sexta-feira, 15 de outubro de 2010

FUNÇÃO SOCIAL:

COORDENADOR PEDAGÓGICO

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA NO ÂMBITO ESCOLAR

COORDENADOR PEDAGÓGICO QUE PROFISSIONAL É ESSE?
É UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO E SUA FUNÇÃO PRINCIPAL É A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO, OU SEJA, O GESTOR DA PRÁTICA EDUCATIVA DENTRO DA COMUNIDADE ESCOLAR.

O FAZER PEDAGÓGICO:

Permite seguir diretrizes, não há modelo pronto:
1-Exige uma constante atualização (habilitado e capacitado para realizar suas atividades);
 2-Articula teoria e prática
 3-Promover estratégias de planejamento das ações realizadas na escola;
 4-Valoriza o trabalho coletivo, participativo e dinâmico

ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGOGICO

n  COORDENAR, ACOMPANHAR, E ORGANIZAR O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA ESCOLA;
n  REALIZAR O PLANEJAMENTO DE ENSINO JUNTO COM O PROFESSOR;
n  ORIENTAR E ACOMPANHAR AS AÇÕES DO PROFESSOR
n  APOIAR, ANALISAR E SOLUCIONAR POSSÍVEIS DIFICULDADES;
n  MANTER A ÉTICA;
n  MONITORAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS;
n  MANTER CONTATO COM OS PAIS DOS ALUNOS;
n   AVALIAR O TRABALHO;
n  ATUAR EM PARCERIA COM A DIREÇÃO DA ESCOLA;
n  PERMITIR A MELHORIA DAS RELAÇÕES ENTRE TODOS.

O LÍDER PEDAGÓGICO

O Coordenador precisa:

n   Saber desenvolver competências para lidar com situações múltiplas que aparecem no cotidiano da escola.
n  É necessário que o coordenador seja um líder, tenha habilidades inerentes à função, assim como uma fundamentação teórica.

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