quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DOS MAPAS E DOS ATLAS NA SALA DE AULA


        
         Quando consideramos o acesso cada vez maior às informações, podemos perceber a importância que os mapas têm nos dias de hoje. Os mapas representam e sintetizam informações históricas, políticas, econômicas, físicas e biológicas de diferentes lugares do mundo. No passado, eles eram documentos confidenciais, que circulavam somente entre aqueles que participavam do poder. No presente, conhecer o funcionamento, as diferentes funções dos mapas e saber utilizá-losajuda a resolver problemas cotidianos de planejamentos e projetos.

       O mapa hoje é algo essencial. Não apenas porque nos ajuda a compreender as transformações e os problemas do mundo atual, mas também nos permite usufruir, com liberdade e segurança, um dos direitos universais do homem, garantido inclusive em nossa Constituição de 1988: o de ir e vir.

O mapa na sala de aula

A importância dos mapas e dos Atlas na sala de aula justifica-se justamente pelo papel que a cartografia tem no mundo contemporâneo.

         Ensinar o aluno a ler e a obter informações em diferentes tipos de mapa é uma forma de promover a construção de procedimentos que lhes permitam localizar objetos e endereços para se deslocarem, com sucesso, por cidades e bairros desconhecidos, conferir trajetos dos meios de transporte, planejar uma viagem ou se situar em locais públicos (shopping-centers, hospitais e museus). Esses procedimentos também lhes possibilitam utilizar como fonte de pesquisa os mapas, que sintetizam informações a respeito de lugares e regiões de diferentes partes do Brasil e do mundo.

        Aprender a ler mapas e saber utilizá-los como uma representação do espaço, que segue as regras de vários sistemas de projeção e tem uma linguagem específica, é elemento-chave para a formação do cidadão autônomo.

        Desde as séries iniciais, os alunos podem ter contato com diferentes tipos de mapa e seu portador por excelência, o Atlas. Esse contato, porém, não deve ser casual ou esporádico. Deve ocorrer de acordo com um planejamento sistemático do professor em função dos conhecimentos que os alunos de uma dada faixa etária podem construir a respeito desse conteúdo.

       Em seu planejamento, o professor pode elaborar atividades que privilegiem dois eixos de trabalho: o da produção e o da leitura de mapas. Esses dois eixos podem ocorrer de forma simultânea, pois não há necessidade de os alunos aprenderem primeiro a produzir para depois aprenderem a ler e consultar mapas ou vice-versa.

5 comentários:

  1. Gostei d+ !!!!
    Serviu muito para o meu trabalho !!!!!
    ParabénsSsSs !!!!!!

    ResponderExcluir
  2. vamos ver se vai servir para o meu trbalho?

    ResponderExcluir
  3. tomare que sirva para o meu trabalho!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Tirei 10 no meu trabalho !!!!

    ResponderExcluir
  5. parabéns para vocês mas eu não achei a resposta ideal para a questão !!

    ResponderExcluir