terça-feira, 12 de outubro de 2010

O QUE É GEOGRAFIA?

Geografia vem das palavras gregas "geo" e "graphos" significando respectivamente Terra e escrever. Geografia é o estudo científico da superfície da Terra com o objetivo de descrever e analisar a variação espacial de fenômenos físicos, biológicos e humanos que acontecem na superfície do globo terrestre.
A superfície da Terra é a camada do planeta com inter-relacionamento entre a Atmosfera, Biosfera, Hidrosfera e Litosfera. Esta camada permite através de seu equilíbrio natural o surgimento de minerais, água, solos, vida animal, vida vegetal e uma série quase infinita de outros acontecimentos que tendem a mudar com o tempo. A geografia é hoje uma disciplina extremamente complexa e está dividida em inúmeras áreas especializadas:
1   - GEOGRAFIA CULTURAL
Pode ser entendida como um ramo das Ciências Geográficas preocupado com a distribuição espacial das religiões. Seja no planeta, em um continente, país etc.

2   - GEOGRAFIA ECONÔMICA

É o estudo da ampla variedade de condições econômicas sobre a Terra. A economia de uma área geográfica pode ser influenciada pelo clima, pela geologia, Geografia Econômica e pelos fatores político-sociais.
3 - GEOGRAFIA FÍSICA
É o estudo das características naturais existentes na superfície terrestre, ou seja, o estudo das condições da natureza ou paisagem natural.
Esta área da Geografia estuda:

Clima

Clima árido - Clima polar - Clima tropical - Clima úmido

Vegetação

Floresta tropical - Savana - Caatinga - Mangue

Relevo

Planalto - Planície - Montanha – Depressão - Serra

Hidrografia

Oceanos - Mares - Rios - Lagos - Golfos e Baías - Bacias hidrográficas – Cataratas

4 - GEOGRAFIA URBANA

Tem como objeto de estudo principal as cidades e os seus processos de produção urbana. Isto é: como a cidade se reproduz como as pessoas se aglomeram sob determinadas lógicas sociais, produzindo assim conjuntos urbanos.

         5 - GEOGRAFIA RURAL
É o estudo geográficos dos assentamentos rurais e das atividades e modos de vida desenvolvidos no meio rural.


6 - GEOGRAFIA POLÍTICA

Ou Geopolítica termo utilizado para designar a influência determinante do meio ambiente (elementos como as características geográficas, as forças sociais e culturais e os recursos econômicos) na política de uma nação.


6 - GEOGRAFIA HUMANA

É uma ciência humana que se consagra ao estudo e a descrição da interação entre a sociedade e o espaço. Ela ajuda ao o homem a entender o espaço em que vive.


7 - GEOGRAFIA SOCIAL

Tem como objetivo desenvolver o estudo dos fatos e dos problemas sociais em termos de localização e manifestações espaço territoriais.


8 - GEOGRAFIA TURÍSTICA

É o ramo da geografia econômica que estuda a utilização dos serviços públicos e particulares pelo homem no espaço geográfico de outros território e a distribuição dos diversos tipos de turismo praticados em determinadas regiões do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário