado o exame mais exato e preciso atualmente.

Antes quando não tínhamos disponíveis os exames de paternidade por DNA, eram analisados fatores semelhantes como tipo sanguíneo do sistema ABO, cor dos olhos e formato das orelhas de todos os indivíduos envolvidos. Entretanto, não é um exame preciso como o teste de DNA feito em laboratórios de boa procedência.

O teste de paternidade só pode ser feito quando todos os lados envolvidos estão cientes e de acordo com o exame.