As Reformas Religiosas
ANO/CICLO/SÉRIE: 7.º ano/6.ª série
DURAÇÃO: 2 meses
ÁREAS DE CONHECIMENTO: História/Português
JUSTIFICATIVA:
O projeto tem a finalidade de possibilitar ao aluno o conhecimento sobre religião que no mundo tem a maior parte de fiéis e a polemica da reforma e contra reforma, proporcionando ensinamentos éticos e morais .
OBJETIVOS:
î Conhecer as causas da reforma;
î Identificar a visão dos fiéis;
î Comparar os valores da época aos dias de hoje;
î Conhecer a biografia dos lideres reformistas;
î Avaliar a dimensão da reforma católica em contra partida a reforma protestante .
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:
à Acompanhar a realização dos trabalhos em grupo, visando o compromisso dos componentes;
à Avaliar e orientar as informações obtidas pelo grupo;
à Informar e incentivar novas fontes de pesquisas.
ETAPAS PREVISTAS:
Ü Apresentação do tema seguido dos conhecimentos prévios do aluno;
Ü Seminário;
Ü Pesquisa sobre o tema estudado;
Ü Exposição dos cartazes feitos pelos grupos;
Ü Organizar uma apresentação (culminância).
CONTEÚDOS:
ø Motivações da reforma
ø Ética religiosa
ø O Luterismo
ø Fé e interpretação
AVALIAÇÃO:
ó Produção coletiva e individual;
ó Estudo socializado do texto;
ó Analisar e confecção de cartazes;
ó Questionamentos individuais;
BIBLIOGRAFIA:
SABER E FAZER HISTÓRIA – Gilberto Cotrim – Ed. Saraiva
HISTORIA HOJE – Oldimar Pontes – Ed. Ática
COLABORADORES: Maria Nizailde da Silva Farias, Terezinha M.ª da Silva, Leandro de Oliveira Lima, Claudecir da Silva Santo, Rosangela Firmino Ferreira, Maria das Graças Peixoto de Omena, Ana Rúbia Pinto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário