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terça-feira, 12 de outubro de 2010

COMO TRABALHAR O TEMA:

Tema: Água
Questão desencadeadora:
Como podemos melhorar as formas de utilização da água?
Segmento Educacional: Fundamental I e II
Disciplinas relacionadas: Ciências Naturais, Geografia e Língua Portuguesa

Proposta

Produzir com os alunos uma Coletânea de Cartões-Postais ilustrados com a Declaração Universal dos Direitos da Água. O principal propósito deste estudo é socializar com a comunidade escolar e fora dela os direitos e deveres de todos em relação ao uso consciente da água.

Primeiros Passos

Inicie propondo a seguinte questão para seus alunos:
Se a água é um bem de todos, como podemos ajudar a conservá-la?
Os alunos deverão discutir como podemos fazer um bom uso da água, tanto do ponto de vista dos deveres relacionados à preservação, quanto aos direitos de sua utilização.

As etapas desta seqüência prevêem a participação dos alunos em atividades de discussão e produção de cartões-postais ilustrados com desenhos relativos aos tópicos da Declaração Universal dos Direitos da Água.

Objetivos de Aprendizagem

• Conhecer a Declaração Universal dos Direitos da Água.
• Refletir sobre alguns aspectos sociais relacionados ao bom uso da água.
• Discutir as relações existentes entre o uso da água e as necessidades de preservação ambiental.
• Trabalhar com uma terminologia específica da área de Ciências da Natureza.
• Compreender que o uso da água está relacionado às diversas áreas do conhecimento.
• Saber transmitir os conteúdos estudados relacionando texto e imagem.
• Registrar os conhecimentos mais significativos.
• Participar das discussões coletivas, compartilhando opiniões e ouvindo os colegas.
• Valorizar a preservação do meio ambiente.
• Socializar os conhecimentos construídos de forma clara e acessível ao maior número de pessoas possível.

Passos Metodológicos

1) Água: utilização e conservação
• Para desencadear a discussão e verificar quais as idéias que os alunos possuem, proponha que todos falem sobre quais são as várias formas que
utilizamos a água em nosso dia-a-dia. Organize uma lista com as respostas.
• A seguir, pergunte aos alunos se eles sabem como a água surge na Natureza.
Anote as hipóteses dos alunos.

Incentivar os alunos a valorizar suas idéias originais é fundamental para saber como pensam e para ajudá-los a avançar em seus conhecimentos.

• Para concluir esta etapa, faça a seguinte pergunta: Se a água é tão importante, se todos temos que ajudar a preservá-la, como poderíamos divulgar em nossa escola e para a comunidade idéias que ajudem as pessoas a utilizá-la de forma adequada? Discuta as possibilidades de realizar uma campanha na escola (cartazes, folhetos, entre outros) e convide-os a pensar sobre a possibilidade de produzirem uma coletânea de cartões-postais.

O registro de cada idéia é muito importante para a sistematização do que é trabalhado e estudado. Será importante que todos façam anotações em seus cadernos.

2) Declaração dos Direitos Universais da Água
• Apresente o documento elaborado pela ONU intitulado Declaração dos Direitos Universais
da Água, discutindo cada tópico. É provável que você deva auxiliar na“tradução”
de alguns itens, aproximando a linguagem do texto-fonte ao universo dos alunos.

"Declaração Universal dos Direitos da Água"

1. A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.
2. A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
6. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
7. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
8. A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Após a leitura, discuta sobre as circunstâncias em que tal documento foi elaborado. (Em 22 de março de 1992, a ONU – Organização das Nações Unidas instituiu o "Dia Mundial da Água", uma data importante na luta em defesa da preservação da Natureza. Mais dados podem ser acessados nos endereços de sites indicados no fim deste material). É interessante aprofundar a discussão pesquisando quais os objetivos e como funciona a Organização das Nações Unidas, em especial suas comissões responsáveis pela preservação ambiental.

3) Elaborando a Coletânea de Cartões-Postais ilustrados com a Declaração Universal dos Direitos da Água
• Leve para a classe diversos cartões-postais e peça para que os alunos também contribuam trazendo os seus cartões para serem apreciados e analisados. Listem o que observarem.
• Discuta a função dos cartões-postais (levar coletâneas de selos poderá ser outra boa situação para comparar as possibilidades destes portadores textuais e seus alcances).
• Organize os alunos em grupos e distribua um ou mais itens da Declaração Universal dos Direitos da Água. Solicite que leiam, discutam e elaborem um ou mais desenhos que possam ilustrar os postais.
• Depois de decididas as ilustrações, componha os postais utilizando pedaços de cartolina ou outro papel de boa resistência. Para cada item da Declaração um postal será produzido com um desenho e um dos itens por escrito.
• Discuta como pode ser a socialização dos postais com as demais turmas da escola. Outra possibilidade é a organização de uma exposição dos postais em toda a escola – lembrando a todos que o dia 22 de março é o Dia Mundial da Água.

Cabe esclarecer que a idéia desta socialização é apenas uma maneira de apresentar os conhecimentos construídos a partir da pesquisa realizada pelos alunos.

Materiais que poderão ser utilizados

• A fim de ampliar as possibilidades de discussão, organize uma busca de informações nas mais variadas fontes: internet, conversa com especialistas (biólogos, geógrafos, museólogos, arqueólogos etc.), textos de divulgação científica, jornais, revistas especializadas ou não, livros didáticos, enciclopédias, panfletos, textos literários.
• Fotos, vídeos e gravuras.
• Ida à biblioteca e sala de leitura.
• Observação e registro da própria natureza e das situações diárias de utilização da água.

Sugestões de encaminhamento

Procure explorar com seus alunos a dimensão social do uso da água, apontando para os fatores de risco em razão da não disponibilização da água para populações inteiras. Outra possibilidade é a elaboração de uma lista de deveres e direitos sobre a água. Envie os postais para os alunos de outras escolas.

Propostas de avaliação da atividade

A fim de acompanhar a produção de cada aluno ao longo das atividades, é importante observar se ele é capaz de:
• Participar de discussões sobre o tema.
• Interessar-se pelos assuntos da natureza e pela questão dos direitos e deveres sobre o bom uso da água.
• Fazer perguntas relacionadas ao tema.
• Trabalhar colaborativamente.
• Dar explicações sobre os elementos estudados.
• Saber registrar os elementos debatidos em forma de textos e desenhos.

Os conteúdos trabalhados

• Política de utilização da água.
• Preservação ambiental.
• Bom uso dos recursos hídricos.

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