Tema: Ar
Questão desencadeadora:Como algumas alterações climáticas afetam nossa saúde?
Segmento Educacional: Fundamental I e II
Disciplinas relacionadas: Ciências Naturais, Geografia eLíngua Portuguesa
Proposta
A proposta deste plano de trabalho é realizar com os alunos um Debate, partindo de pesquisas sobre as formas de poluição atmosférica e seus efeitos nas condições da saúde das populações.
Primeiros passos
Proponha a seguinte questão para seus alunos: De que forma a poluição no ar
pode afetar nossa saúde?
Os alunos iniciarão a construção do Debate realizando uma pesquisa sobre as várias formas pelas quais o homem vem poluindo a atmosfera e quais as alternativas que possibilitam a melhoria da qualidade do ar.
O material coletado e sistematizado servirá de base na elaboração de
argumentos para a discussão sobre o tema.
Objetivos de aprendizagem
• Realizar uma pesquisa dirigida.
• Compreender como se realiza um Debate.
• Compreender alguns conceitos relacionados à temática da poluição do ar e saúde.
• Discutir as relações existentes entre a poluição do ar e a saúde do homem.
• Trabalhar com uma terminologia específica da área de Ciências da Natureza e Geografia.
• Participar das discussões coletivas compartilhando opiniões e ouvindo os colegas.
• Valorizar a preservação do meio ambiente.
Passos metodológicos
1) O ar que respiramos
• O primeiro passo sugerido para iniciar a discussão sobre a poluição atmosférica é efetuar um levantamento das noções que os alunos possuem a respeito do tema. Assim, algumas perguntas simples podem desencadear essa etapa:
Vocês sabem do que é composto o ar que respiramos?
Por que o ar é importante para nos mantermos vivos?
O que é um “ar limpo”?
E um ar poluído?
Por que o ar poluído é prejudicial a nossa saúde?
• Não se esqueça de pedir aos alunos que anotem as principais informações e as perguntas mais interessantes a serem discutidas. É muito importante que saibam que um bom registro é decisivo para a qualidade final do debate que
irão realizar, pois ele funcionará como um roteiro para a formulação de questões objetivas.
Talvez os alunos necessitem da ajuda do professor para a organização das informações mais relevantes em seus cadernos. Caso a turma já possua um nível grande de autonomia, a seleção do que registrar ou não deve ficar por conta dos próprios alunos.
2) Aprendendo sobre o tema
Em três ou mais grupos, organize os alunos para que pesquisem sobre o conteúdo. Para tanto, algumas dicas podem auxiliar a tarefa do professor:
• Distribua nos grupos tarefas bem delimitadas, como o levantamento de fontes e quem serão os relatores.
• Peça para os alunos anotarem de quais lugares eles retiraram cada uma das informações.
• Varie os tipos de fonte de consultas (livros especializados, livros didáticos, Internet, enciclopédias etc.).
• Estimule-os a conversar com outros professores sobre o tema.
• Estimule-os a formular questões que os ajudem a problematizar o assunto.
• Acompanhe passo-a-passo a pesquisa realizada, dando uma especial atenção aos registros elaborados.
3) Participando de um Debate
Finalizada a etapa de pesquisa, é hora de dar início ao Debate. Mais do que uma conversa solta sobre o tema, o Debate é um gênero do discurso que possui algumas especificidades. Uma das mais importantes é o estabelecimento acordado de algumas convenções que sistematizem a discussão, tais como a delimitação dos tempos de fala de cada grupo, a possibilidade de réplicas ou tréplicas cada vez que a idéia de um grupo for
questionada, a existência de um mediador (que, nesse caso, pode ser o professor ou algum aluno escolhido para esse fim), a anotação das considerações mais importantes.
Para que ocorra uma discussão, determine perspectivas divergentes sobre o assunto que foi pesquisado. Isso pode ser feito a partir de uma situação hipotética e polêmica, como: uma indústria será instalada numa cidade próxima a uma reserva florestal, um dos benefícios será a geração de empregos na região, porém seu funcionamento vai trazer muita poluição atmosférica.
Sugestões de perguntas
– O que seria melhor para a localidade?
– É possível que uma cidade de grande porte se desenvolva sem produzir alterações atmosféricas que prejudiquem a saúde de sua população?
Materiais que poderão ser utilizados
• Organize uma busca de informações numa variedade de fontes: internet, conversa com especialistas (biólogos, geógrafos etc.), textos de divulgação científica, artigos de opinião, jornais, revistas especializadas ou não, livros didáticos, enciclopédias.
• Fotos, vídeos e gravuras.
• Ida à biblioteca e sala de leitura.
Sugestões de encaminhamento
• O Debate realizado pela turma pode ser ampliado posteriormente para toda a escola, em um momento de fechamento da atividade, incluindo também pais e comunidade.
Propostas de avaliação da atividade
A fim de acompanhar a produção de cada aluno ao longo das atividades, é importante observar se ele é capaz de:
• Organizar-se coletivamente para a pesquisa.
• Interessar-se pelos assuntos pesquisados e discutidos.
• Fazer perguntas relacionadas ao tema.
• Trabalhar colaborativamente.
• Dar explicações sobre os elementos estudados.
• Participar ativamente e com adequação do Debate.
• Saber registrar os elementos coletados em forma de textos.
Os conteúdos trabalhados
• Ar.
• Poluição atmosférica.
• Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário