Quando se fala em educador a idéia que vem à tona é a de que somente professores se inserem nesse contexto, porém, todas as pessoas que ocupam funções dentro da escola são consideradas educadores, diante disso enquadram-se professores, coordenadores, porteiros, responsáveis pela limpeza entre outros.
De uma forma sintetizada, todos os que exercem práticas que interferem na vida escolar dos alunos possuem essa nomeação, dessa forma cada um em sua função exerce um percentual de contribuição na construção do processo educativo, além disso, todos devem ter atitudes que sirva de exemplo positivo aos educandos, contribuindo assim para uma melhoria nas condições sócio-educativas dentro do ambiente escolar.
A escola não funciona isoladamente, pois todos têm sua função e cada um deve trabalhar para atingir uma construção coletiva, além da participação dos mesmos na elaboração dos projetos da escola e também nas decisões internas para que institua um modelo de escola democrática.
A seguir atribuições referentes às funções executadas dentre da escola ou que devem ser propostas:
• Participação de todos os funcionários na elaboração do Projeto Político Pedagógico com finalidades específicas.
• Criação de currículos que tenha temas centrais e direcionados à realidade de cada instituição.
• Estipular métodos avaliativos, informar as datas das provas e os critérios adotados em suas elaborações.
• Estabelecer as metodologias que deverão ser aplicadas de forma geral e sua execução em caso particular.
• Enumerar todos os materiais didático-pedagógicos necessário para a consolidação do projeto da escola.
• Enfatizar a participação dos pais para que esses possam fornecer dados acerca de seus filhos que podem ser úteis na construção do aprendizado, além de informar sobre todo e qualquer assunto referente à vida escolar da prole.
De uma forma sintetizada, todos os que exercem práticas que interferem na vida escolar dos alunos possuem essa nomeação, dessa forma cada um em sua função exerce um percentual de contribuição na construção do processo educativo, além disso, todos devem ter atitudes que sirva de exemplo positivo aos educandos, contribuindo assim para uma melhoria nas condições sócio-educativas dentro do ambiente escolar.
A escola não funciona isoladamente, pois todos têm sua função e cada um deve trabalhar para atingir uma construção coletiva, além da participação dos mesmos na elaboração dos projetos da escola e também nas decisões internas para que institua um modelo de escola democrática.
A seguir atribuições referentes às funções executadas dentre da escola ou que devem ser propostas:
• Participação de todos os funcionários na elaboração do Projeto Político Pedagógico com finalidades específicas.
• Criação de currículos que tenha temas centrais e direcionados à realidade de cada instituição.
• Estipular métodos avaliativos, informar as datas das provas e os critérios adotados em suas elaborações.
• Estabelecer as metodologias que deverão ser aplicadas de forma geral e sua execução em caso particular.
• Enumerar todos os materiais didático-pedagógicos necessário para a consolidação do projeto da escola.
• Enfatizar a participação dos pais para que esses possam fornecer dados acerca de seus filhos que podem ser úteis na construção do aprendizado, além de informar sobre todo e qualquer assunto referente à vida escolar da prole.
• Instituir discernimento crítico de convivência entre todos os que integram a escola, ou seja, uma boa convivência entre as pessoas adultas e também alunos.
• Direcionamento do trabalho que leve em consideração as diferenças e as particularidades inseridas no interior de uma mesma sala.
• Estabelecer projetos específicos para o desenvolvimento da educação de crianças com Necessidades Educativas Especiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário