ORIENTAÇÃO TÉCNICA DA GEOGRAFIA ALFABETIZADORA
1. Criar na rotina de sala de aula uma atividade permanente de leitura e escrita em Geografia.
2. Analisar as dificuldades e facilidades na hora do desenvolvimento da atividade, por parte do professor e dos alunos.
3. Atividades indicadas para alunos do 3.º ao 6.º ano
Atividade permanente | Acompanhamento | |
1 | Atualidades (jornais, revistas, artigos de assuntos que estão na mídia) | Semanalmente (interdisciplinar) aluno recorta o artigo aborda o parecer do jornalista e escreve a sua opinião. |
2 | Figuras, recortes, áudio visual, contos clássicos, leitura diária e elaboração de desenhos através da observação. | Registrar o desenvolvimento da classe e individual do aluno. |
3 | Atualidades textos de jornais e revistas, gráficos, símbolos, mapas, regionalização. | Diariamente/ registros/ acompanhamento. |
4 | Pesquisas semanais espontâneas (o tema é escolhido pelo aluno, bem como a sua fonte de pesquisa- revista, jornal, livro, enciclopédia, internet). | Verificar o caderno de pesquisa semanalmente. |
5 | Pesquisa e registro Tema: O Aquecimento Global (em revistas, jornais, livros, mídia, etc). | Semanalmente. |
6 | Trabalhar o tema “Aquecimento Global” por meio de textos de vários gêneros (poesias, textos jornalísticos, literários, H.Q., contos, músicas, mapas, etc). Material reunido pelos alunos e professores. | Mensalmente, dependendo do retorno dos alunos. |
7 | Leitura de textos variados (jornalísticos e científicos), escrita e interpretação da leitura. | Diário de Bordo (o aluno irá registrar suas dificuldades). |
8 | Trabalhar com o aluno leitura de imagem: Pesquisar o passado, presente e o que ainda poderá ser modificado no bairro de sua vivência. | Registros mensais. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário