quinta-feira, 14 de outubro de 2010

UMA BOA DICA PARA VOCÊ!

ORIENTAÇÃO TÉCNICA DA GEOGRAFIA ALFABETIZADORA

1.    Criar na rotina de sala de aula uma atividade permanente de leitura e escrita em Geografia.
2.    Analisar as dificuldades e facilidades na hora do desenvolvimento da atividade, por parte do professor e dos alunos.
3.   Atividades indicadas para alunos do 3.º ao 6.º ano



Atividade permanente
Acompanhamento
1
Atualidades (jornais, revistas, artigos de assuntos que estão na mídia)
Semanalmente (interdisciplinar) aluno recorta o artigo aborda o parecer do jornalista e escreve a sua opinião.
2
Figuras, recortes, áudio visual, contos clássicos, leitura diária e elaboração de desenhos através da observação.
Registrar o desenvolvimento da classe e individual do aluno.
3
Atualidades  textos de jornais e revistas, gráficos, símbolos, mapas, regionalização.
Diariamente/ registros/ acompanhamento.
4
Pesquisas semanais espontâneas (o tema é escolhido pelo aluno, bem como a sua fonte de pesquisa- revista, jornal, livro, enciclopédia, internet).  
Verificar o caderno de pesquisa semanalmente.
5
Pesquisa e registro Tema: O Aquecimento Global (em revistas, jornais, livros, mídia, etc).
Semanalmente.
6
Trabalhar o tema “Aquecimento Global” por meio de textos de vários gêneros (poesias, textos jornalísticos, literários, H.Q., contos, músicas, mapas, etc). Material reunido pelos alunos e professores.
Mensalmente, dependendo do retorno dos alunos.
7
Leitura de textos variados (jornalísticos e científicos), escrita e interpretação da leitura.
Diário de Bordo (o aluno irá registrar suas dificuldades).
8
Trabalhar com o aluno leitura de imagem: Pesquisar o passado, presente e o que ainda poderá ser modificado no bairro de sua vivência.
Registros mensais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário