COORDENADOR PEDAGÓGICO
REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA NO ÂMBITO ESCOLAR
COORDENADOR PEDAGÓGICO QUE PROFISSIONAL É ESSE?
É UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO E SUA FUNÇÃO PRINCIPAL É A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO, OU SEJA, O GESTOR DA PRÁTICA EDUCATIVA DENTRO DA COMUNIDADE ESCOLAR.
O FAZER PEDAGÓGICO:
Permite seguir diretrizes, não há modelo pronto:
1-Exige uma constante atualização (habilitado e capacitado para realizar suas atividades);
2-Articula teoria e prática
3-Promover estratégias de planejamento das ações realizadas na escola;
4-Valoriza o trabalho coletivo, participativo e dinâmico
ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGOGICO
n COORDENAR, ACOMPANHAR, E ORGANIZAR O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA ESCOLA;
n REALIZAR O PLANEJAMENTO DE ENSINO JUNTO COM O PROFESSOR;
n ORIENTAR E ACOMPANHAR AS AÇÕES DO PROFESSOR
n APOIAR, ANALISAR E SOLUCIONAR POSSÍVEIS DIFICULDADES;
n MANTER A ÉTICA;
n MONITORAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS;
n MANTER CONTATO COM OS PAIS DOS ALUNOS;
n AVALIAR O TRABALHO;
n ATUAR EM PARCERIA COM A DIREÇÃO DA ESCOLA;
n PERMITIR A MELHORIA DAS RELAÇÕES ENTRE TODOS.
O LÍDER PEDAGÓGICO
O Coordenador precisa:
n Saber desenvolver competências para lidar com situações múltiplas que aparecem no cotidiano da escola.
n É necessário que o coordenador seja um líder, tenha habilidades inerentes à função, assim como uma fundamentação teórica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário