A Revolução Industrial
ANO/CICLO/SÉRIE: 8.º ano/7.ª série
DURAÇÃO: 2 meses
ÁREAS DE CONHECIMENTO: História/Geografia/Português/Artes
JUSTIFICATIVA:
O objetivo deste projeto tem como finalidade possibilitar ao aluno o conhecimento sobre as relações de trabalho e produção que atualmente passam por grandes mudanças, ligados ao desenvolvimento de novas tecnologias, como a informática a robótica e As telecomunicações.
Co-relacionar as mudanças ocorridas do século XVIII até o século atual, as transformações ocorridas nos modos de produção e nas relações de trabalho que atingiram diversos setores de várias sociedades. Sendo por isso conhecida por Revolução Industrial.
OBJETIVOS:
î Promover discussão sobre como passou a ser a vida dos trabalhadores após o advento das maquinas, que tipo de transformações seriam necessárias para que se modificasse essa situação;
î Levar os alunos a refletir sobre o que representou, naquele momento histórico, o processo de industrialização na vida das pessoas, cujo trabalho ficou submetido ao ritmo das maquinas;
î Conhecer a origem da Revolução Industrial, identificando como, onde e quando aconteceu.
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:
à Estimular a realizar os trabalhos em grupo, destacando a importância de cada membro na elaboração do trabalho;
à Indicar as fontes diversas de informação para a realização da pesquisa;
à Orientar e colher as informações que chegam a sala, obtida pelos grupos.
ETAPAS PREVISTAS:
Ü Orientação previa informal sobre os conhecimentos do senso comum dos alunos;
Ü Pesquisa sobre o tema estudado;
Ü Debate ou seminário;
Ü Exposição dos cartazes feitos pelos grupos;
Ü Organizar uma apresentação para os demais alunos da escola;
Ü Exposição dos cartazes feitos pelos grupos.
CONTEÚDOS:
ø A Revolução industrial inglesa
ø As minas de carvão
ø O trabalho e as máquinas
ø A substituição do trabalho artesanal
AVALIAÇÃO:
A avaliação do aproveitamento dos alunos deverá ser feita durante o desenvolvimento do projeto, mediante a utilização de alguns procedimentos, tais como:
ó Produção individual e coletiva;
ó Debate ou seminários apresentados;
ó Participação das discussões em grupo;
ó Analisar os cartazes confeccionados;
ó Questionamentos individuais;
ó Empenho e participação dos alunos em relação aos trabalhos;
ó Pontualidade e criatividade dos trabalhos apresentados.
BIBLIOGRAFIA:
SABER E FAZER HISTÓRIA – Gilberto Cotrim – Ed. Saraiva
HISTORIA HOJE – Oldimar Pontes – Ed. Ática
COLABORADORES: Maria Nizailde da Silva Farias, Terezinha M.ª da Silva, Leandro de Oliveira Lima, Claudecir da Silva Santo, Rosangela Firmino Ferreira, Maria das Graças Peixoto de Omena, Ana Rúbia Pinto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário