A importância da Física nos dias atuais
ANO/CICLO/SÉRIE: 9.ºano/8.ª série
DURAÇÃO: 2 meses
ÁREAS DE CONHECIMENTO: Interdisciplinar
JUSTIFICATIVA:
Promover a aquisição do conhecimento cientifico que auxiliem a compreender a realidade natural, social e simbólica .
OBJETIVOS:
î Valorizar, respeitar e aprimorar os conhecimentos adquiridos, confrontando com os conceitos aprendidos atualmente;
î Desenvolver habilidades de observação, pesquisa, proposição de questões, formulação de hipótese e conclusões, adquirindo noções sobre os métodos científicos;
î Saber utilizar conceitos científicos básicos, associados a energia, matéria, transformações, espaço, tempo, movimento e força;
î Reconhecer as diferentes formas de energia;
î Perceber que energia em suas diversas manifestações é necessária para transformar a matéria;
î Compreender que a condição de movimento ou repouso de um corpo deve ser aplicada sempre em relação a um referencial;
î Perceber que a velocidade é a medida da rapidez com que um corpo muda de posição;
î Compreender a força como uma ação que age diretamente ou a distância; perceber que essa ação movimenta, para ou deforma o corpo;
î Verificar que existe a realização de um trabalho quando uma força consegue deslocar um corpo;
î Perceber que as maquinas são dispositivos criados para realizar trabalho e diminuir o esforço para realizá-lo.
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:
à Incentivar a realização de trabalhos em grupo e a importância de cada membro da equipe;
à Indicar diferentes fontes de informações para realização de atividades;
à Acompanhar e orientar as atividades e informações que circulam na sala, trazidas pelos grupos.
ETAPAS PREVISTAS:
Ü Conversa informal acercado conhecimento prévio dos alunos;
Ü Pesquisa sobre o assunto estudado;
Ü Debate e seminário;
Ü Organização de atividades a serem realizados pelos grupos.
CONTEÚDOS:
ø Energia e massa
ø Os movimentos
ø As forças
ø Princípios da dinâmica
AVALIAÇÃO:
Deve ser continua, analisando:
ó Auto-avaliação dos grupos;
ó Resolução de problemas;
ó Mapas conceituais;
ó Debate e seminário;
ó Empenho e participação dos alunos em relação ao trabalho executado;
ó Pontualidade na entrega do trabalho.
BIBLIOGRAFIA
1. PROJETO ARARIBÁ – CIÊNCIAS – Ed. Moderna
2. CIÊNCIAS – Carlos Barros – Ed. Ática
COLABORADORES
1. Evelyne de Novaes Vasco
2. Ítala Núbia F. Mendes
3. Ana Rosa de Barros
4. José Amauri Fausto
:
Nenhum comentário:
Postar um comentário