História – Geografia – Ciências
A forma como se lê um texto varia mais de acordo com o objetivo proposto do que com o gênero, mas você pode ajudar o aluno a entender o conteúdo esclarecendo termos específicos de sua área e fazendo questões problematizadoras.
TEMOS QUE ACABAR COM ESSA ILUSÃO
De que toda responsabilidade é do (a) nosso (a) colega que dá aula de Língua Portuguesa, quando os estudantes não compreendem a mensagem dos livros didáticos e do material escrito que você leva para a sala de aula.
VOCÊ TAMBÉM É UM FORMADOR DE LEITOR
Afinal, grande parte do conhecimento – qualquer que seja ele – é adquirida por meio das habilidades de leitura e compreensão de textos.
“QUALQUER PROFESSOR É PROFESSOR DE LINGUAGEM, ESPECIALMENTE DA USADA EM SUA ÁREA”
DIDÁTICA DA LEITURA
Ü Selecionar os textos em função das possibilidades dos alunos e dos objetivos de ensino e organizar a ordem em que eles serão apresentados;
Ü Antes de pedir para a turma ler, explique a idéia central do texto e deixe claro o objetivo da leitura;
Ü Formular questões problematizadoras cujas respostas deverão estar no texto ou perguntar se alguém tem curiosidade sobre o tema;
Ü Escolher entre a organização ascendente (primeiro a leitura individual ou em dupla e depois a compartilhada) ou a descendente (primeiro a compartilhada, indicada quando os textos são complexos);
Ü Sugerir que os estudantes grifem palavras chave, ou os principais pontos, ou que se façam anotações (dúvidas, observações, novas idéias);
Ü Explicar os conceitos difíceis;
Ü Aproveitar as pausas durante a leitura compartilhada para fazer comentários e dar novas informações relacionando-as com o conteúdo.
Ü No fim do processo, retomar os aspectos mais importantes. Avaliar se as questões iniciais foram respondidas e o que mais aprenderam;
Ü Leitura e escrita devem estar juntas no estudo. De acordo com o ano, solicitar que os alunos façam resumo, relatório, esquema ou Fichamento do texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário