Todas as disciplinas possuem conteúdos específicos, muitos deles são trabalhados basicamente de forma teórica, no entanto, todo conteúdo escolar tem sua aplicação na vida e no cotidiano, esse processo é independente da disciplina.
A tentativa de aplicar conteúdos direcionados à prática é uma importante aliada para alcançar a aprendizagem, uma vez que o aluno consegue materializar aquilo que é visto superficialmente na teoria.
Na Geografia não é diferente, para obter êxito na aprendizagem dessa disciplina o professor estabelece uma atividade subseqüente ao conteúdo ministrado.
Por exemplo, se o professor estiver trabalhando o tema água é interessante realizar um movimento dentro da escola de economia da mesma durante um certo tempo para posteriormente apresentar o resultado aos alunos. Quando for poluição das águas uma boa sugestão é levar a turma até as margens de um córrego ou rio que se encontre nessas condições.
No ensino da cartografia uma das melhores maneiras de apresentar o conteúdo é elaborando um mapa junto com os alunos, esse pode ser feito a partir do trajeto da casa até a escola ou mesmo nas quadras próximas à instituição de ensino.
Para construir conceitos sobre espaço geográfico e as mudanças que ocorrem a todo o momento, uma boa alternativa é realizar um passeio ao longo de algumas quadras do bairro coletando dados da paisagem, após um tempo a turma volta ao lugar e estabelece comparações entre as informações.
Independente do conteúdo, o melhor a fazer é tentar sempre apresentar junto aos alunos condições reais de conhecer de perto tudo aquilo que é descrito nos livros e reproduzido pelo professor, atitude como essa favorece um maior desenvolvimento, além de aproximar o aluno da disciplina, uma vez que essa se torna mais atrativa ao educando.
Na Geografia não é diferente, para obter êxito na aprendizagem dessa disciplina o professor estabelece uma atividade subseqüente ao conteúdo ministrado.
Por exemplo, se o professor estiver trabalhando o tema água é interessante realizar um movimento dentro da escola de economia da mesma durante um certo tempo para posteriormente apresentar o resultado aos alunos. Quando for poluição das águas uma boa sugestão é levar a turma até as margens de um córrego ou rio que se encontre nessas condições.
No ensino da cartografia uma das melhores maneiras de apresentar o conteúdo é elaborando um mapa junto com os alunos, esse pode ser feito a partir do trajeto da casa até a escola ou mesmo nas quadras próximas à instituição de ensino.
Para construir conceitos sobre espaço geográfico e as mudanças que ocorrem a todo o momento, uma boa alternativa é realizar um passeio ao longo de algumas quadras do bairro coletando dados da paisagem, após um tempo a turma volta ao lugar e estabelece comparações entre as informações.
Independente do conteúdo, o melhor a fazer é tentar sempre apresentar junto aos alunos condições reais de conhecer de perto tudo aquilo que é descrito nos livros e reproduzido pelo professor, atitude como essa favorece um maior desenvolvimento, além de aproximar o aluno da disciplina, uma vez que essa se torna mais atrativa ao educando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário