A Escravidão
ANO/CICLO/SÉRIE: 7.º ano/6.ª série
DURAÇÃO: 2 meses
ÁREAS DE CONHECIMENTO: História/Geografia/Português/Artes
JUSTIFICATIVA:
O desempenho deste projeto tem como finalidade possibilitar ao aluno o conhecimento sobre a escravidão, que segundo o Ministério da Justiça em outubro de 2002, havia 10 mil trabalhadores em condições de escravo no Brasil. A maioria concentrado no Norte e Nordeste.
OBJETIVOS:
î Conhecer as origens do povo africano na América e no Brasil;
î Conhecer e caracterizar o cotidiano do trabalho escravo no Brasil;
î Identificar e relacionar os conflitos culturais existente no Brasil;
î Conhecer como se deu as formas de luta contra a escravidão no Brasil;
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:
à Incentivar a realizar os trabalhos em grupos, lembrando do compromisso de cada componente;
à Indicar as diferentes fontes de informação para a realização da pesquisa;
à Acompanhar e orientar as informações que chegam á sala, obtidas pelos grupos;
ETAPAS PREVISTAS:
Ü Conversa informal sobre os conhecimentos prévios dos alunos;
Ü Pesquisa sobre o tema estudado;
Ü Debate ou seminário;
Ü Exposição dos cartazes feitos pelos grupos;
Ü Organizar uma apresentação para os demais alunos da escola.
CONTEÚDOS:
ø Da África para a América
ø Origem dos escravos
ø O cotidiano do trabalho escravo
ø Conflitos culturais
ø Formas de luta contra a escravidão
AVALIAÇÃO:
A avaliação do aproveitamento dos alunos deverá ser feita durante o desenvolvimento do projeto mediante a utilização de alguns procedimentos, tais como:
ó Produção individual e coletiva;
ó Estudo e socialização de textos pesquisados;
ó Debate ou seminários apresentados;
ó Participação das discussões em grupo;
ó Analisar os cartazes confeccionados;
ó Entrevistas ou questionamentos individuais;
ó Empenho e participação dos alunos em relação aos trabalhos;
ó Pontualidade e criatividade nos trabalhos apresentados.
BIBLIOGRAFIA
LIVRO DIDÁTICO: História e Vida integrada
AUTOR: Nelson Piletti & Claudino Piletti
PAGINAS: da 150 a 158
COLABORADORAS;prof.ªs Sônia Maria/Maria Helena
Nenhum comentário:
Postar um comentário