SEJA BEM VINDO

terça-feira, 12 de outubro de 2010

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES EM HISTÓRIA - GEOGRAFIA - CIÊNCIAS

O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES?

                As Competências permitem mobilizar conhecimentos a fim de enfrentar uma determinada situação usando diversos recursos de forma criativa e inovadora. Os estudos mais recentes tratam a competência como um conjunto de conhecimentos e saberes.

As competências mais trabalhadas:

ø  Domínio da leitura e da escrita, incluindo-se o ato de construir e contestar argumentações;
ø  Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações;
ø  Capacidade de compreender e atuar em seu entorno social;
ø  Capacidade de receber criticamente os meios de comunicação;
ø  Capacidade de localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada;
ø  Capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo;
ø  Domínio de diferentes linguagens
ø  Elaboração de propostas para melhorar a qualidade de vida no bairro, município, estado, país e mundo.


                As Habilidades enfocam atributos relacionados não apenas ao saber-conhecer, mas também ao saber-fazer, saber-conviver e ao saber-ser.

As habilidades que mais se destacam:

ø  Habilidade de transferir, de usar um conhecimento para esclarecer outros conhecimentos;
ø  Habilidade de demonstrar, de explicar um fato ou fenômeno por meio de raciocínio lógico;
ø  Habilidade de debater, de discutir contestar;
ø  Habilidade de relacionar, de estabelecer relações entre diferentes fatos, episódios;
ø  Habilidade de pesquisar, de procurar dados e informações, investigar;
ø  Habilidade de interpretar, de explicar o sentido de, esclarecer;
ø  Habilidade de refletir, de retroceder no caminho do pensamento para avaliar sua validade e concordância;
ø  Habilidade de conceituar, de expressar a essência de uma idéia;
ø  Habilidade de resumir/sintetizar, de selecionar os elementos fundamentais;
ø  Habilidade de desenhar, de transmitir informações por meio da linguagem visual;
ø  Habilidade de comparar, de examinar dois ou mais fatos, episódios apontando semelhanças e diferenças entre eles;
ø  Habilidade de pensar sobre o presente em uma perspectiva histórica, para estimular o desenvolvimento dessa habilidade, propondo atividade como discutindo o presente, para levar os alunos a compreender e questionar a realidade atual em uma perspectiva histórica.

Um comentário: